"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 6 de março de 2024

Alfabetiza Tchê!

Hoje pela manhã, os estudantes das turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental receberam o Material Didático Complementar do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - Alfabetiza Tchê.
"Com o objetivo de garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes da rede pública gaúcha até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o Material Didático Complementar é uma das principais ações do Programa, além da aplicação de avaliações periódicas de fluência leitora e da realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores.
Este material, destinado aos professores e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e às características regionais do território do Rio Grande do Sul.

Turma 11

Turma 12

Por isso, além de contemplar o contexto cultural do estado, os cadernos literários possuem textos de autoria gaúcha, promovendo uma maior identificação dos professores e estudantes com o conteúdo e, assim, apoiando o processo de alfabetização. Professores especialistas em alfabetização da rede pública do Rio Grande do Sul realizaram a adaptação do Material Didático Complementar a partir do material de referência organizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração - PARC, apoiadora deste Programa. Assim como, organizaram o projeto gráfico do material a fim de possibilitar a interação criativa do estudante com as narrativas presentes no Caderno Literário.
Dessa forma, a disponibilização do Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê representa a concretização dos esforços conjuntos em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios para garantir a alfabetização, na idade certa, como um direito de todas as crianças. Esperamos que esse material seja proveitoso e enriquecedor para professores e estudantes, fortalecendo o interesse pela leitura e o aprendizado."   Fonte - educacao.rs


Turma 21

Turma 22

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Semana das Mulheres - Secretária Kelly

Dando sequência às entrevistas "das mulheres de nossa escola que os inspiram",
hoje os Anos Finais entrevistaram a secretária Kelly. Entrevistas realizadas focando as visões de mundo e as características como mulheres e, também, profissionais das entrevistadas.
Hoje a entrevista foi da turma 81 com a secretária Kelly.
Confira abaixo a entrevista:
- O que te influenciou a ser o que é hoje?
Na minha família todo mundo já fez concurso, então eu segui os passos.
- Qual é a melhor parte de ser uma mulher?
Saber que ninguém vem ao mundo senão através de nós.
- Qual é a pior parte de ser uma mulher?
Acredito que seja todo o mundo achar que a gente não consegue fazer as coisas, sendo que somos capazes de fazer tudo.
- Como você faz o balanço entre ser uma profissional e ser mãe?
Mãe eu sou 24 horas por dia, se me ligarem eu saio correndo independente de onde estiver. Meu emprego vem sempre em segundo lugar, porque meus filhos sempre estarão em primeiro lugar.
- O que você pensa sobre a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade?
Espero que a gente venha a ganhar muito mais, que sejamos mais valorizadas e ganhemos mais ainda. Meu marido, que tem só ensino médio, ganha mais que do que eu, que tenho ensino superior. Isso mesmo que ambos sustentamos a mesma casa.
- Você se sente acolhida pelos alunos da escola?
Claro, estou aqui há 10 anos e acredito que nunca tive problema com nenhuma pessoa. Imagino que nem todos gostem de mim, mas sempre ajo com educação e recebo isso em troca.
- Você tem alguma história inspiradora de mulheres dentro da escola que gostaria de compartilhar
neste Dia da Mulher?
Tenho, sobre a Tati. Um tempo atrás, Tati teve câncer de mama, ela fez quimioterapia e, mesmo faltando algumas vezes por causa disso, nunca abandonou seu trabalho. Ela se sentia melhor perto da gente e não desistiu, continuou vindo. Ela é um exemplo de resistência e força.
- Quais são seus próprios desejos ou esperanças para o futuro das mulheres dentro e fora da escola?
Espero melhorar, espero meu próprio carro, espero vir para a escola sozinha e de forma independente.
- Você acredita que eventos como o Dia Internacional da Mulher têm um impacto positivo na conscientização e na promoção da igualdade de gênero entre os alunos?
Claro que sim. Até porque a gente quer mostrar o feminino: se uma menina pinta as unhas, os meninos falem muito sobre isso, sempre é algo reparado de forma negativa, mas ela deve e pode fazer o que quiser. Aquilo que os outros não podem fazer faz com que eles peguem em nosso pé.
- Quais conselhos você pode dar para as alunas de hoje enfrentarem o mundo de amanhã como mulheres?
Que elas se valorizem, que saibam que são muito especiais. Todas merecem respeito, nós somos o único meio da existência, tenham consciência disso.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Mural Turma 41

Na Semana da Mulher a professora Chaiane e a turma 41 organizaram um lindo mural no corredor da secretaria em homenagem ao Dia da Mulher a ser comemorado na próxima sexta-feira dia 8 de março.
"Às mulheres que enfrentam desafios com graça, quebram barreiras com determinação e inspiram com seu amor, desejamos um Dia da Mulher verdadeiramente especial.
Vocês são incríveis!" 
Fonte - pensador
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

A árvore generosa

Releitura das imagens do livro.
A professora Juliana nas aulas de Língua Inglesa com a turma 61, trabalhou com o livro “The giving tree” (A árvore generosa), de autoria de Shel Silverstein.
A história foi contada e a turma refletiu sobre a parábola onde , todos os dias o menino vinha à árvore comer suas maçãs, balançar de seus galhos ou deslizar pelo tronco... e a árvore estava feliz. Mas à medida que o menino foi crescendo, começou a querer mais da árvore, e a árvore deu, deu e deu.
E,  por fim, a professora lançou a proposta de fazerem uma árvore generosa, na qual cada um pode pensar e escrever palavras relacionadas a ações generosas que cada um pode ter com a sociedade em que vive e com o meio ambiente, pensando também na preservação do nosso planeta ou uma releitura das imagens do livro.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

terça-feira, 5 de março de 2024

Semana das mulheres - Supervisora Escolar Nadir

Em comemoração à semana das mulheres, as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental se prepararam para entrevistar mulheres de nossa escola que os inspiram, focando em suas visões de mundo e nas suas características como mulheres e, também, profissionais.
No primeiro dia, a turma 91 entrevistou a nossa supervisora escolar Nadir Hartmann.
Confira abaixo a entrevista:
Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.
Como sou de outra região, comecei a trabalhar em um concurso na região Noroeste do Estado do RS. Também trabalhei um pouco em Santa Catarina. Agora, em fevereiro, completei 25 anos de trabalho no magistério. 
Comecei trabalhando com os pequenos, já que meu sonho sempre foi a Educação Infantil. Minha primeira experiência em uma escola foi com a pré-escola, mas com o tempo, já que a Educação Infantil não é prioridade do estado, as turmas fecharam e recebi uma vaga na coordenação pedagógica da escola em que trabalhava na época. Quando vim para Lajeado, em 2012 trabalhei 3 anos na 3º CRE e, durante as visitas que realizamos nas escolas, gostei de conhecer a EEEM Santo Antônio e escolhi trabalhar nessa escola em 2015, desde então estou aqui. A direção não foi uma escolha minha, mas entrei em um ano de eleição e alguns colegas insistiram para que eu me candidatasse à vaga. Aceitei o desafio e acabei ficando até hoje na equipe diretiva, mas amo trabalhar em sala de aula. Às vezes precisava substituir no Ensino Médio, quando iniciei como Coordenação Pedagógica, algo fora daquilo que eu estava acostumada e sentia medo, mas são desafios que precisam ser encarados, sem desistir e sempre seguindo em frente.
Quais você diria que foram as suas contribuições para a escola Santo Antônio?
Acredito que trouxe um equilíbrio, uma paz ao ambiente. Haviam problemas quando cheguei à escola, existiam conflitos entre o grupo de trabalho, mas hoje não existem mais, porque somos um grupo unido, ainda que continuem havendo opiniões diferentes, o objetivo final é o mesmo e este desejo está com todos. Há coisas a serem melhoradas, como, por exemplo, melhorar a climatização nas salas de aula, mas começamos do básico e de pouco em pouco fomos melhorando a infraestrutura e iremos melhorar ainda mais. Porém, minha maior preocupação aqui na escola sempre foram os assuntos pedagógicos, com a vontade de demonstrar à comunidade escolar a qualidade e a inteligência dos nossos alunos. Nossa maior arma é o estudo e essa será sempre nossa maior preocupação.
Você enfrentou dificuldades sendo mulher em uma posição de liderança no ambiente escolar? 
Acredito que não, sempre me senti respeitada. A liderança traz respeito quando é bem feita e você mostra seu caráter. Eu não descredibilizo outras mulheres, que passam por situações complicadas em outros ambientes de trabalho, mas em minha experiência sempre tive o respeito de pais, professores e alunos. Sempre tive meu papel respeitado.
Para você, qual é a importância de celebrar o dia da mulher?
Sempre é uma pergunta muito difícil, por causa da história e do contexto cultural da época. Mesmo as crianças tinham uma visão diferente, em outros momentos na sociedade, veja: em certa época, as crianças não podiam sentar junto aos pais para refeições ou conversas. Na questão da mulher, dependendo da cultura, a mulher era e é tratada diferente. Ela era importante para cuidar da casa, mas não tomava as decisões importantes. É algo cultural, antigamente não se achava isso tão errado, mas dependia do contexto, até mesmo em igrejas existiam diferentes formas de se tratar as mulheres. Acredito que hoje a mulher continua precisando ter voz. Em questão de posições no trabalho, as coisas estão melhorando e mulheres estão conseguindo ocupar cargos importantes e melhores, ganhando algumas vezes o mesmo ou mais que homens, porém essa questão deve ser relacionada a competência e não ao gênero. Percebeu-se que a mulher precisava ajudar mais na renda e então a valorização veio, pois era um papel que ficava sempre legado ao homem, que precisava prover às famílias. Continua sendo uma questão de sociedade e de cultura. Hoje os direitos estão mais iguais.
Qual mensagem você gostaria de deixar para suas alunas? E para os alunos?
Estudem, mostrem o valor que vocês tem. Assim serão respeitados em qualquer espaço e ambiente, sendo líderes no trabalho e sociedade. Vocês podem ter a profissão que quiserem. Se olhar para trás na minha vida, digo a vocês: sempre é tempo. Estudava em uma época em era obrigatório estudar até a oitava série e o estudo não era tão valorizado, na minha comunidade. Depois da oitava série, eu tive que parar de estudar e fui trabalhar na lavoura, embora quisesse continuar na escola. Insistindo muito, consegui entrar no magistério, vencendo muitas dificuldades. O desejo da faculdade começou apenas tempos depois, quando já estava casada e com um filho. Todos vocês têm o direito, estudem e ocupem os espaços. Vocês tem valor, vocês precisam acreditar em vocês. Posso me lamentar uma vida inteira e isso não me levará a lugar algum, mas posso tentar aprender com o que a vida me traz e ver onde a vida me levará com isso.
Diga uma lição que você aprendeu durante a vida enquanto mulher e professora que gostaria de transmitir aos seus alunos.
Não desistir de nenhum desafio, quanto mais encararmos e quanto mais vamos chegando ao fim das etapas, mais resultados teremos, mesmo que o percurso não seja fácil. Termine, vá até o final, porque tudo é aprendizagem. Por que é a vida de vocês, não desistam de vocês.
Como você lida com o machismo?
Eu olho para isso como injustiça e injustiça me deixa muito braba. Como lidar? Não posso sair batendo, nem xingando, é necessário debater, conversar, dialogar, mas sempre respeitando. Respeito as pessoas, mesmo não concordando com suas atitudes. Não acredito que grandes campanhas resolvem as coisas, somos respeitadas quando ocupamos nossos espaços com dignidade e caráter.
Qual foi a maior dificuldade que você teve durante o trabalho nessa escola?
O começo. Minha maior preocupação era a responsabilidade, e se algo acontecesse com um aluno? Quem seria cobrado? O diretor. Tudo era muito novo e eu era cobrada pelo meu senso de dever, mas foi um caminho que escolhi, do qual não desisti e persisti para que eu chegasse onde estou hoje. Aprendi muito.

Qual foi a parte mais desafiadora de sua vida?
Assumir o desafio na Escola Santo Antônio, mas sou muito feliz e escolhi estar aqui. Quando somos nomeados, precisamos ir onde há vaga, mas quando pedi transferência, escolhi trabalhar nessa escola. Em todos os lugares que trabalhei a realidade era diferente, mas aqui eu me realizei profissionalmente. Gosto muito de trabalhar aqui, gosto muito de trabalhar com vocês. Hoje posso dizer que sou feliz.
Embora na escola você seja a supervisora escolar, em casa você é uma mãe. Como relaciona essas duas funções?
Olho para vocês, os alunos, como se fossem meus filhos, mas eu saio daqui e tenho minha família. O bem que eu quero pra vocês é igual ao bem que eu quero para meus filhos, que também estudaram em escola pública, assim como eu. No estudo, há momentos em que precisamos ser duros com vocês, pelo bem de vocês. Nunca nego e digo que gosto muito de um abraço. Devo ter abraçado a maioria aqui, ainda que eu cobre e coloque os limites necessários.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Jogos Cooperativos nos Anos Iniciais

Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação entre os participantes tornam-se o ponto central.
Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso, estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. Por não haver adversários, os jogos cooperativos evitam comportamentos como: enganar, trapacear ou de tirar vantagem do outro para conseguir o seu próprio sucesso.
O desafio consiste na superação de medos, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar coletivamente.
Os jogos cooperativos cumprem um importante papel de didático e servem como uma metáfora da vida, onde muitas vezes é necessário unir forças para alcançar uma determinada meta.
Neste sentido, a professora Maetê de Educação Física, realizou atividades com as turmas dos 3º e 4º com o objetivo de descentralizar a competição e desenvolver a cooperação e o trabalho em equipe entre os estudantes.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

segunda-feira, 4 de março de 2024

Menino Maluquinho contra a Dengue

As Secretarias de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o mestre Ziraldo decidiram unir forças para combaternum ininigo de todos nós: o mosquito da dengue.
Para isso Ziraldo convocou seu personagem infantil mais famoso: o Menino Maluqinho.
Ele e sua turma são as estrelas desta história em quadrinhos, que será distribuída nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer com que as crianças sigam o exemplo do Maluquinho: mostrem aos pais a importância da prevenção.
Esta é uma história para divertir, ensinar e conscientizar.
Boa leitura!
Clique aqui ou na imagem e acesse a acompanhe a história "O Rebuliço" com o Menino Maluqinho!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Pulseiras coloridas

Os alunos do 6º ano, nas aulas de Ciências com o professor Lucas, construíram a sua própria pulseira com elementos da natureza. Entre os objetivos da proposta estavam o estímulo à conexão com o meio ambiente, a criatividade e também buscar a sensibilização dos estudantes sobre a beleza e a importância da natureza, destacando a diversidade de elementos e suas características.
Além dos benefícios físicos, a conexão com a natureza também traz vantagens para a saúde mental: Redução da ansiedade e depressão; a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.
A natureza estimula nossa criatividade e pensamento inovador, melhorando nossa capacidade de resolver problemas e gerar ideias.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

domingo, 3 de março de 2024

Exemplo incrível

Em 2000, o fotógrafo Sebastião Salgado, juntamente com sua esposa Lélia Wanick, decidiram recuperar 600 hectares de sua propriedade, na cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce, cidade natal do famoso fotógrafo.
Na época, a propriedade estava praticamente deserta, desmatada, sem vida, como podem ver na primeira foto. Com a ajuda de voluntários e funcionários, revitalizaram a propriedade, plantando 2 milhões de mudas de árvores de várias espécies.
Anos depois, o esforço e dedicação em recuperar área teve com efeito o ressurgimento de uma densa floresta, como podem ver na segunda foto. O que antes era uma terra sem vida, conta hoje ocm 293 espécies de plantas, 172 espécies de pássaros e 33 espécies de animais, alguns até, em ritmo da extinção. Um exemplo incrível, com resultado espetacular.
"Sebastião Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho.

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimoré, Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Passou sua infância na Fazenda Bulcão, na cidade de Aimorés em Minas Gerais, e parte de sua juventude em Vitória, no Espírito Santo. Formou-se em Economia na Universidade do Espírito Santo em 1967.

Em 1968, fez seu mestrado na Universidade de São Paulo. No mesmo ano, casou-se com a arquiteta e ambientalista Lélia Deluiz Wanick. Em 1969, perseguido pelo regime militar, mudou-se para Paris, onde fez seu doutorado.

Entre 1971 e 1973, Salgado trabalhou como secretário para a Organização Internacional do Café, em Londres. Em uma viagem para Angola, África, onde coordenou um projeto sobre a cultura do café, passou a fotografar como hobby." Fonte - ebiografia


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sábado, 2 de março de 2024

Ambientes decorados

"Preparar a sala de aula para o início do ano letivo é uma das muitas tarefas dos professores e professoras. Os cartazes, painéis, almofadas e outros elementos não devem ser apenas decorativos. Cada detalhe em uma sala de aula pode expressar estratégias pedagógicas que foram selecionadas considerando o perfil dos estudantes, o currículo escolar, os eventos comemorativos que ocorrerão durante o ano e até mesmo uma temática escolhida para desenvolver durante todo o próximo semestre."   Fonte -
conversasnarede
Dentro da temática decoração, destacamos a preparação e a decoração das portas das salas de aula para bem receber a todos com muita alegria e entusiasmo.
Muita cor, muitas mensagens e muito carinho para que os estudantes se sintam acolhidos e bem!
SEJAM TODOS(AS)  B E M - V I N D O S !

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

É gripe, dengue ou covid?

Abaixo reproduzimos algumas parte da reportagem do site homeemdia com o título "É dengue, gripe ou covid? Veja diferenças entre as doençasreportagem referente aos sintomas da dengue, gripe e covid, publicada dia 25 de fevereiro de 2024. 
Três enfermidades são causadas por vírus, mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem.
"No caso das doenças respiratórias, a gripe e a Covid-19, o diagnóstico é até mais fácil do que a dengue. Porque todos eles existem testes bem mais rápidos. Por exemplo, a Covid faz aquele teste com cotonete no nariz e sai imediatamente o diagnóstico. No caso da gripe, também tem esse teste”. "
Ressalta também formas de  prevenção contra estas doenças destacando os sintomas de cada uma.
Acompanhe toda a reportagem do site homeemdia clicando aqui!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sexta-feira, 1 de março de 2024

1º Anos do Ensino Médio

No último dia 28, quarta-feira, foi realizada uma reunião de acolhida com as turmas de primeiros anos do Ensino Médio.
Na ocasião, foi dado andamento na apresentação das disciplinas obrigatórias, de base e pré-itinerário. O momento fez parte de uma série de atividades que os alunos estão participando para definir a escolha das novas disciplinas a serem cursadas.
A atividade foi conduzida pela diretora Andréia e pelo supervisor escolar do Ensino Médio, professor Lucas.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Educação e o mito da neutralidade

Abaixo reproduzimos a matéria de Wolmer Ricardo Tavares, Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Articulista, Colunista, Palestrante, Docente Universitário e de Pós-Graduação, publicada em 13 de set. de 2022, no sitelinkedin, com o título "Educação e o mito da neutralidade".
Como ressaltado por Paulo Freire, a educação é transformadora, assim sendo, a mesma não pode ser neutra, já que esta transformação implica em mudanças.
Para Freire, a neutralidade é uma maneira cômoda, hipócrita com o intuito de esconder uma opção ou até mesmo medo de acusar a injustiça. É o mesmo que lavar as mãos em face da opressão reforçando assim o poder do opressor.
As falas acima são corroboradas por Desmond Tutu quando elucida que não há lugar para neutralidade. Segundo Tutu, quando você se diz neutro em relação a uma situação de injustiça e de opressão, automaticamente você está apoiando o status quo injusto.
Demo em seu livro Saber Pensar, publicado pela Cortez em 2000, salienta que países de terceiro mundo apenas se mordenizam, não se desenvolvem uma vez que ao lado do conhecimento, aparece, na contraluz, a produção de ignorância sistemática, em particular pela pregação da neutralidade nunca neutra.
Assim sendo, a política educacional prega uma neutralidade com o intuito de calar as escolas e seus profissionais quanto a manipulação do sistema tendo como cerne o enraizamento da ignorância, da falta de discernimento, da opressão e da miséria.
Dito isso, pode-se perceber que a miséria é a pedra angular que mantém a elite no poder e para Paulo Freire "os opressores, falsamente generosos, têm necessidade de permanência da injustiça, para que a sua generosidade continue.
Pétry em seu livro Poder e Manipulação: como entender o mundo em 20 lições extraídas de O Príncipe de Maquiavel, publicado pela Faro Editorial em 2016, esclarece que "ao contrário do que muitos pensam, assumir uma posição claramente em favor de alguém é sempre melhor do que manter-se neutro", e em nossa atual conjuntura política, a neutralidade reflete a complacência com a miséria, corrupção, fome, desemprego, feminicidio, misoginia, racismo, preconceito, indiferença, intolerância, ódio, demofobia, mentiras dentre outras insanidades.
A neutralidade implica na anulação do sujeito, ou seja, a educação não surtirá nenhum efeito neste, isto é, ele continuará sendo um ser objeto, manipulado por um sistema excludente e elitista.
Paulo Freire deixa claro que a neutralidade da educação é uma visão ingênua, sendo assim, em sua obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, publicado pela Paz e Terra em 1999, ele elucida que "Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, minha posição não pode ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo”.
As falas acima são corroboradas no livro Educação um Ato Político, publicado pela Autografia em 2019 no qual eu pontuo que a educação nunca é neutra, já que a mesma é uma ação voluntária.
Dito isso, falar em neutralidade na educação é um mito, uma falácia na qual os manipuladores elitistas discursam para que a educação sejam uma ação estéril, aumentando em concomitância a massa de manobra.

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/educacao-e-o-mito-da-neutralidade 


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################