"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática

"Modelo de laboratório de informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado.
O modelo de laboratório de informática, que vem sendo praticado nas escolas brasileiras há muito tempo, está ultrapassado. Ele foi importante para trazer a informática para o contexto das escolas, mas hoje não atende mais os anseios de uma educação que busca não apenas transmitir informações, mas também resgatar a vontade dos estudantes de ir à escola e aprender. Urge a necessidade de novas abordagens para trabalhar a tecnologia na escola. Neste sentido, a abordagem maker possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores. Possibilita impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer mais frequentemente temas relacionados a disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Com a redução do custo dos equipamentos de fabricação digital, o investimento para montagem de um laboratório maker já se equipara ao investimento para montagem do laboratório de informática. O maker é uma nova abordagem para a tecnologia na escola e os espaços maker deverão substituir gradativamente o laboratório de informática, com muitas vantagens."
Fonte – portal.educacao
O título da postagem e o texto acima foram extraídos do site portal.educacao, postagem publicada dia 29/janeiro/2019.
O texto é muito interessante e o assunto merece uma profunda reflexão por parte dos(as) educadores.
Aproveitem o fim de férias e façam a leitura da reportagem.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

Nenhum comentário: