Lembramos a todos(as) interessados(as) que o prazo final para a inscrição de chapas para a eleição do Conselho Escolar encerra amanhã, dia 08 de maio.
As chapas integram representantes dos quatro segmentos da escola - estudantes, pais, funcionários e professores.
Interessados em formar chapas devem entrar em contato com a Comissão Eleitoral para a entrega da documentação necessária.
Participe!
Informe-se!
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar
os que vivem em torno da escola, e dentro da escola,
no sentido de participarem, de tomarem um pouco
o destino da escola na mão, também. Tudo o que a
gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando
o trabalho imenso que se põe diante de nós
que é o de assumir esse país democraticamente.”
Paulo Freire
domingo, 7 de maio de 2017
sábado, 6 de maio de 2017
Formação PNAIC
Hoje nossas professoras do CAT em Tempo Integral participaram de mais um momento de formação do
PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, realizada no CEP Castelo Branco. Esta etapa do PNAIC trabalha a arte e as mídias na alfabetização. Para tratar deste tema, o encontro de hoje contempla uma das expressões da arte que é a música. A professora Lúcia Marques, trabalhou uma oficina de musicalização resgatando e oferecendo muitas opçoes para que se utilize na alfabetização esta importante ferramenta que é a música. As midias na alfabetização serão trabalhadas através de uma conversa com a Liane do NTE e através do estudo do caderno 04 do PNAIC 2016. Da nossa escola participam: Andréia Francisca, Andrea Reckziegel, Lisane, Ingrid, e Elisara como Aes e CPs e a professora Verani como Orientadora de estudos. Com esta atividade foram encerradas as atividades da etapa de 2016. Parabéns a todas pela participação e dedicação. Ao lado e abaixo algumas fotos da formação.
PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, realizada no CEP Castelo Branco. Esta etapa do PNAIC trabalha a arte e as mídias na alfabetização. Para tratar deste tema, o encontro de hoje contempla uma das expressões da arte que é a música. A professora Lúcia Marques, trabalhou uma oficina de musicalização resgatando e oferecendo muitas opçoes para que se utilize na alfabetização esta importante ferramenta que é a música. As midias na alfabetização serão trabalhadas através de uma conversa com a Liane do NTE e através do estudo do caderno 04 do PNAIC 2016. Da nossa escola participam: Andréia Francisca, Andrea Reckziegel, Lisane, Ingrid, e Elisara como Aes e CPs e a professora Verani como Orientadora de estudos. Com esta atividade foram encerradas as atividades da etapa de 2016. Parabéns a todas pela participação e dedicação. Ao lado e abaixo algumas fotos da formação.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Círculo de construção da paz
Foi realizada a dinâmica do "Círculo de construção de
paz" com os(as) estudantes do 1° ano do Ensino Médio, turma 102 do
noturno.
O círculo teve
a participação dos alunos e dos professores Anildo e Lioni.
"Os
Círculos proporcionam um momento de fala e de escuta respeitosa, onde cada um
pode falar de coração para coração. É um momento único para conhecermos nossos
alunos", diz a professora, que pretende, ao longo do ano, organizar novos
círculos.
Os Círculos de Construção de
Paz proporcionam
um ambiente de segurança e confiança para partilhar o dialogo. Os participantes
aprendem a desenvolver a consciência emocional e a praticar a cultura de paz
nas relações interpessoais."
Os valores
diretrizes construídos no grupo partiram da reflexão das frases de Martin
Luther King.
quarta-feira, 3 de maio de 2017
20 anos sem Paulo Freire: uma memória atual e necessária
"Há exatos 20 anos, em 2 de maio de 1997, morria um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire. É o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de doutor honoris causa de universidades da Europa e América e diversos prêmios internacionais, como o de Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recebido em 1986.
Paulo Freire defendeu uma educação crítica como prática da liberdade, a educação como ato dialógico e a necessidade de o professor ser pesquisador e ter rigor científico nas suas aulas, entre tantos outros aspectos. Duas décadas após a sua morte, essas ideias continuam vivas e cada vez mais presentes nas ações, projetos e políticas de educação integral."
Fonte - educacaoeparticipacao
"... Paulo Freire, que nos deixou o legado de uma pedagogia crítica e libertadora dos oprimidos. Ela compreende a educação no sentido amplo, como processo de formação, cujo objetivo fundamental é de humanizar e emancipar.
Suas formulações, sua prática educativa, demonstraram que a educação não pode se limitar a transmitir conteúdos, mas, sobretudo, a produzir conhecimentos como elemento constituinte da prática da liberdade. Ele afirma que “não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. Ou seja, a educação, ao pretender emancipar, deve tomar como ponto de partida a realidade, a situação de exploração dos oprimidos e análise crítica desta, para a busca da superação dessa situação de opressão, através da luta, organização e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Freire acreditava profundamente no ser humano e nos ensinou que somos seres inconclusos, compreendendo a educação e a aprendizagem como processos que perduram a vida toda. Dessa forma, acreditava que a mudança é possível, e compreendia a educação como uma instrumento para essa mudança, recusando o pensamento fatalista (neoliberal) que nega o sonho de outro mundo possível. Nas palavras de Freire, “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo”.
Ele nos inspira a nutrir o nosso difícil e sempre atual processo de luta pela superação das opressões. No dia 17 de abril de 1997, em sua última entrevista, referiu-se à marcha do MST como uma das expressões da importância da organização dos que não têm escola, dos reprovados, dos que querem amar e não podem. “Eu estou absolutamente feliz por estar vivo ainda e ter acompanhado essa marcha histórica que, como outras, revela o ímpeto da vontade amorosa de mudar o mundo”.
O mestre Freire está vivo nas diversas educadoras e educadores que ensinam a ler criticamente o mundo e nas educandas e educandos que aprendem que a liberdade está além do ABC. Seu legado está presente na luta por uma Educação Pública e Popular."
Fonte - outraspalavras
Links sobre os 20 anos da perda de um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos:
terça-feira, 2 de maio de 2017
Reunião JERGS 2017
Hoje pela manhã
participamos de reunião na SECEL – Secretaria de Cultura Esporte
e Lazer do Município de Lajeado, para discussão dos preparativos para
a etapa municipal dos JERGS 2017.
A reunião ocorreu na SECEL
e teve a coordenação do professor Márcio – Coordenador de Competições, do Sr.
Leandro – Coordenador de Esportes e pela professora Sandra Chiesa – Coordenadora
dos JERGS pela 3ª CRE de Estrela.Os jogos acontecerão nas modalidades de
Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez, nas
categorias Infantil – nascidos nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006 (2006
somente para as modalidades coletivas) e Juvenil – nascidos nos anos de 2000,
201 e 2002, nos naipes masculino e feminino.
Decidiu-se que o prazo
final para as inscrições é o dia 17/maio nas fichas de inscrição anexas ao
Regulamento dos JERGS Já enviado por e-mail às escolas. As inscrições devem ser
entregues na SECEL ou enviadas para o e-mail do Coordenador de Competições – márcio.vargas@lajeado.rs.gov.br.
Os jogos ocorrerão dias 23
e 24 de maio no Parque do Imigrante aqui em Lajeado, a partir das 8h.
A única documentação
válida para a participação nos jogos é a Carteira de Identidade.
Demais especificações e
esclarecimentos constam no regulamento dos JERGS 2017.
Boa sorte a todos(as)
estudantes atletas e professores na preparação das equipes e participação nos
jogos.
segunda-feira, 1 de maio de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)