Fonte - youtube
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Dia da Criança
Fonte - youtube
domingo, 11 de outubro de 2020
É a escalada ... (o caminho)
"Sempre haverá uma outra montanha
E eu sempre irei querer movê-la
Sempre será uma batalha difícil
Às vezes eu terei que perder
Não se trata do quão rápido eu chegarei lá,
Não se trata do que está me esperando do outro lado
É a subida" Miley Cyrus
Fonte - youtube
sábado, 10 de outubro de 2020
Como rebaixar o debate público sobre a reabertura das escolas
Fernando Cássio: o Brasil nunca controlou adequadamente a pandemia |
Fernando Cássio é doutor em Ciências e professor da UFABC, onde integra o grupo de pesquisa “Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola” (DiEPEE). Participa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Rede Escola Pública e Universidade (REPU).
Excertos do texto.
"Com a retomada paulatina de diversos setores do comércio no Brasil, as medidas para o relaxamento da quarentena não tardariam a bater nos portões das escolas. As redes de ensino já não têm condições de defender as virtudes de seu precário “ensino remoto”, que mais aprofundou desigualdades educacionais do que garantiu aprendizagens ou preservou vínculos entre estudantes e escolas. A pressão pela retomada das atividades presenciais era uma questão de tempo."
"Com todo o respeito ao jornalismo sério, quem acredita que a imprensa tenha a capacidade de, em poucos meses, convencer a maioria da população brasileira de que só é seguro reabrir escolas quando houver vacina? Antes de confiar tanto na capilaridade da imprensa, seria melhor que os defensores da reabertura dessem uma olhada no que circula nos grupos de WhatsApp das escolas. Após dois meses de jornalismo declaratório desbragadamente favorável à reabertura, as pesquisas de opinião seguem inalteradas. As pessoas continuam inseguras e têm razões para isso."
"A pauperização das escolas e a inépcia estatal no controle da pandemia já são fardos pesadíssimos sobre as unidades escolares, e o rebaixamento do debate não melhora a confiança das comunidades nos protocolos sanitários de retorno. Não haverá horizonte de escolas reabertas sem diálogo, enfrentamento conjunto dos problemas e responsabilidades compartilhadas para a construção de saídas coletivas."
sexta-feira, 9 de outubro de 2020
Justiça Restaurativa e Círculos da Paz
Ontem encerramos a formação com grupo de professores e funcionários da escola, com a participação do Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e da Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer.
Um dos ensinamentos ancestrais “é de que a experiência humana se compõe de aspectos: mentais, físicos, emocionais e espirituais”. O círculo de construção de paz cria espaço onde todos os participantes conseguem expor os aspectos da experiência humana e recebem reconhecimento.
Foram quatro dias de muito aprendizado, de trocas, estudo e de participação e realização de Círculos de Construção da Paz, como participantes e como facilitadores.
Encerramos a atividade na quinta-feira pela manhã com a apresentação pelo Promotor Sérgio do Pacto Lajeado pela Paz, do município de Lajeado.
A vice-diretora Andréa Reckziegel encerrou a atividade agradecendo aos formadores - Promotor Sérgio e Professora Susiane e parabenizou o grupo pela dedicação e empenho nas atividades.
Acima e abaixo algumas fotos do encerramento da formação.
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
BIBLIOTECA VIRTUAL da escola
Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtual visando democratizar a informação ainda mais. Ela será/é uma grande aliadas dos professores.
O acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do foram compartilhadas pela EMEF Campestre, pelo que agradecemos.
Curtam e socializem o acervo de nossa Biblioteca Virtual!
CLIQUE AQUI e acesse a Biblioteca Virtual.
Boa leitura a todos e a todas!
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Outubro Rosa - Nós apoiamos essa causa!
O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama.
Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a
população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce,
compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao
tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer
(INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as
mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos
novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e
aumenta as chances de cura do câncer de mama.
História
O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo
internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento
iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida
pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.
À medida que o evento cresceu, outubro
foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados
Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em
São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira
iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008,
quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.
terça-feira, 6 de outubro de 2020
Justiça restaurativa
Ontem iniciamos na escola um momento de formação com o tema da "Justiça Restaurativa" com um grupo, entre funcionárias e professores(as), de onze pessoas.
Inicialmente a diretora Nadir saudou os(as) participantes, comentou sobre as formações já realizadas por professores e funcionários e destacou a importância da discussão quanto a forma diferente de fazer justiça preconizado pela Justiça Restaurativa e pelos Círculos de Construção da Paz.
"A Justiça Restaurativa é uma nova forma de se fazer justiça, onde os envolvidos em conflitos destrutivos chegam de forma autônoma a acordos, reparando os danos que diferentes formas de violência causam a indivíduos e grupos, restaurando o tecido social esgarçado ou rompido pelas situações de desrespeito, prevenindo a violência pelo tratamento de suas causas, com atendimento aos direitos sociais até então negados e promovendo uma inserção comunitária mais justa, solidária e cidadã." Fonte - MP do Paraná
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
Comunicação não-violenta
"PALAVRAS SÃO JANELAS (OU SÃO PAREDES)
SINTO-ME TÃO CONDENADA POR SUAS PALAVRAS, TÃO JULGADA E DISPENSADA. ANTES DE IR, PRECISO SABER: FOI ISSO QUE QUIS DIZER? ANTES QUE EU ME LEVANTE EM MINHA DEFESA, ANTES QUE EU FALE COM MÁGOA OU MEDO, ANTES QUE EU ERGA AQUELA MURALHA DE PALAVRAS, RESPONDA: EU REALMENTE OUVI ISSO? PALAVRAS SÃO JANELAS OU SÃO PAREDES. ELAS NOS CONDENAM OU NOS LIBERTAM. QUANDO EU FALAR E QUANDO EU OUVIR, QUE A LUZ DO AMOR BRILHE ATRAVÉS DE MIM. HÁ COISAS QUE PRECISO DIZER, COISAS QUE SIGNIFICAM MUITO PARA MIM. SE MINHAS PALAVRAS NÃO FOREM CLARAS, VOCÊ ME AJUDARÁ A ME LIBERTAR? SE PARECI MENOSPREZAR VOCÊ, SE VOCÊ SENTIU QUE NÃO ME IMPORTEI, TENTE ESCUTAR POR ENTRE AS MINHAS PALAVRAS OS SENTIMENTOS QUE COMPARTILHAMOS." (RUTH BEBERMEYER)
domingo, 4 de outubro de 2020
Amanhã ...
Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar ...
Guilherme Arantes - Amanhã
sábado, 3 de outubro de 2020
Quem cuida das professoras?
Aula síncrona. Aula assíncrona. Aula por whatsapp. Aula gravada. Aula ao vivo.
Aula na plataforma virtual. Prepara o roteiro. Prepara o Power Point. Lê a BNCC. Planeja a aula. Olha o código da habilidade, pra confirmar se tá certo mesmo. Elabora a atividade, nem longa demais, nem resumida demais. Contextualiza o enunciado. Não pode ser difícil, se não eles não conseguem fazer. Não pode ser fácil, se não eles não serão desafiados. Procura um vídeo adequado para encaixar na aula, nem longo demais nem curto demais. E jogos educativos relacionados ao tema. Ah, uma música também. Salva figurinhas fofinhas pra mandar no grupo dos pais. Prepara o cenário, a caixa surpresa, os fantoches. Grava a aula. Pera, o carro do gás passou na hora, atrapalhou. Grava de novo. Manda áudio explicando a atividade. Mais um, pra não ficar dúvidas. "Manda uma foto bem bonita pra profe, segurando a tarefinha". Registra a aula. Faz o relatório. Faz a ficha de frequência. Baixa o app pra montagem das fotos ficar bonitinha. Eita, meu filho tá na aula on LINE, precisa de ajuda também. "Boa tarde crianças". "Liga a câmera por favor". "Desligue o microfone por favor". "Parem de conversar no chat por favor". Confere quem tá na aula. Manda mensagem pra quem faltou. Olha a plataforma, tem atividade pra conferir. Posta um livro, precisa estimular a leitura. Esse não, é simples demais. Esse também não, longo demais. Compra ring light. Compra tripé. Compra quadro. Formata o notebook. Aumenta a velocidade da internet. "Todo mundo faz silêncio, vou começar minha aula!". Vou botar um pó e um batonzinho pra não ficar com cara de doente. A professora do meu filho manda mensagem pedindo as fotos das atividades dele, que esqueci de mandar. Baixa o app do scanner. Compartilha tela. A Net caiu. "Profe, a senhora tá bugada". Recebo o recado: 'Manda a professora comprar um microfone que parece que ela tá falando dentro de uma lata'. Última aula do dia. Ufa! Vou desligar tudo agora! Não, pera, tem reunião pedagógica. Assista a live. Faça o curso de formação on LINE. Tem que se capacitar. "Novos desafios, novas possibilidades". Menina, meia-noite já! Vou dormir em paz. Sonho que o celular caiu e quebrou. Acordo desesperada. Penso no que tem pra fazer amanhã. Perco o sono. O dia amanheceu. Começa tudo de novo.
E depois não sabem por que tem professor e professora enfartando, adoecendo e surtando.
(Autor desconhecido.)
Professoras e professores precisam de reconhecimento e respeito
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Meet da Semana Farroupilha da Turma 11
A turma 11 da professora Andréia também tem realizado atividades síncronas com encontros no meet.
Um desses encontros contou, além da professora titular e estudantes da turma, com a participação da professora Lovani e o tema do encontro foi a Cultura Gaúcha - jogos, curiosidades e detalhes de nossa cultura,
Parabéns aos(às) participantes!
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
BIBLIOTECA VIRTUAL
Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtuais visando, uma forma de democratizar a informação. Elas será uma grande aliadas dos professores.
Inicialmente estamos montando nosso acervo virtual a partir do site Baixe Livros. Acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do acervo foram compartilhadas pela EMEF Campestre.
Curtam e socializem o acervo!
Acessem os livros de nossa Biblioteca Virtual clicando nos links abaixo.
Boa leitura!
Aulas síncronas com a Turma 42
A turma 42 dos Anos iniciais tem participado de atividades
síncronas com as professoras titulares Ana e Rosane com o apoio das professoras
Rose e Lovani.
Nas fotos ao lado e abaixo identificamos as atividades no meet realizadas
nos dias 8, 15 e 22 de setembro.
No meet do dia 9 as professoras Ana, Rosane e Lovani
esclareceram as dúvidas sobre as atividades da semana, realizaram a
interpretação de texto e exercícios referentes à leitura.
No dia 15 Ana, Rosane e Rose trabalharam temas referentes à
semana farroupilha e sua história.
Já no dia22 as professoras titulares desenvolveram a “técnica
florescer”, fizeram a leitura de um texto sobre sentimentos e todos participantes
falam sobre seus sentimentos.
Às terças-feiras, às 19h as professoras realizam com os
participantes momentos no meet para esclarecimento de dúvidas, leitura e
interpretação de textos. Os alunos Hector, Clara e Sophia tem participado
regularmente dos momentos síncronos de reflexão e estudo com as professoras.