"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Justiça restaurativa

Ontem iniciamos na escola um momento de formação com o tema da "Justiça Restaurativa" com  um grupo, entre funcionárias e professores(as), de onze pessoas.
Inicialmente a diretora Nadir saudou os(as) participantes, comentou sobre as formações já realizadas por professores e funcionários e destacou a importância da discussão quanto a forma diferente de fazer justiça preconizado pela Justiça Restaurativa e pelos Círculos de Construção da Paz.

"A Justiça Restaurativa é uma nova forma de se fazer justiça, onde os envolvidos em conflitos destrutivos chegam de forma autônoma a acordos, reparando os danos que diferentes formas de violência causam a indivíduos e grupos, restaurando o tecido social esgarçado ou rompido pelas situações de desrespeito, prevenindo a violência pelo tratamento de suas causas, com atendimento aos direitos sociais até então negados e promovendo uma inserção comunitária mais justa, solidária e cidadã."          Fonte - MP do Paraná

Na sequencia a diretora apresentou o Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e a Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer que participariam da atividade como formadores.
A professora Susiane deu prosseguimento à manhã de formação com a realização da "dinâmica do malabarismo", da qual todos participaram e comentaram sobre suas percepções e vivências a partir da atividade.
O promotor Sérgio deu continuidade apresentando o tema "Justiça Restaurativa" com conceitos, vídeos ilustrativos e relatando experiências na prática da Justiça Restaurativa. 
 
O encontro será realizado na escola até quinta-feira, nos horários da manhã e tarde.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Comunicação não-violenta

"PALAVRAS SÃO JANELAS (OU SÃO PAREDES)
SINTO-ME TÃO CONDENADA POR SUAS PALAVRAS, TÃO JULGADA E DISPENSADA. ANTES DE IR, PRECISO SABER: FOI ISSO QUE QUIS DIZER? ANTES QUE EU ME LEVANTE EM MINHA DEFESA, ANTES QUE EU FALE COM MÁGOA OU MEDO, ANTES QUE EU ERGA AQUELA MURALHA DE PALAVRAS, RESPONDA: EU REALMENTE OUVI ISSO? PALAVRAS SÃO JANELAS OU SÃO PAREDES. ELAS NOS CONDENAM OU NOS LIBERTAM. QUANDO EU FALAR E QUANDO EU OUVIR, QUE A LUZ DO AMOR BRILHE ATRAVÉS DE MIM. HÁ COISAS QUE PRECISO DIZER, COISAS QUE SIGNIFICAM MUITO PARA MIM. SE MINHAS PALAVRAS NÃO FOREM CLARAS, VOCÊ ME AJUDARÁ A ME LIBERTAR? SE PARECI MENOSPREZAR VOCÊ, SE VOCÊ SENTIU QUE NÃO ME IMPORTEI, TENTE ESCUTAR POR ENTRE AS MINHAS PALAVRAS OS SENTIMENTOS QUE COMPARTILHAMOS." (RUTH BEBERMEYER)

Fonte - obvius


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 4 de outubro de 2020

Amanhã ...

 Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar ...
Guilherme Arantes - Amanhã

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 3 de outubro de 2020

Quem cuida das professoras?

Aula síncrona. Aula assíncrona. Aula por whatsapp. Aula gravada. Aula ao vivo.
Aula na plataforma virtual. Prepara o roteiro. Prepara o Power Point. Lê a BNCC. Planeja a aula. Olha o código da habilidade, pra confirmar se tá certo mesmo. Elabora a atividade, nem longa demais, nem resumida demais. Contextualiza o enunciado. Não pode ser difícil, se não eles não conseguem fazer. Não pode ser fácil, se não eles não serão desafiados. Procura um vídeo adequado para encaixar na aula, nem longo demais nem curto demais. E jogos educativos relacionados ao tema. Ah, uma música também. Salva figurinhas fofinhas pra mandar no grupo dos pais. Prepara o cenário, a caixa surpresa, os fantoches. Grava a aula. Pera, o carro do gás passou na hora, atrapalhou. Grava de novo. Manda áudio explicando a atividade. Mais um, pra não ficar dúvidas. "Manda uma foto bem bonita pra profe, segurando a tarefinha". Registra a aula. Faz o relatório. Faz a ficha de frequência. Baixa o app pra montagem das fotos ficar bonitinha. Eita, meu filho tá na aula on LINE, precisa de ajuda também. "Boa tarde crianças". "Liga a câmera por favor". "Desligue o microfone por favor". "Parem de conversar no chat por favor". Confere quem tá na aula. Manda mensagem pra quem faltou. Olha a plataforma, tem atividade pra conferir. Posta um livro, precisa estimular a leitura. Esse não, é simples demais. Esse também não, longo demais. Compra ring light. Compra tripé. Compra quadro. Formata o notebook. Aumenta a velocidade da internet. "Todo mundo faz silêncio, vou começar minha aula!". Vou botar um pó e um batonzinho pra não ficar com cara de doente. A professora do meu filho manda mensagem pedindo as fotos das atividades dele, que esqueci de mandar. Baixa o app do scanner. Compartilha tela. A Net caiu. "Profe, a senhora tá bugada". Recebo o recado: 'Manda a professora comprar um microfone que parece que ela tá falando dentro de uma lata'. Última aula do dia. Ufa! Vou desligar tudo agora! Não, pera, tem reunião pedagógica. Assista a live. Faça o curso de formação on LINE. Tem que se capacitar. "Novos desafios, novas possibilidades". Menina, meia-noite já! Vou dormir em paz. Sonho que o celular caiu e quebrou. Acordo desesperada. Penso no que tem pra fazer amanhã. Perco o sono. O dia amanheceu. Começa tudo de novo. E depois não sabem por que tem professor e professora enfartando, adoecendo e surtando. (Autor desconhecido.) Professoras e professores precisam de reconhecimento e respeito


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Meet da Semana Farroupilha da Turma 11

A turma 11 da professora Andréia também tem realizado atividades síncronas com encontros no meet. 
Um desses encontros contou, além da professora titular e estudantes da turma, com a participação da professora Lovani e o tema do encontro foi a Cultura Gaúcha - jogos, curiosidades e detalhes de nossa cultura,

Parabéns aos(às) participantes!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

BIBLIOTECA VIRTUAL

Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtuais visando, uma forma de democratizar a informação. Elas será uma grande aliadas dos professores. 
Inicialmente estamos montando nosso acervo virtual a partir do site Baixe Livros. Acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do acervo foram compartilhadas pela EMEF Campestre.
Curtam e socializem o acervo!
Acessem os livros de nossa Biblioteca Virtual clicando nos links abaixo.
Boa leitura!

Aulas síncronas com a Turma 42

A turma 42 dos Anos iniciais tem participado de atividades síncronas com as professoras titulares Ana e Rosane com o apoio das professoras Rose e Lovani. 
Nas fotos ao lado e abaixo identificamos as atividades no meet realizadas nos dias 8, 15 e 22 de setembro. 
No meet do dia 9 as professoras Ana, Rosane e Lovani esclareceram as dúvidas sobre as atividades da semana, realizaram a interpretação de texto e exercícios referentes à leitura.
No dia 15 Ana, Rosane e Rose trabalharam temas referentes à semana farroupilha e sua história.
Já no dia22 as professoras titulares desenvolveram a “técnica florescer”, fizeram a leitura de um texto sobre sentimentos e todos participantes falam sobre seus sentimentos.
Às terças-feiras, às 19h as professoras realizam com os participantes momentos no meet para esclarecimento de dúvidas, leitura e interpretação de textos. Os alunos Hector, Clara e Sophia tem participado regularmente dos momentos síncronos de reflexão e estudo com as professoras.

 
Parabéns às professoras e estudantes participantes das aulas online.

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca