"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 28 de maio de 2022

Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo.

          Projeto Geral da Escola:
          Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Título do Projeto - Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo
Escola - Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio
Município de Lajeado, bairro Santo Antônio - 3ª CRE
Diretora - Andréa Reckziegel
Vice-diretores - Nadir Rosane Hartmann, Samuel Martins e Carine Peruzzo
Coordenação Pedagógica - Verani Berté, Nadir Rosane Hartmann e Samuel Martins
Professores envolvidos - estão citados nos subprojetos

APRESENTAÇÃO

A ideia da frase tema do nosso projeto de escola do ano de 2022, em dúvida,
assentou como uma luva. A ideia que pensamos em partilhar é simples. mas é tão simples e óbvia, que por vezes é desvalorizada ou sobreposta por mil e uma tarefas, ocupações ou interesses da realidade atual.
Qual a chave para uma educação bem-sucedida? Como devemos nos posicionar perante a criança, o adolescente e o jovem? Persistir ou desistir? Ser professor significa que temos um papel importantíssimo na orientação do voo dos nossos estudantes.  Nesta perspectiva, jamais devemos abdicar da responsabilidade que temos em mãos, assumindo-a na integralidade perante ao estudante e perante a Sociedade.
A educação em nossa escola, tem que ser restaurativa, isto é, centrada no diálogo, na escuta e no acolhimento. Uma educação que busca novas metodologias e que auxilie o estudante a ser protagonista da sua história e da transformação da sua realidade.

JUSTIFICATIVA

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
O que Rubem Alves quis dizer sobre escolas gaiolas e escolas asas? Uma prende e a outra liberta, mas do quê? É claro que o autor estava se referindo a pensamentos aprisionados e não a atitudes apenas. Há tanta confusão com a palavra liberdade hoje, que se formos promover um debate, certamente nos demoraríamos em sua conclusão.
Assegurar que a criança não aprisione a sua mente é um grande desafio, pois há que se lutar contra um sistema estabelecido que aprisiona e não liberta. Não há interesse para que as pessoas pensem livremente. O sistema nos empurra para uma massificação mental, onde tudo deva ser controlado por ele. E quando há controle, há aprisionamento.
A função da escola é assegurar que a massificação não ocorra para que a liberdade de pensamentos se estabeleça. Como fazê-lo? Aproveitando todas as oportunidades que a criança apresenta no espaço escolar e fora dele. Há uma maneira de libertar pensamentos e isso só será possível quando houver de fato, uma compreensão clara do que seja liberdade.
Todas as turmas estarão desenvolvendo de maio até julho um projeto em sala de aula. Na última semana de aula do semestre, estaremos realizando em nossa escola um Seminário onde as turmas apresentarão os seus projetos,

     Temas dos Subprojetos:

          1º ano - Mentes que brilham
          2º ano - Comer, comer para poder crescer
          3º ano - Cuidando de mim e do outro eu cuido do mundo!
          4º ano - Penso, logo escrevo!
          5º ano - Resgatando a história da escola
          6º ano - As questões ambientais na zona urbana
          6º ano - Liderança
          7º ano - A tela do meu corpo - Tatuagens
          8º ano - Anti bullying: somos todos iguais nas próprias diferenças
          9º ano - Meio ambiente
          9º ano - Cuidar de mim e ser feliz!
          1º ano EM - Sarau poético
          2º ano EM - Conhecendo os programas sociais da Comunidade Santo Antônio
          3º ano EM - Liderança e ações solidárias

 Assim que os projetos estiverem sendo desenvolvidos postaremos aqui fotos e comentários sobre as atividades de cada uma das turmas.


EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

Nenhum comentário: