"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Guia para uso Responsável da Internet

Aproveitando o assunto da postagem anterior "Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL", lincamos abaixo o "Guia para uso responsável da internet" com valiosas reflexões e tópicos como: A vida digital, Aproveite com moderação, Respeito aos limites, Perigos da internet, Comportamento suspeito, Cyberbullyng, Como agir diante de situações estranhas, Proteção na Internet, Boas maneiras na rede, O que não fazer, Lixo eletrônico, Verdadeiro ou falso, Sites legais para visitar, Conheça os amigos do Edu, Conscientização para o uso responsável da internet e Usando a tecnologia para salvar vidas.
Procure conhecer mais sobre o assunto:
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terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL

Há um falso sentimento de que nas "redes sociais se pode fazer tudo, mas, neste ambiente também de deve obediência às regras básicas de convivência e direito. São numerosas as demandas envolvendo pedidos de indenização em função da inadequada utilização das "redes sociais".
Postagens de conteúdo impróprio, difamatório, calunioso ou inverídico e que causam lesão a direito de terceiros - muitas vezes até com dezenas de curtidas e compartilhamentos, sem nenhuma preocupação com a verdade conduz direito à justa indenização. Publicar fotos ou vídeos sem ouvir a todos envolvidos no processo é passível de responsabilização civil.
Portanto, cuidado com o que for publicar nas redes sociais, podemos ser responsabilizados criminalmente pela publicação de textos, imagens ou vídeos que venham a denegrir ou prejudicar outras pessoas.
Cuidado!
"As chamadas “redes sociais” também transformaram o relacionamento entre as pessoas. Em pouco tempo - nesta sociedade da informação instantânea e das demandas imediatas - cabe ao direito também a árdua tarefa de acompanhar e proteger a sociedade daqueles que a utilizam para causar prejuízo à terceiros, praticar atos de cunho injurioso, difamatório ou calunioso, ou mesmo contra aqueles que promovem a sistemática violação de direitos básicos previstos no Art. 5. da Constituição Federal.
A previsão, incluída no inciso V, garante o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, sendo que o inciso X, da mesma CF/1988, prevê que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”."
Fonte - gazetadopovo

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Filmes em Sala de Aula

É comum, é prazeroso, é educativo ... o uso de filmes como recurso didático. No entanto, isso apresenta alguns desafios que podem ser contornados com uma boa metodologia.
Abaixo, reproduzimos textos com reflexões sobre a utilização de filmes em sala de aula.
O artigo "Como usar filmes em sala de aula" de autoria de Juliana Carvalho, publicado no site educacaopublica nos desafia e nos orienta para a utilização desta ferramenta pedagógica de maneira a conseguirmos bons resultados na aprendizagem de nossos(as) estudantes - "O primeiro passo é a escolha do filme. Devemos selecionar obras que estejam associadas aos conteúdos escolares previstos no planejamento. Aliás, essa escolha deve acontecer no início do ano e ser incluída como parte dos recursos previstos na programação. ...".
Abaixo links de reflexões sobre o assunto:
Boa leitura a todos e a todas!
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domingo, 3 de dezembro de 2017

Programa NFG

Em consonância com todas as atividades realizadas pela CIPAVE na escola, o controle quanto ao acesso e saída do espaço escolar é fundamental para a garantia da segurança de estudantes, professores e funcionários na escola.
Com recursos do Programa Nota Fiscal Gaúcha a escola custeou a instalação de portões eletrônicos com interfones, no portão principal e porta de acesso à escola.
A instalação dos equipamentos ajuda em muito o controle deste fluxo de pessoas que entram e saem da escola.
Participe você também do programa!
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sábado, 2 de dezembro de 2017

Visita guiada à UNIVATES

Professora e turmas que participaram de visita.
Durante a semana os(as) estudantes das turmas 81 e 101 participaram. com a professora Bernadete, de uma visita guiada pela nossa Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. A visita guiada oportunizou aos estudantes da escola conhecerem a biblioteca, onde ficaram encantados  com a acolhida super alegre e dinâmica. Visitaram também a Rádio e a TV UNIVATES, onde foram recebidos por ex-morador do bairro Santo Antônio que destacou - "Todos tem potencial e todos devem ter um olhar além dos muros da escola Santo Antônio. O futuro quem escreve é cada um."Se encantaram com o Museu de Ciências Naturais onde fizeram muitas perguntas. A imagem do Bicho-pau, o minúsculo piolho visto pelo microscópio chamou muito a atenção. No anfiteatro conheceram todos os detalhes, todos os espaços, todas as pessoas que por lá já se apresentaram, inclusive conhecendo o "camarim dos famosos".
A visita, segundo a professora e estudantes, foi inesquecível. A professora agradece aos(às) estudantes das das turma  81 e 101, destacando que devem sempre  aproveitar momentos como estes, pois é  muito importante para a formação  pessoal adquirir cultura, pois cultura é  conhecimento. Fica aqui registrado também o agradecimento à UNIVATES pela acolhida  e muito obrigado  aos alunos por terem aproveitado  o momento, pois além  de rir muito, tiraram muitas fotos, fizeram muitos questionamentos, adquiriram cultura e conhecimento e conheceram lugares fascinantes. 
Voltem à UNIVATES sempre!  
As portas estão  abertas para vocês.  
Ao lado e abaixo fotos da visita guiada à UNIVATES.
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quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Telefone do Sussurro

"Criar um recurso educativo" - assim surgiu o Whisper Phone (Telefone do Sussurro).
 "A professora Lucienne descobriu o Whisper Phone em pesquisas na internet. Usado em escolas americanas, o Whisper era vendido nos Estados Unidos a um valor de 110 dólares cada um, segundo ela. Diante do custo, Lucienne continuou a pesquisar e encontrou uma versão artesanal do instrumento que utilizava tubos de PVC.
O “telefone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Trata-se de um fone que possibilita que o estudante ouça a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, como o que acontece quando se fala algo com os dois ouvidos tampados. Segundo a professora, essa individualização possibilita que todos os estudantes participem de uma atividade de leitura oral ao mesmo tempo e que cada um escute somente a si mesmo, sem se incomodar com o colega ao lado. Isso auxilia também na concentração dos alunos."
Fonte - soniaranha
Whisper Phone (Telefone do Sussurro) trata-se de um objeto similar ao telefone que capta a voz do estudante individualmente, amplia o som e o retorno vem somente para quem o estiver utilizando.
Assim, a criança ouve o que está lento, o que facilita o aprendizado e impede que a criança se sinta constrangida de errar na frente dos colegas.
A professora Andréia da turma 11 experimentou e organizou com sua turma o recurso Telefone do Sussuro e aprovou sua utilização nas aulas.
Abaixo e ao lado fotos da turma na atividade utilizando nais esta ferramenta pedagógica utilizada pela educadora visando a alfabetização de sua turma.
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