"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 5 de março de 2024

Semana das mulheres - Supervisora Escolar Nadir

Em comemoração à semana das mulheres, as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental se prepararam para entrevistar mulheres de nossa escola que os inspiram, focando em suas visões de mundo e nas suas características como mulheres e, também, profissionais.
No primeiro dia, a turma 91 entrevistou a nossa supervisora escolar Nadir Hartmann.
Confira abaixo a entrevista:
Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.
Como sou de outra região, comecei a trabalhar em um concurso na região Noroeste do Estado do RS. Também trabalhei um pouco em Santa Catarina. Agora, em fevereiro, completei 25 anos de trabalho no magistério. 
Comecei trabalhando com os pequenos, já que meu sonho sempre foi a Educação Infantil. Minha primeira experiência em uma escola foi com a pré-escola, mas com o tempo, já que a Educação Infantil não é prioridade do estado, as turmas fecharam e recebi uma vaga na coordenação pedagógica da escola em que trabalhava na época. Quando vim para Lajeado, em 2012 trabalhei 3 anos na 3º CRE e, durante as visitas que realizamos nas escolas, gostei de conhecer a EEEM Santo Antônio e escolhi trabalhar nessa escola em 2015, desde então estou aqui. A direção não foi uma escolha minha, mas entrei em um ano de eleição e alguns colegas insistiram para que eu me candidatasse à vaga. Aceitei o desafio e acabei ficando até hoje na equipe diretiva, mas amo trabalhar em sala de aula. Às vezes precisava substituir no Ensino Médio, quando iniciei como Coordenação Pedagógica, algo fora daquilo que eu estava acostumada e sentia medo, mas são desafios que precisam ser encarados, sem desistir e sempre seguindo em frente.
Quais você diria que foram as suas contribuições para a escola Santo Antônio?
Acredito que trouxe um equilíbrio, uma paz ao ambiente. Haviam problemas quando cheguei à escola, existiam conflitos entre o grupo de trabalho, mas hoje não existem mais, porque somos um grupo unido, ainda que continuem havendo opiniões diferentes, o objetivo final é o mesmo e este desejo está com todos. Há coisas a serem melhoradas, como, por exemplo, melhorar a climatização nas salas de aula, mas começamos do básico e de pouco em pouco fomos melhorando a infraestrutura e iremos melhorar ainda mais. Porém, minha maior preocupação aqui na escola sempre foram os assuntos pedagógicos, com a vontade de demonstrar à comunidade escolar a qualidade e a inteligência dos nossos alunos. Nossa maior arma é o estudo e essa será sempre nossa maior preocupação.
Você enfrentou dificuldades sendo mulher em uma posição de liderança no ambiente escolar? 
Acredito que não, sempre me senti respeitada. A liderança traz respeito quando é bem feita e você mostra seu caráter. Eu não descredibilizo outras mulheres, que passam por situações complicadas em outros ambientes de trabalho, mas em minha experiência sempre tive o respeito de pais, professores e alunos. Sempre tive meu papel respeitado.
Para você, qual é a importância de celebrar o dia da mulher?
Sempre é uma pergunta muito difícil, por causa da história e do contexto cultural da época. Mesmo as crianças tinham uma visão diferente, em outros momentos na sociedade, veja: em certa época, as crianças não podiam sentar junto aos pais para refeições ou conversas. Na questão da mulher, dependendo da cultura, a mulher era e é tratada diferente. Ela era importante para cuidar da casa, mas não tomava as decisões importantes. É algo cultural, antigamente não se achava isso tão errado, mas dependia do contexto, até mesmo em igrejas existiam diferentes formas de se tratar as mulheres. Acredito que hoje a mulher continua precisando ter voz. Em questão de posições no trabalho, as coisas estão melhorando e mulheres estão conseguindo ocupar cargos importantes e melhores, ganhando algumas vezes o mesmo ou mais que homens, porém essa questão deve ser relacionada a competência e não ao gênero. Percebeu-se que a mulher precisava ajudar mais na renda e então a valorização veio, pois era um papel que ficava sempre legado ao homem, que precisava prover às famílias. Continua sendo uma questão de sociedade e de cultura. Hoje os direitos estão mais iguais.
Qual mensagem você gostaria de deixar para suas alunas? E para os alunos?
Estudem, mostrem o valor que vocês tem. Assim serão respeitados em qualquer espaço e ambiente, sendo líderes no trabalho e sociedade. Vocês podem ter a profissão que quiserem. Se olhar para trás na minha vida, digo a vocês: sempre é tempo. Estudava em uma época em era obrigatório estudar até a oitava série e o estudo não era tão valorizado, na minha comunidade. Depois da oitava série, eu tive que parar de estudar e fui trabalhar na lavoura, embora quisesse continuar na escola. Insistindo muito, consegui entrar no magistério, vencendo muitas dificuldades. O desejo da faculdade começou apenas tempos depois, quando já estava casada e com um filho. Todos vocês têm o direito, estudem e ocupem os espaços. Vocês tem valor, vocês precisam acreditar em vocês. Posso me lamentar uma vida inteira e isso não me levará a lugar algum, mas posso tentar aprender com o que a vida me traz e ver onde a vida me levará com isso.
Diga uma lição que você aprendeu durante a vida enquanto mulher e professora que gostaria de transmitir aos seus alunos.
Não desistir de nenhum desafio, quanto mais encararmos e quanto mais vamos chegando ao fim das etapas, mais resultados teremos, mesmo que o percurso não seja fácil. Termine, vá até o final, porque tudo é aprendizagem. Por que é a vida de vocês, não desistam de vocês.
Como você lida com o machismo?
Eu olho para isso como injustiça e injustiça me deixa muito braba. Como lidar? Não posso sair batendo, nem xingando, é necessário debater, conversar, dialogar, mas sempre respeitando. Respeito as pessoas, mesmo não concordando com suas atitudes. Não acredito que grandes campanhas resolvem as coisas, somos respeitadas quando ocupamos nossos espaços com dignidade e caráter.
Qual foi a maior dificuldade que você teve durante o trabalho nessa escola?
O começo. Minha maior preocupação era a responsabilidade, e se algo acontecesse com um aluno? Quem seria cobrado? O diretor. Tudo era muito novo e eu era cobrada pelo meu senso de dever, mas foi um caminho que escolhi, do qual não desisti e persisti para que eu chegasse onde estou hoje. Aprendi muito.

Qual foi a parte mais desafiadora de sua vida?
Assumir o desafio na Escola Santo Antônio, mas sou muito feliz e escolhi estar aqui. Quando somos nomeados, precisamos ir onde há vaga, mas quando pedi transferência, escolhi trabalhar nessa escola. Em todos os lugares que trabalhei a realidade era diferente, mas aqui eu me realizei profissionalmente. Gosto muito de trabalhar aqui, gosto muito de trabalhar com vocês. Hoje posso dizer que sou feliz.
Embora na escola você seja a supervisora escolar, em casa você é uma mãe. Como relaciona essas duas funções?
Olho para vocês, os alunos, como se fossem meus filhos, mas eu saio daqui e tenho minha família. O bem que eu quero pra vocês é igual ao bem que eu quero para meus filhos, que também estudaram em escola pública, assim como eu. No estudo, há momentos em que precisamos ser duros com vocês, pelo bem de vocês. Nunca nego e digo que gosto muito de um abraço. Devo ter abraçado a maioria aqui, ainda que eu cobre e coloque os limites necessários.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Jogos Cooperativos nos Anos Iniciais

Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação entre os participantes tornam-se o ponto central.
Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso, estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. Por não haver adversários, os jogos cooperativos evitam comportamentos como: enganar, trapacear ou de tirar vantagem do outro para conseguir o seu próprio sucesso.
O desafio consiste na superação de medos, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar coletivamente.
Os jogos cooperativos cumprem um importante papel de didático e servem como uma metáfora da vida, onde muitas vezes é necessário unir forças para alcançar uma determinada meta.
Neste sentido, a professora Maetê de Educação Física, realizou atividades com as turmas dos 3º e 4º com o objetivo de descentralizar a competição e desenvolver a cooperação e o trabalho em equipe entre os estudantes.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

segunda-feira, 4 de março de 2024

Menino Maluquinho contra a Dengue

As Secretarias de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o mestre Ziraldo decidiram unir forças para combaternum ininigo de todos nós: o mosquito da dengue.
Para isso Ziraldo convocou seu personagem infantil mais famoso: o Menino Maluqinho.
Ele e sua turma são as estrelas desta história em quadrinhos, que será distribuída nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer com que as crianças sigam o exemplo do Maluquinho: mostrem aos pais a importância da prevenção.
Esta é uma história para divertir, ensinar e conscientizar.
Boa leitura!
Clique aqui ou na imagem e acesse a acompanhe a história "O Rebuliço" com o Menino Maluqinho!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Pulseiras coloridas

Os alunos do 6º ano, nas aulas de Ciências com o professor Lucas, construíram a sua própria pulseira com elementos da natureza. Entre os objetivos da proposta estavam o estímulo à conexão com o meio ambiente, a criatividade e também buscar a sensibilização dos estudantes sobre a beleza e a importância da natureza, destacando a diversidade de elementos e suas características.
Além dos benefícios físicos, a conexão com a natureza também traz vantagens para a saúde mental: Redução da ansiedade e depressão; a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.
A natureza estimula nossa criatividade e pensamento inovador, melhorando nossa capacidade de resolver problemas e gerar ideias.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

domingo, 3 de março de 2024

Exemplo incrível

Em 2000, o fotógrafo Sebastião Salgado, juntamente com sua esposa Lélia Wanick, decidiram recuperar 600 hectares de sua propriedade, na cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce, cidade natal do famoso fotógrafo.
Na época, a propriedade estava praticamente deserta, desmatada, sem vida, como podem ver na primeira foto. Com a ajuda de voluntários e funcionários, revitalizaram a propriedade, plantando 2 milhões de mudas de árvores de várias espécies.
Anos depois, o esforço e dedicação em recuperar área teve com efeito o ressurgimento de uma densa floresta, como podem ver na segunda foto. O que antes era uma terra sem vida, conta hoje ocm 293 espécies de plantas, 172 espécies de pássaros e 33 espécies de animais, alguns até, em ritmo da extinção. Um exemplo incrível, com resultado espetacular.
"Sebastião Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho.

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimoré, Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Passou sua infância na Fazenda Bulcão, na cidade de Aimorés em Minas Gerais, e parte de sua juventude em Vitória, no Espírito Santo. Formou-se em Economia na Universidade do Espírito Santo em 1967.

Em 1968, fez seu mestrado na Universidade de São Paulo. No mesmo ano, casou-se com a arquiteta e ambientalista Lélia Deluiz Wanick. Em 1969, perseguido pelo regime militar, mudou-se para Paris, onde fez seu doutorado.

Entre 1971 e 1973, Salgado trabalhou como secretário para a Organização Internacional do Café, em Londres. Em uma viagem para Angola, África, onde coordenou um projeto sobre a cultura do café, passou a fotografar como hobby." Fonte - ebiografia


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sábado, 2 de março de 2024

Ambientes decorados

"Preparar a sala de aula para o início do ano letivo é uma das muitas tarefas dos professores e professoras. Os cartazes, painéis, almofadas e outros elementos não devem ser apenas decorativos. Cada detalhe em uma sala de aula pode expressar estratégias pedagógicas que foram selecionadas considerando o perfil dos estudantes, o currículo escolar, os eventos comemorativos que ocorrerão durante o ano e até mesmo uma temática escolhida para desenvolver durante todo o próximo semestre."   Fonte -
conversasnarede
Dentro da temática decoração, destacamos a preparação e a decoração das portas das salas de aula para bem receber a todos com muita alegria e entusiasmo.
Muita cor, muitas mensagens e muito carinho para que os estudantes se sintam acolhidos e bem!
SEJAM TODOS(AS)  B E M - V I N D O S !

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

É gripe, dengue ou covid?

Abaixo reproduzimos algumas parte da reportagem do site homeemdia com o título "É dengue, gripe ou covid? Veja diferenças entre as doençasreportagem referente aos sintomas da dengue, gripe e covid, publicada dia 25 de fevereiro de 2024. 
Três enfermidades são causadas por vírus, mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem.
"No caso das doenças respiratórias, a gripe e a Covid-19, o diagnóstico é até mais fácil do que a dengue. Porque todos eles existem testes bem mais rápidos. Por exemplo, a Covid faz aquele teste com cotonete no nariz e sai imediatamente o diagnóstico. No caso da gripe, também tem esse teste”. "
Ressalta também formas de  prevenção contra estas doenças destacando os sintomas de cada uma.
Acompanhe toda a reportagem do site homeemdia clicando aqui!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sexta-feira, 1 de março de 2024

1º Anos do Ensino Médio

No último dia 28, quarta-feira, foi realizada uma reunião de acolhida com as turmas de primeiros anos do Ensino Médio.
Na ocasião, foi dado andamento na apresentação das disciplinas obrigatórias, de base e pré-itinerário. O momento fez parte de uma série de atividades que os alunos estão participando para definir a escolha das novas disciplinas a serem cursadas.
A atividade foi conduzida pela diretora Andréia e pelo supervisor escolar do Ensino Médio, professor Lucas.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Educação e o mito da neutralidade

Abaixo reproduzimos a matéria de Wolmer Ricardo Tavares, Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Articulista, Colunista, Palestrante, Docente Universitário e de Pós-Graduação, publicada em 13 de set. de 2022, no sitelinkedin, com o título "Educação e o mito da neutralidade".
Como ressaltado por Paulo Freire, a educação é transformadora, assim sendo, a mesma não pode ser neutra, já que esta transformação implica em mudanças.
Para Freire, a neutralidade é uma maneira cômoda, hipócrita com o intuito de esconder uma opção ou até mesmo medo de acusar a injustiça. É o mesmo que lavar as mãos em face da opressão reforçando assim o poder do opressor.
As falas acima são corroboradas por Desmond Tutu quando elucida que não há lugar para neutralidade. Segundo Tutu, quando você se diz neutro em relação a uma situação de injustiça e de opressão, automaticamente você está apoiando o status quo injusto.
Demo em seu livro Saber Pensar, publicado pela Cortez em 2000, salienta que países de terceiro mundo apenas se mordenizam, não se desenvolvem uma vez que ao lado do conhecimento, aparece, na contraluz, a produção de ignorância sistemática, em particular pela pregação da neutralidade nunca neutra.
Assim sendo, a política educacional prega uma neutralidade com o intuito de calar as escolas e seus profissionais quanto a manipulação do sistema tendo como cerne o enraizamento da ignorância, da falta de discernimento, da opressão e da miséria.
Dito isso, pode-se perceber que a miséria é a pedra angular que mantém a elite no poder e para Paulo Freire "os opressores, falsamente generosos, têm necessidade de permanência da injustiça, para que a sua generosidade continue.
Pétry em seu livro Poder e Manipulação: como entender o mundo em 20 lições extraídas de O Príncipe de Maquiavel, publicado pela Faro Editorial em 2016, esclarece que "ao contrário do que muitos pensam, assumir uma posição claramente em favor de alguém é sempre melhor do que manter-se neutro", e em nossa atual conjuntura política, a neutralidade reflete a complacência com a miséria, corrupção, fome, desemprego, feminicidio, misoginia, racismo, preconceito, indiferença, intolerância, ódio, demofobia, mentiras dentre outras insanidades.
A neutralidade implica na anulação do sujeito, ou seja, a educação não surtirá nenhum efeito neste, isto é, ele continuará sendo um ser objeto, manipulado por um sistema excludente e elitista.
Paulo Freire deixa claro que a neutralidade da educação é uma visão ingênua, sendo assim, em sua obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, publicado pela Paz e Terra em 1999, ele elucida que "Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, minha posição não pode ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo”.
As falas acima são corroboradas no livro Educação um Ato Político, publicado pela Autografia em 2019 no qual eu pontuo que a educação nunca é neutra, já que a mesma é uma ação voluntária.
Dito isso, falar em neutralidade na educação é um mito, uma falácia na qual os manipuladores elitistas discursam para que a educação sejam uma ação estéril, aumentando em concomitância a massa de manobra.

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/educacao-e-o-mito-da-neutralidade 


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Reunião Pedagógica

Ontem, dia 28 de fevereiro, como normalmente ocorre nas quartas-feiras, tivemos reunião pedagógica na escola, desta vez junto à sala de planejamento. Num primeiro momento estiveram reunidos os professores dos Anos Iniciais e, mais tarde, os professores dos Anos Finais e Ensino Médio.
Diferentes assuntos foram abordados e discutidos pela Direção, Pedagógico e professores, entre eles as questões referentes ao Calendário Escolar de 2024, foramretomadas as regras e princípios de convivência dos estudantes e compromissos dos professores, apresentadas as matrizes curriculares para 2024 entre outros assuntos.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”  Paulo Freire

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Ano bissexto

Abaixo reproduzimos publicação do site educação da uol com o título
Ano bissexto - Por que a cada 4 anos fevereiro tem 29 dias?” explicando por que, de 4 em 4 anos o mês de fevereiro tem um dia a mais.
Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais -passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.
Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente 6 horas que sobravam? Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s).
Faça as contas:
6h do 1º ano + 6h do 2º + 6h do 3º + 6h do 4º ano = 24 horas
Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
Por que o nome bissexto?
O imperador romano Júlio César trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes. Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de março". Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii".
Por que o nome bissexto?
O imperador romano Júlio César trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes. Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de março". Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii".
Há outras formas de contar o tempo
Existem outras maneiras de contar o tempo. Os chineses, por exemplo, baseiam seu calendário nos movimentos da Lua e dividem o tempo em ciclos de 60 anos. Mas o calendário gregoriano é o que foi escolhido para ser universal, reconhecido por todos os países.   Fonte - educacao.uol

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Oficinas de Escrita Criativa

As turmas dos anos finais do ensino fundamental de nossa escola trabalharão, este ano, com oficinas de escrita criativa durante as aulas de Língua Portuguesa.  Escrita criativa é a arte de expressar pensamentos, sentimentos e histórias de forma original e imaginativa. Envolve o uso de linguagem de maneira única para transmitir ideias, criar personagens, cenários e tramas que cativem e envolvam o leitor. 
Muito utilizada no mundo das letras, visando desenvolver as habilidades textuais dos alunos, a escrita criativa traz benefícios como expressão pessoal, estímulo da imaginação, desenvolvimento da comunicação, empatia, entretenimento e incentivo à leitura.
Abaixo, dois exemplos de textos produzidos pelos alunos do oitavo ano durante as aulas, explorando o tema do fluxo da consciência, que é uma técnica literária que retrata os pensamentos e emoções de forma contínua e não linear, sem interferência da estrutura tradicional da narrativa, refletindo a fluidez e fragmentação da mente humana.

Fluxo de consciência,
por Raíssa (turma 81)
Nuvem, eu escrevi nuvem, aí parei de pensar quando comecei a escrever e percebi que em nenhum momento tinha parado de pensar, então logo começou a fluir. Reli, percebo que parece que tudo que eu escrevi não fazia sentido algum. Começo a ouvir o ventilador e logo o professor Anildo entrou na sala, então foco o pensamento nas vozes ao meu redor.
Logo após, leio o “fluxo da consciência” e fico me perguntando se eu sei o que é isso, até perceber que estou praticando isso, então penso nas coisas que meus colegas falam e, quando vejo, estou pensando em Jesus e também no que o professor iria imaginar quando lesse isso: “meu Deus”.
Ouço o professor falando do tema, fico me perguntando se o fiz, mas, sim, fiz, e ele ainda não corrigiu. 

Fluxo de consciência,
por William (turma 81)
Estou pensando em uma barata andando de carro e atropelando uma formiga mexendo no celular enquanto comia uma lasanha à passarinho com um ninho cheio de patos paraplégicos segurando varas de pesca enquanto pescavam um jacaré que estava comendo um peixe grelhado debaixo d’água. Também em um panda tomando cachaça de ameixa seca com pimenta de açúcar caramelizado com formigas secas, que tinham passado por um mendigo com corrente de ouro invejado por todos, fazendo com que ele pegasse um balde de água e tocasse nas pessoas de barro que criavam a casa do João de Barro destruídas por um temporal com furacão de mosquitos da dengue.
Parabés Raíssa e William, parabéns professor Cássio pelo excelente trabalho!
Obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Dia Nacional do Livro Didático

"O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, no Brasil.
Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático.
O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores.
Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores), no processo de ensino e aprendizagem.
Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.
No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.
No Brasil, a literatura ganha outro dia de destaque em 29 de outubro, onde se comemora o Dia Nacional do Livro."   Fonte - calendarr
Na última quarta-feira os livros didáticos dos Anos Iniciais e Anos Finais que estavam na biblioteca, com a ajuda dos estudantes da turma 51, da estudante Sofia da turma 61 e das estudantes Tamara e Raíssa da turma 81, foram levados às salas de aula. Os livros do Ensino Médio ainda estão na biblioteca para serem encaminhados às salas.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################