"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Paulo Freire - 99 anos


Dia 19 de setembro comemoramos os 99 anos do educador Paulo Freire - PauloReglus Neves Freire, nascido em Recife em 1921.

"Impossível seria não homenagear o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, no dia em que celebraria 99 anos. Sua trajetória deixa para o mundo lições de como pensar na educação além do espaço escolar. Ficam os ensinamentos também para combater a educação excludente e elitista.

Rumo aos 100 anos, a educação já faz uma salva de palmas por suas contribuições e o seu legado marcado pela amorosidade com que educava. O diálogo estava sempre presente na sua metodologia. Afinal, o educar, ensinar, é uma troca constante de conhecimento e aprendizado."

Fonte - appsindicato
"Ao longo de sua trajetória tornou-se um dos mais importantes pensadores do
Fonte - slideplayer
século XX. Devido a sua prática político-pedagógica libertadora, considerada subversiva no período da ditadura, viveu exilado por 16 anos (1964-1980).

Sempre defendeu que o objetivo da escola é ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transformá-lo”. Para ele, os educadores(as) devem levar os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdade absoluta. Dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”, ressaltava. Isso implica em um dos seus princípios fundamentais: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Ou seja, em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.
Freire escreveu mais de 20 livros como único autor e 13 em coautoria."
Fonte - cpers
Sua obra, seu maior legado.
Abaixo socializamos link da página do cpers com links para acessar 17 obras de nosso patrono em pdf.
"Não há melhor forma de homenageá-lo do que estudando suas obras, 
refletindo sobre seu legado e buscando assim formas de 
resistir aos ataques à educação."
Boa leitura a todos e a todas!

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

Nenhum comentário: