"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Aulas síncronas com a Turma 42

A turma 42 dos Anos iniciais tem participado de atividades síncronas com as professoras titulares Ana e Rosane com o apoio das professoras Rose e Lovani. 
Nas fotos ao lado e abaixo identificamos as atividades no meet realizadas nos dias 8, 15 e 22 de setembro. 
No meet do dia 9 as professoras Ana, Rosane e Lovani esclareceram as dúvidas sobre as atividades da semana, realizaram a interpretação de texto e exercícios referentes à leitura.
No dia 15 Ana, Rosane e Rose trabalharam temas referentes à semana farroupilha e sua história.
Já no dia22 as professoras titulares desenvolveram a “técnica florescer”, fizeram a leitura de um texto sobre sentimentos e todos participantes falam sobre seus sentimentos.
Às terças-feiras, às 19h as professoras realizam com os participantes momentos no meet para esclarecimento de dúvidas, leitura e interpretação de textos. Os alunos Hector, Clara e Sophia tem participado regularmente dos momentos síncronos de reflexão e estudo com as professoras.

 
Parabéns às professoras e estudantes participantes das aulas online.

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca



quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dia da Secretária

As secretárias trabalham nos bastidores para que as atividades ocorram da melhor maneira possível, para toda a comunidade escolar. Sua posição é fundamental, tanto que um dos requisitos para que uma instituição escolar possa funcionar é a presença de uma secretária credenciada. Pode-se dizer, então, que o papel da secretária se parece, em boa medida, com a de uma administradora. A organização da escola e sua capacidade de atender às necessidades das comunidades, tanto interna quanto externa, dependem muito do trabalho da secretária.
Neste dia 30 de setembro queremos desejar às secretárias Bibiana e Kelly, nosso agradecimento pelo empenho e dedicação na realização de seu trabalho, quer na realização de suas funções básicas, como também no atendimento aos estudantes, pais, professores, direção, funcionários e a todos que fazem contato com a escola.
Parabéns!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

HOJE - Entrega atividades 1º ao 5º anos

Hoje, quarta-feira, dia 30 de setembro, das 13 às 15h, teremos na escola a entrega de material impresso para os(as) estudantes dos anos iniciais – 1º ao 5º.
Os anos finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º e Ensino Médio continuam com atividades no Google Classroom e aulas síncronas pelo Meet.

RESPEITEM O HORÁRIO E A DATA
dia 30/setembro - 4ª Feira - das 13h às 15h
COMPAREÇAM À ESCOLA DE MÁSCARA!
O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO.
PROTEJA QUEM VOCÊ AMA! 
LAVEM AS MÃOS CONSTANTEMENTE!
MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES! 

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

Dicas da professora

 Reflexão necessária!


Fonte - facebook


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Semana Farroupilha na Turma 11

A Semana Farroupilha da Turma 11 teve atividades contemplando além dos costumes do RS, Lendas como a do Quero-Quero e do Negrinho do Pastoreio,  estudo dos Símbolos Gaúchos, aula virtual sobre as vestimentas (pilcha)  e jogos sobre tradição gaúcha,  teve chimarrão, teve cavalo de pau, teve  desfile em casa  e até quem arriscou dançar o pezinho dança. A Turma como sempre, é participativa e faz com esmero as atividades propostas pela professora.


Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Projeto de Vida da Turma 82 no Meet

O professor Gilson dos Anjos desenvolveu uma aula síncrona no meet com a turma 82, dia 24 de setembro, onde o assunto foi a Revolução Farroupilha e a questão do Estado.
“Nesta aula, tivemos a participação de três estudantes e nos empenhamos em mostrar a necessidade de existência do Estado como modo de organização da vida em sociedade.
Também focamos nossa fala no sentido da importância dos estudos para a mudança do status quo (que é a importância de nossa participação na vida de uma sociedade) de cada um de nós. Pois, com mais conhecimentos estaremos mais qualificados para gerir nossas vidas e fugir da condição de vítimas da ignorância.
As estudantes mantiveram uma atitude passiva diante do exposto, se limitando a responder timidamente as questões apresentadas por nós. Não abriram suas câmeras e parte delas, utilizaram o chat para apresentar suas manifestações, ou seja, evitaram o microfone.
 A aula foi gravada, e salva no drive. Vamos disponibilizar para consultas futuras dos demais estudantes. Continuamos acreditando na superação das adversidades que dificultam o processo de ensino/aprendizagem e, seguimos a disposição da nossa comunidade escolar (estudantes, famílias e colegas da educação) na busca de dias melhores.”  Professor Gilson dos Anjos


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 27 de setembro de 2020

Ciclo da vida

"Desde o dia em que chegamos no planeta e abrimos nossos olhos para o sol
Há mais a ser visto além do que já vimos e mais a fazer do que já foi feito...", letra de Circle of Life - Ciclo sem fim, uma canção escrita por Elton John e o letrista Tim Rice para o filme animado Rei Leão da Disney em 1994.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 26 de setembro de 2020

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A inclusão é um direito de todos!

No dia 21 de Setembro “comemora-se” a dia de luta da Pessoa com Deficiência, seria um dia em especial para colocarmos a mão em nossa consciência e perceber o quão frágil é a relação da sociedade com que precisa de apoio. Ninguém escolhe uma deficiência, mas depois de sabê-la é preciso buscar alternativas para seguir em frente e enfrentar os dilemas e paradigmas que a sociedade impõe. Não estou aqui apenas falando de preconceito, mas também de comportamentos e deficiências que se vê no dia a dia no tocante a permitir acessos e oportunidades para que possam de fato enfrentar certas barreiras. Falo da calçada que muitas vezes não tem a adaptação necessária para que o cadeirante tenha autonomia para subir e descer dela sem necessitar do auxílio ou boa vontade de outras pessoas, dos postes nas calçadas que muitas vezes não atendem as necessidades de pessoas com baixa ou sem visão. Viver e conviver com uma deficiência não é fácil, é preciso garra, boa vontade e apoio, saber que tem quem aposte em seu potencial e te permita crescer no teu tempo e confie nos teus potenciais.

Temos como exemplo a seguir um trecho do filme “ O Primeiro da Classe” que retrata a história de um menino com Síndrome de Tourette que sonha em ser professor, durante a trama ele enfrenta preconceitos tanto dentro como fora de casa, na escola, mas encontra no caminho também muitos que o apoiam e o ajudam a enfrentar as adversidades dos dias.

Inspirar-se neste filme é acreditar que se não possuímos uma deficiência, temos o dever de apoiar quem as tem afim de permitir que alcancem horizontes da mesma forma que sonhamos alcançar os nossos. É por vezes emprestar os olhos à quem não consegue ver, a voz àquele que não pode falar e um abraço àquele que está desacreditado e precisa de apoio para erguer-se e seguir enfrente. Jamais deixar que nossa “deficiência” social nos impeça de sermos humanos.

Abaixo postamos link do youtube do filme "O Primeiro da Classe" (completo).


Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

CPERS - 44 Anos de História e Lutas

Na terça-feira, dia 22 de setembro, o 8º Núcleo do CPERS/Sindicato, com sede em Estrela/RS, completou 44 anos de uma linda história de lutas visando a valorização dos trabalhadores da educação e da educação pública de nossa região e estado.

O 8º Núcleo do CPERS/Sindicato foi fundado em 22 de setembro de 1976 pelo Presidente do CPERS Central Hermes Zanetti, no Centro de Artes Ciências e Tecnologia do município de Estrela.
Conforme a foto da fundação abaixo, foi empossada Ruth Mylius Schwertner como Diretora, Maria Fani Scheibel domo Secretária, Nely Lenhardt como 2ª Secretária e Ilse Eggers Wagner como Tesoureira.

Fundação e posse da 1ª Direção do 8º Núcleo do CPERs/Sindicato
Hoje o Diretor Geral do 8º Núcleo é o Sr. Gerson Luis Johann, Sandra Mara Karpiuk é a Vice-direotora, Ana Paula Marchi Pontin é a Secretária, Luiz Heitor Finatto é o Tesoureiro e Elisete Cardoso dos Santos, Marcos Alberto Dal Cin, Delmidia Gergmann Foletto, Eloede Gonzatti e Nildete Porto Fazenda são os Diretores.
O representante de nossa escola junto ao CPERS/Sindicato é o professor Gilmar Francisco de Vargas.
A sede do 8º Núcleo é na Rua 13 de Maio, 328 sala 2, Centro, Estrela/RS e tem horário de atendimento das 8h às 12h e 13h30min às 17h - Telefone (51) 3712 1798 e e-mail - nucleo8@cpers.org.br. Site - CPERS/RS.

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

educaretransformar

Foto do educador Celso Antunes com a frase:

"Toda esta terrível certeza ensina-nos que é chegada a hora de um novo currículo, uma escola do amanhã, que nos desperte para a criatividade, 
eduque nossa atenção, ajude-nos a encontrar trilhas para 
viver valores efetivos e eduque cada um de nossos sentidos."


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Paulo Freire - 99 anos


Dia 19 de setembro comemoramos os 99 anos do educador Paulo Freire - PauloReglus Neves Freire, nascido em Recife em 1921.

"Impossível seria não homenagear o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, no dia em que celebraria 99 anos. Sua trajetória deixa para o mundo lições de como pensar na educação além do espaço escolar. Ficam os ensinamentos também para combater a educação excludente e elitista.

Rumo aos 100 anos, a educação já faz uma salva de palmas por suas contribuições e o seu legado marcado pela amorosidade com que educava. O diálogo estava sempre presente na sua metodologia. Afinal, o educar, ensinar, é uma troca constante de conhecimento e aprendizado."

Fonte - appsindicato
"Ao longo de sua trajetória tornou-se um dos mais importantes pensadores do
Fonte - slideplayer
século XX. Devido a sua prática político-pedagógica libertadora, considerada subversiva no período da ditadura, viveu exilado por 16 anos (1964-1980).

Sempre defendeu que o objetivo da escola é ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transformá-lo”. Para ele, os educadores(as) devem levar os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdade absoluta. Dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”, ressaltava. Isso implica em um dos seus princípios fundamentais: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Ou seja, em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.
Freire escreveu mais de 20 livros como único autor e 13 em coautoria."
Fonte - cpers
Sua obra, seu maior legado.
Abaixo socializamos link da página do cpers com links para acessar 17 obras de nosso patrono em pdf.
"Não há melhor forma de homenageá-lo do que estudando suas obras, 
refletindo sobre seu legado e buscando assim formas de 
resistir aos ataques à educação."
Boa leitura a todos e a todas!

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Reunião com o NTE

Na tarde de quarta-feira, 16 de setembro, às 16h, os assessores do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Estrela, Rafael Gravina e Caroline Borges participaram, com a direção e professores da escola, de uma reunião pelo Meet, onde orientaram e esclareceram dúvidas quanto ao manejo e aproveitamento dos inúmeros recursos do Google Classroom.
O momento de formação e esclarecimentos foi muito importante para a direção e professores. Na reunião muitas dúvidas e questionamento dos professores puderam ser esclarecidos pelos assessores.
Agradecemos aos participantes do encontro e aos formadores pelo momento.

“No mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, 
como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer.” Andrea Ramal
Fonte - pensador


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Rios voadores - A Dança da Chuva

Rios voadores - animação
Entrevista:
De onde vem a água que chega às torneiras das cidades no Sudeste brasileiro? O que explica a escassez que causou alarme nos últimos meses, num país renomado pela abundância de água doce? Sem a possibilidade de chegar a uma resposta simples e incontestável, aspectos diversos do assunto foram tratados na reportagem de capa da edição de dezembro de Pesquisa FAPESP. E não cabe num único vídeo. Fomos perguntar ao pesquisador Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre a importância da Amazônia na formação de rios voadores que levam água para regiões distantes dentro do Brasil e nos países vizinhos. O que ele contou, na conversa realizada no jardim do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), é essencial para as reflexões da engenheira Monica Porto, da Escola Politécnica da USP, sobre a importância da chuva para abastecer os mananciais paulistas.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca