"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Pracinhas na escola

"O ato de brincar tem sido sempre uma marca fundamental para vivenciar a infância. A brincadeira é o modo através do qual a criança tem a possibilidade de se desenvolver socialmente, cognitivamente e culturalmente. Objetivo Específico Possibilitar crescimento: físico, motor, mental, pessoal, social, cultural, educacional. - Desenvolver competências, - Desenvolver autonomia, - Desenvolver práticas individuais e coletivas, - Integração social, - Desenvolver a inteligência e a expressão, - Desenvolver a criatividade, Desenvolver percepção, linguagem e corporeidade, - Desenvolver habilidades, - Estimular a curiosidade, - Promover auto-confiança, segurança, equilíbrio e limite."
Fonte - cosemsmg
O parquinho, ou pracinha na escola é fundamental para os(as) estudantes doa Anos Iniciais. As cores, o lúdico e as novas descobertas que que os brinquedos proporcionam fazem parte do cotidiano das crianças.
Nesta perspectiva, a escola, no período de férias, investiu nos consertos e melhorias necessárias para deixar suas duas pracinhas e brinquedos no pátio interno em condições de serem explorados pelos(as) estudantes durante o ano.
O parquinho escolar proporciona o desenvolvimento de habilidades, a exploração da natureza e possibilitam que a criança tenha contato com a areia, o sol, a vegetação, os pássaros e ruídos externos, experimentando novas formas de estar e interagir com o mundo a sua volta. Acesse o blog aquarelaparques e acompanhe a reportagem.
Nas fotos abaixo o pessoal trabalhando nos consertos e pintura das pracinhas.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Melhorias na Escola - Reposição das Vidraças II

"O Sr. Hércules Pereira, diretorpresidente do Instituto de Gestão Educacional Signorelli, do Rio de Janeiro, "só com a conscientização e a soma de esforços é possível melhorar os padrões de uso e a qualidade dos prédios escolares". Uma boa oportunidade para realizar essa tarefa são as reuniões com a comunidade. Que tal criar um comitê para promover ações com o objetivo de sensibilizar e capacitar alunos, professores, familiares e moradores da vizinhança para ajudar na manutenção do patrimônio? Vale, por exemplo, convocar os interessados para fazer um mutirão e deixar nova a pintura das paredes ou para organizar um evento com a finalidade de levantar fundos para melhorar as instalações. O importante é que todos se sintam pertencentes e responsáveis pelo espaço. "Ajudar a manter a integralidade física e cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade, valoriza o sentimento de pertencimento a um grupo capaz de vencer desafi os, reafirma valores e faz com que todos vejam a escola como um patrimônio da comunidade", diz Anaci." 
Fonte - gestãoescolar
Trabalho de retirada dos vidros quebrados, retirada e colocação das telas de proteção teve andamento na sexta-feira, dia 18 de janeiro e na semana seguinte e encerrado no início de fevereiro.
Prevenir o desgaste, planejar a conservação e engajar a comunidade escolar na detecção de problemas é a garantia de uma boa gestão dos recursos físicos e materiais.
Cabe a nós, comunidade escolar da EEEM Santo Antônio, zelarmos pela conservação das vidraças e patrimônio da escola que, na verdade é patrimônio de todos e todas nós!
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Estupidez!

Imagem com frase de Mário Sergio Cortella:
"A filosofia explica que só há um erro que é admissível,
o erro inédito. Os outros são estupidez."
Fonte - frasesdecortella
"A expressão 'tragédia´ usada em algumas situações como essa e em outros desastres resultantes da negligência ou omissão humana, não deveria ser tão elástica. Do ponto de vista conceitual, ´tragédia´ é tudo que nos ocorre e que não poderíamos impedir, por estar além das forças humanas, como, por exemplo, um tsunami, um terremoto, a eclosão de um vulcão, um tufão; no campo da Filosofia tudo o que poderia ter sido evitado ou resultou de descaso ou equívoco humano é um ‘drama’, e não uma tragédia. Um terremoto é trágico, mas a ausência de meios de alerta e proteção em algumas regiões do planeta é dramática; a seca inclemente ou o deserto é uma tragédia, mas a fome e a sede para alguns é dramática... A ideia de tragédia neste caso traz a marca incorreta do inevitável, reduzindo as responsabilidades de quem, de fato, as tem."
Veja o vídeo de Mário Sergio Cortella clicando aqui!
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

CPERS recebe Eduardo Leite e abre mesa de negociação

"CPERS recebe Eduardo Leite e abre mesa de negociação" é o título da publicação do site do CPERS, de 6 de fevereiro último, quando o governador foi recebido na sede do Sindicato pela presidente Helenir Aguiar Schürer e demais integrantes da diretoria.
Dentre muitos temas, pautas como o piso, reposição salarial, qualidade da educação, valorização profissional, CREs, Plano de Carreira, previdência e situação fiscal do Estado foram tratadas na primeira rodada de diálogo entre a direção de CPERS e o governo Eduardo Leite.
Na foto ao lado o Governador Eduardo Leite com a Presidente do CPERS Sindicato Helenir Aguiar Schürer.
Acesse a íntegra da reportagem clicando aqui!
Reflita, curta, compartilhe, comente!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Pessoa excelente ...

Imagem com frase de Mário Sergio Cortella
"Uma pessoa excelente é aquela que faz mais do que a obrigação. Quem está motivado faz mais do que a obrigação, isto é, tem a obrigação como ponto de partida e não de chegada."
Reflita, curta, compartilhe, comente!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Mutirão de Limpeza e Melhorias

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Sr. Itair Fiuza, membro de nossa Comunidade Escolar esteve na escola  auxiliando com a pintura da Sala da Direção, Secretaria e outros ambientes.
Nossa escola necessita por demais do auxílio da comunidade escolar para limpeza, para melhoria das instalações escolares, de móveis e de tantas outras atividades.
A parceria de pais junto à escola para realização de mutirões com diferentes finalidades é algo a ser discutido, incentivado e realizado por todos nós, no sentido de construirmos sempre melhores condições de ensino e de aprendizagem a todos nossos(as) estudantes, educadores(as), funcionários e direção da escola, em suma, para os filhos e filhas da Santo Antônio.
"Leio no jornal sobre a comunidade se organizando e fazendo um "Mutirão no Lajeadense" e me perguntei, quando poderemos postar sobre a organização de nossa comunidade escolar em mutirão junto à nossa escola?"  Prof. Günter.
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.
Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
Madre Teresa de Calcutá - Fonte - pensador
Queremos poder contar com muitas gotas de colaboração durante o ano.
A colaboração do Sr. Itair é digna de registro e de agradecimento. 
Reflita, curta, compartilhe, comente!

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Albert Einstein

Frase de Albert Einstein "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
Fonte - pensador 
Reflita, curta, compartilhe, comente!

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Pensar é transgredir

Excelente reportagem do site revistaprosaversoearte da escritora gaúcha Lya Luft, com o título - "Para reinventar-se é preciso pensar", crônica ‘Pensar é transgredir”, de Lya Luft (foto ao lado), do livro ‘Pensar é transgredir’. Rio de Janeiro: Editora Record,  2004.
"Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos – para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo."
A crônica da santacruzense Lya Luft é, como de praxe, excelente!
Recomendamos a leitura.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Pebolin, Flaflu, Grenal ...


Quarta-feira a tarde, a Sra. Iclair Zin, secretária da Paróquia Católica de Moinhos esteve na escola juntamente com a professora Rose Pilz, da Sala de Recursos, esteve na escola para fazer a doação de um "pebolim", "flaflu", "grenal" ..., para utilização junto às turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral.
"Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida.” Mário Quintana - Fonte - belasfrasesdeamor
Na foto ao lado a Vice-diretora Márcia, a Sra. Iclair Zin e a professora Rose Pilz.
Agradecemos a doação, que será muito utilizada nas atividades junto às turmas.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática

"Modelo de laboratório de informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado.
O modelo de laboratório de informática, que vem sendo praticado nas escolas brasileiras há muito tempo, está ultrapassado. Ele foi importante para trazer a informática para o contexto das escolas, mas hoje não atende mais os anseios de uma educação que busca não apenas transmitir informações, mas também resgatar a vontade dos estudantes de ir à escola e aprender. Urge a necessidade de novas abordagens para trabalhar a tecnologia na escola. Neste sentido, a abordagem maker possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores. Possibilita impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer mais frequentemente temas relacionados a disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Com a redução do custo dos equipamentos de fabricação digital, o investimento para montagem de um laboratório maker já se equipara ao investimento para montagem do laboratório de informática. O maker é uma nova abordagem para a tecnologia na escola e os espaços maker deverão substituir gradativamente o laboratório de informática, com muitas vantagens."
Fonte – portal.educacao
O título da postagem e o texto acima foram extraídos do site portal.educacao, postagem publicada dia 29/janeiro/2019.
O texto é muito interessante e o assunto merece uma profunda reflexão por parte dos(as) educadores.
Aproveitem o fim de férias e façam a leitura da reportagem.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Cuidando de nossa escola

Imagem com a frase "Educando para a vida!"
No site do portaldoprofessor, do MEC, encontramos a descrição do projeto intitulado "Cuidando de nossa escola", de autoria da professora e pedagoga mineira  VANEIDE CORREA DORNELLAS, com coautoria de Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rozzotto. 
O projeto integra as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, onde coloca que 
o(a) educador(a) tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.
Manter a estrutura física, salas, paredes, janelas e todo o material didático e pedagógico da escola é função de todos e todas nós e cabe a nós educadores(as) darmos o exemplo neste zelo, cuidado e conservação das "coisas da escola", exercitarmos e desenvolver este sentimento e essa ação junto a nossos estudantes dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.
Acessem o projeto e tirem ideias para a elaboração de ações junto à nossa escola já desde o primeiro dia de aula do novo período letivo.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Escola e bairro

Imagem com pessoas de mão dadas sobre o globo terrestre.
No site gestãoescolar encontramos reportagem de Cláudio Neto intitulada "Como uma escola pode se articular com o bairro?", com créditos da imagem da Wikimedia Commons.
A reportagem é interessante e vem ao encontro do lema de nossa escola que é - "Valorização do ser humano e do meio em que vive em busca de transformação." 
Na reportagem o autor comenta que "A escola não está alheia a tudo aquilo que acontece na sua área de abrangência. É lá que as pessoas vivem, trabalham, se divertem, estudam e dão vida ao lugar. Reconhecer isso é importante, e não significa que a escola tenha que se isolar no seu território e ignorar a sociedade mais ampla ou aquilo que acontece no Brasil e no mundo. Pelo contrário, além de considerar tudo isso, ela também deve olhar aquilo que está ao seu redor. As histórias de vida das pessoas e do lugar são importantes e devem, inclusive, fazer parte do currículo local."                                                Fonte - gestaoescolar
Leitura que nos ajuda no trabalho cotidiano para atingirmos uma educação de qualidade, participativa e que valoriza o meio em que a escola está inserida, valorizando e respeitando a comunidade escolar do bairro.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Aprender ...

Imagem com a frase de Lídia Vasconcelos - "Não é a necessidade de ENSINAR
que faz surgir um professor, mas a necessidade de APRENDER."

Fonte - educaretransformar
Reflita, curta, compartilhe, comente!