"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 17 de maio de 2022

... "orientar o voo"

"Educar não é cortar asas, e sim orientar o voo." Paulo Freire
Vice-diretora Nadir, Valdemar e Orientador Anildo
Na quarta-feira passada recebemos na escola a visita do ex-aluno Valdemar Bergmayer Krilow Junior, formado em 2017, que veio nos contar novidades e um pouco da sua busca pelo objetivo de "ser médico".
Valdemar nos fez um rápido relato na busca de seus objetivos e da busca em realizá-los.
“Quando terminei o ensino médio, já sabia que queria ser médico.
Me formei em 2017 e estamos em 2022, nesse período me preparei e busquei maneiras para tornar isso possível.
Minha primeira tentativa foi tentar conseguir uma vaga em alguma faculdade federal brasileira. Tentei e não consegui. Tentei ingressar na medicina através de uma faculdade privada, mas os valores das mensalidades estavam fora da minha realidade financeira.
Procurando maneiras de viabilizar o meu sonho fui atrás de outras alternativas e descobri que na Argentina o ensino público, realmente é público inclusive pra mim que sou um estrangeiro.
Na Argentina não existe vestibular, a forma de ingresso das faculdades não é eliminatória. Lá, cabe ao aluno fazer uma prova e alguns exames, que servem para medir seu conhecimento, e, se aprovado ... "bem-vindo à universidade".
Algumas faculdades públicas argentinas sequer exigem que o aluno seja aprovado no processo de ‘pré grado’, como no caso da universidade em que vou estudar a UNR que fica na cidade de Rosário, na província de Santa Fé.
O peso argentino, é bem desvalorizado em relação ao real brasileiro fazendo com que, quem tenha alguma renda em reais, fique com um custo de vida mais baixo e tenha condições de se sustentar, como é o meu caso.
Após toda essa caminhada fico muito feliz em saber que posso realizar meu sonho de ser um médico.”

Todos na escola ficaram felizes com o relato e com o sucesso do Valdemar.
“Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias.” Paulo Freire
Parabéns e sucesso Valdemar!

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

Nenhum comentário: