"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

CPERS - 44 Anos de História e Lutas

Na terça-feira, dia 22 de setembro, o 8º Núcleo do CPERS/Sindicato, com sede em Estrela/RS, completou 44 anos de uma linda história de lutas visando a valorização dos trabalhadores da educação e da educação pública de nossa região e estado.

O 8º Núcleo do CPERS/Sindicato foi fundado em 22 de setembro de 1976 pelo Presidente do CPERS Central Hermes Zanetti, no Centro de Artes Ciências e Tecnologia do município de Estrela.
Conforme a foto da fundação abaixo, foi empossada Ruth Mylius Schwertner como Diretora, Maria Fani Scheibel domo Secretária, Nely Lenhardt como 2ª Secretária e Ilse Eggers Wagner como Tesoureira.

Fundação e posse da 1ª Direção do 8º Núcleo do CPERs/Sindicato
Hoje o Diretor Geral do 8º Núcleo é o Sr. Gerson Luis Johann, Sandra Mara Karpiuk é a Vice-direotora, Ana Paula Marchi Pontin é a Secretária, Luiz Heitor Finatto é o Tesoureiro e Elisete Cardoso dos Santos, Marcos Alberto Dal Cin, Delmidia Gergmann Foletto, Eloede Gonzatti e Nildete Porto Fazenda são os Diretores.
O representante de nossa escola junto ao CPERS/Sindicato é o professor Gilmar Francisco de Vargas.
A sede do 8º Núcleo é na Rua 13 de Maio, 328 sala 2, Centro, Estrela/RS e tem horário de atendimento das 8h às 12h e 13h30min às 17h - Telefone (51) 3712 1798 e e-mail - nucleo8@cpers.org.br. Site - CPERS/RS.

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

educaretransformar

Foto do educador Celso Antunes com a frase:

"Toda esta terrível certeza ensina-nos que é chegada a hora de um novo currículo, uma escola do amanhã, que nos desperte para a criatividade, 
eduque nossa atenção, ajude-nos a encontrar trilhas para 
viver valores efetivos e eduque cada um de nossos sentidos."


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Paulo Freire - 99 anos


Dia 19 de setembro comemoramos os 99 anos do educador Paulo Freire - PauloReglus Neves Freire, nascido em Recife em 1921.

"Impossível seria não homenagear o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, no dia em que celebraria 99 anos. Sua trajetória deixa para o mundo lições de como pensar na educação além do espaço escolar. Ficam os ensinamentos também para combater a educação excludente e elitista.

Rumo aos 100 anos, a educação já faz uma salva de palmas por suas contribuições e o seu legado marcado pela amorosidade com que educava. O diálogo estava sempre presente na sua metodologia. Afinal, o educar, ensinar, é uma troca constante de conhecimento e aprendizado."

Fonte - appsindicato
"Ao longo de sua trajetória tornou-se um dos mais importantes pensadores do
Fonte - slideplayer
século XX. Devido a sua prática político-pedagógica libertadora, considerada subversiva no período da ditadura, viveu exilado por 16 anos (1964-1980).

Sempre defendeu que o objetivo da escola é ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transformá-lo”. Para ele, os educadores(as) devem levar os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdade absoluta. Dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”, ressaltava. Isso implica em um dos seus princípios fundamentais: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Ou seja, em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.
Freire escreveu mais de 20 livros como único autor e 13 em coautoria."
Fonte - cpers
Sua obra, seu maior legado.
Abaixo socializamos link da página do cpers com links para acessar 17 obras de nosso patrono em pdf.
"Não há melhor forma de homenageá-lo do que estudando suas obras, 
refletindo sobre seu legado e buscando assim formas de 
resistir aos ataques à educação."
Boa leitura a todos e a todas!

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Reunião com o NTE

Na tarde de quarta-feira, 16 de setembro, às 16h, os assessores do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Estrela, Rafael Gravina e Caroline Borges participaram, com a direção e professores da escola, de uma reunião pelo Meet, onde orientaram e esclareceram dúvidas quanto ao manejo e aproveitamento dos inúmeros recursos do Google Classroom.
O momento de formação e esclarecimentos foi muito importante para a direção e professores. Na reunião muitas dúvidas e questionamento dos professores puderam ser esclarecidos pelos assessores.
Agradecemos aos participantes do encontro e aos formadores pelo momento.

“No mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, 
como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer.” Andrea Ramal
Fonte - pensador


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Rios voadores - A Dança da Chuva

Rios voadores - animação
Entrevista:
De onde vem a água que chega às torneiras das cidades no Sudeste brasileiro? O que explica a escassez que causou alarme nos últimos meses, num país renomado pela abundância de água doce? Sem a possibilidade de chegar a uma resposta simples e incontestável, aspectos diversos do assunto foram tratados na reportagem de capa da edição de dezembro de Pesquisa FAPESP. E não cabe num único vídeo. Fomos perguntar ao pesquisador Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre a importância da Amazônia na formação de rios voadores que levam água para regiões distantes dentro do Brasil e nos países vizinhos. O que ele contou, na conversa realizada no jardim do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), é essencial para as reflexões da engenheira Monica Porto, da Escola Politécnica da USP, sobre a importância da chuva para abastecer os mananciais paulistas.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

Dia da Árvore

Ipê Amarelo - Árvore símbolo de Lajeado

"O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores."

Fonte - brasilescola
Temos o que comemorar no Brasil hoje?
Fonte - amazoniareal
Fonte - g1
Fonte - dw
Proteger as árvores e a natureza é valorizar a vida! 
Será que estamos no caminho certo?


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 20 de setembro de 2020

Dia do gaúcho

Dia 20 de setembro comemoramos o "Dia do Gaúcho"! 
“Nunca usei bombacha, não gosto de chimarrão e nem de me lembrar da última vez que subi num cavalo. Aliás, o cavalo também não gosta.”

"Se trouxeres teu orgulho de ser brasileiro, te entregarei a minha honra de ser gaúcho."
Abaixo reproduzimos o trabalho realizado por - RogerioPBastos10 no Ministério do Turismo no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre com o título - "Tradições Brasil - Rio Grande do Sul, Episódio - Semana Farroupilha", que inicia a apresentação com uma fala do tradicionalista Paixão Côrtes, ilustre personagem da cultura e do movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul.


Fonte - youtube
Günter Martin Wüst · Ceu, Sol, Sul, Terra E Cor
Autor - Jader Moreci Teixeira (Leonardo) - Os Serranos

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 19 de setembro de 2020

Natureza Ameaçada

Imagem de um rio poluído pelas barragens e a frase do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano" 

"Se a natureza fosse um banco, já teria sido salva."

Fonte - instagram

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Mudar o mundo

Imagem representando Dom Quixote e Sancho Pança e a frase:

"Mudar o mundo, amigo Sancho, 
não é loucura nem utopia...
É justiça!"

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Internet patrocinada - Prof. Eldo

No vídeo de hoje vou mostrar como usar o App Estudar.RS para acessar a internet patrocinada e o Google Sala de Aula sem gastar seu pacote de dados.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Meet com a Turma 91

Como aula síncrona das disciplinas de Projeto de Vida e História, o professor Gilson abordou a Independência do Brasil como projeto de vida com a Independência pessoas dos participantes quando chegarem a vida adulta. 
Foi muito interessante, com a participação de 11 estudantes, a maioria feminina. Mantiveram as câmaras fechadas, mas participaram com perguntas, depoimentos e alertas sobre a participação dos colegas e ou sobre a necessidade de gravação da aula. 
Os questionamentos foram bastante relevantes e mostraram a preocupação com a possibilidade de retorno das aulas presenciais. 
Abaixo, selecionamos algumas manifestações dos estudantes via chat da aula.

"Camily Luiza Seidel - Não chamaram meu nome kkkk mas tô falando aqui, a explicação do professor foi bem clara, e hoje em dia eu sinto que é muito mlr q antes por nós mulheres podermos ser independentes de si mesmas não dos homens, e fica feio pra algumas pessoas q ainda n entenderam isso e é isso pela minha parte kkk.. falei basicamente uq o sor falou mas é isso q eu entendo tbm sobre isso kkkkkk"

"Priscila Lima - Hoje em dia na minha opinião eu nunca dependi de homem pq quem me crio foi minha vó e minha mãe não tive homem presente tenho um irmão e namorado mais bem pelo contrário eles que são dependentes pra quais tudo tem que pedi ajuda kkkkkk "

"Cecília da Silva Echevenguá - Eu achei muito boa a aula de hoje kkkkkk"

"Ana Clara Vitoria Mentz - Eu gostei muito da aula de hoje foi bem legal"

"Daniele de Oliveira Porfirio - Eu gostei da aula aprendi muito hoje tchau ate a próxima bjs"

#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Entrega Material Anos Iniciais

Amanhã, dia 16 de setembro teremos na escola, das 13 às 15h, a entrega de material impresso para os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano, doa Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
As turmas dos 6º aos 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio continuam com as atividades no Google Sala de Aula e nas atividades síncronas agendadas pelos professores pelo Meet.
Quem tiver dificuldade para cadastro e utilização da "Internet Patrocinada" pelo governo do estado pode agendar com as professoras na escola auxílio na tarde da quarta-feira.

RESPEITEM O HORÁRIO E A DATA
dia 16/setembro - 4ª Feira - das 13h às 15h 
COMPAREÇAM À ESCOLA DE MÁSCARA!
O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO.  PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
LAVEM AS MÃOS CONSTANTEMENTE!
MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES! 

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Internet patrocinada

Abaixo reproduzimos orientações do site da seduc sobre a "Internet Patrocinada".

"O serviço de internet patrocinada já está disponível para garantir o acesso de estudantes e educadores às Aulas Remotas em todo o Rio Grande do Sul, em uma ação que beneficia os 820 mil alunos e os mais de 60 mil professores da Rede Estadual. 
O plano especial de internet pode ser utilizado exclusivamente para conteúdos educacionais, permitindo acesso à plataforma Google Sala de Aula e diversos recursos multimídia, como vídeos, áudios, textos e webconferência. 
Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, este é um momento importante e que beneficia especialmente os estudantes que mais necessitam, mas também os professores, que terão acesso gratuito à internet para elaborar as aulas e fazer com que o conteúdo chegue até os alunos e suas famílias.
“A disponibilização da internet patrocinada para estudantes e professores da Rede consolida o processo de implantação das Aulas Remotas. Esta ação visa oferecer condições de acesso aos que mais precisam para que possam trabalhar conteúdos pedagógicos por meio da plataforma Google Sala de Aula”, destacou Faisal.
Devido à suspensão das atividades escolares presenciais por causa da pandemia, as Aulas Remotas começaram a ser a implantadas em junho e fazem parte do modelo híbrido de ensino, que também compreende aulas presenciais – ainda sem data de retorno.
A iniciativa proporcionou, por meio do Google Classroom, a criação de mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 500 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares."

Fonte - seducrs
Confira o tutorial para acesso:

Internet Patrocinada - Acesso 
Sabia como acessar à internet patrocinada disponibilizada pelo governo do Rio Grande do Sul para os alunos e professores da rede estadual de ensino. Crédito: TV Seduc RS

Veja como fazer seu cadastro no gov.br:


Fonte - seducrs


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca