"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Mobilização da Comunidade Escolar

O assunto que abordaremos deve e está tendo, por parte da escola, uma atenção muito especial.
"Como envolver a comunidade escolar no cotidiano da escola? como fazer para que pais e mães se interessem pelo projeto da escola e compareçam às reuniões?
Uma série de experiências de mobilização já foram tentadas, para uma participação mais efetiva.
A partir do uso dos indicadores da Qualidade na Educação algumas experiências podem ser utilizadas para responder a estas perguntas.
A partir destas experiências foram elaboradas 20 dicas, divididas em quatro eixos: dotar de significado a reunião; modos ampliados de divulgação; garantia das condições de participação e estabelecimento de um canal permanente de comunicação.
Utilizado em cerca de 70 redes de ensino municipais e estaduais, os Indicadores constituem uma proposta metodológica de auto avaliação participativa. Por meio do uso do material, a comunidade pode julgar a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identificar prioridades, estabelecer planos de ação, implementar e monitorar seus resultados.
As dicas para mobilização da comunidade escolar pretendem contribuir com a discussão sobre a participação da sociedade nas discussões dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e, consequentemente, das políticas educacionais. As estratégias de mobilização foram sistematizadas com base nos planos de ação de cerca de 100 escolas da região do Vale do Paraíba (SP) que utilizaram os Indicadores da Qualidade na Educação para avaliar a qualidade da escola. Clique aqui e confira o relatório completo."
Reflita, curta, compartilhe, comente!

Nenhum comentário: