"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ensino Médio Inovador - Orçamentos

"O Programa Ensino Médio Inovador  é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o programa gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala."
Fonte:  eebrocatto

Visando o desenvolvimento de propostas inovadoras para o Ensino Médio Politécnico, estamos ultimando nossos orçamentos referentes ao recursos oriundos do ProEMI.
Os projetos que estão sendo estruturados contemplam os macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.
Estamos garantindo os recursos necessários para a qualificação da Sala Digital da escola, material didática de Matemática e História e assinatura de diferentes revistas e periódicos.
Recursos para as pesquisas de campo do Seminário Integrado também estão sendo previstos no projeto.
Melhoria, manutenção e aquisições de equipamentos e instalações de som para a criação de nosso projeto de Rádio Escola bem como para formação de lideranças estudantis fecham nosso planejamento.
Sugestões de projetos podem ser encaminhados para o e-mail da escola para análise. Projetos com o objetivo de oferecer novas oportunidades de aprendizagens aos alunos de forma dinâmica e inovadora.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Programa Mais Educação

"O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica."
Fonte:  Portal MEC

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ensino Médio Inovador

"O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular."
Fonte: Portal MEC 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Eleição do Conselho Escolar

Na quinta-feira, dia 29 de maio, tivemos a eleição do Conselho Escolar da EEEM Santo Antônio.
Apenas uma chapa concorreu .
A eleição teve o seguinte resultado:
          - Número de votantes: 236 votantes
          - Votos em branco: 11,83%
          - Votos para a Chapa 1 - 88,17%
A Chapa 1, vencedora do pleito, tomará posse nos próximos dias e terá um mandato até o ano de 2016.
O Conselho Escolar ficou assim constituído:
Segmento Professores:
Andréia Francisca dos Santos
Fernanda Cornelius
Nadir Sartori Schneider (Suplente)
Segmento Funcionários:
Solange Maria da Silva Lopes
Jane Mariza Souza do Amaral
Segmento Pais:
Delva Angela Maurer
Maria Olimpia Ferreira
Segmento Alunos:
Alisson Guilherme Primaz
Aline Silveira
Drysane Tuane da Silva (Suplente)
A nova direção do Conselho Escolar desejamos todo sucesso na condução dos trabalhos frente à nossa escola.

Momentos do Pacto

Nossa agradável manhã de sábado (31/maio) foi recheada de boas trocas e de muitas guloseimas. Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro na casa da professora Delsi.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

5º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Nosso 5º Encontro do Pacto foi um pouco diferente.
Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 8h estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".

Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
         - o que é ser jovem hoje?
         - o que o jovem espera da escola?
         - você colabora para que o bom andamento das aulas? 
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
          - A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
          - A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
          - A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
          - A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
          - Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
          - Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
          - Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).

sexta-feira, 30 de maio de 2014

4º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 28 de maio, realizamos nosso quarto encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.

Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
   - Saudação inicial
   - Retomada do último encontro
   - Relação inscritos(as) da EEEM Santo Antônio nos encontros de formação por área de conhecimento:
   - Relato da representação em cartazes feita pelos dois grupos de educadores(as);
   - Apresentação e debate
   - E-mail com síntese da proposta para trabalho com as turmas enviado aos(às) colegas;
   - Relato das atividades com as turmas
   - Destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio"
   - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?
   - Se nós soubéssemos o que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?
        - Território
        - Olá jovem estudante!
- Sugestões de atividades, sites, vídeos etc.
        - Documentário: “Pro dia nascer feliz”
        - Filme: A busca por um ideal
        - Vídeo: “Muito além do peso”
        - Vídeo: “Olhos azuis”
        - Vídeo: “Vida Maria”
        - Vídeo: “Vista a minha pele”
- Mural do pacto na Sala da Coordenação Pedagógica;
- Organização da pauta para o 5º encontro a ser realizado doa 31/maio, sábado pela manhã na casa da colega Delsi.