"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Desenvolvimento da Motricidade Humana

"Desenvolvimento da Motricidade Humana nas aulas de Educação Física: Reconstruindo as boas práticas pedagógicas é o título e tema do trabalho realizado nas aulas de Educação Física dos Anos Iniciais da escola com o professor Jaques.
No contexto escolar que nos encontramos neste momento, onde somente a técnica e a competitividade exacerbada tomam conta de nossa prática pedagógica, nos voltamos para a construção de novas metodologias que venham a enriquecer essa área de conhecimento. Nesse sentido, buscamos apoio em Feitosa (1993, p. 148) que salienta “precisamos tratar o problema da robotização do movimento como, talvez, o ponto de partida para a revolução pedagógica”. Com isso queremos deixar claro que não temos a intenção de apresentar receituário pronto e acabado, nem   temos a pretensão de resolver todo o problema da Educação Física Escolar Brasileira, mas contribuir singelamente para uma reconstrução democrática e emancipadora de nossa prática pedagógica, visando uma real “humanização de nossa sociedade”, a qual Freire (1987, p.38) defende:
"O que nos parece indiscutível é que, se pretendemos a libertação dos homens, não podemos começar por aliená-los ou mantê-los alienados. A libertação autêntica, que é a humanização em processo, não é uma coisa que se deposita nos homens. Não é uma palavra a mais, oca, mitificante. É práxis, que implica na ação e na reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo."
O Professor Jaques Bochi tem utilizado estas práticas com os alunos dos anos iniciais em suas aulas de educação física. Confira nas fotos.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”  Paulo Freire


EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

Nenhum comentário: