Através desta atividade a professora Luciana pode reproduzir a história e 'as crianças aprenderam, de forma lúdica, sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, a cultura indígena e a diversidade do nosso país. Essas atividades estimulam a criatividade, a imaginação e o conhecimento histórico das crianças, além de promoverem a valorização da nossa cultura e história. Com essas experiências, as crianças podem se conectar de forma significativa com o passado e compreender melhor o presente em que vivemos.' Fonte - jatapronto
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Balões do Descobrimento do Brasil
Através desta atividade a professora Luciana pode reproduzir a história e 'as crianças aprenderam, de forma lúdica, sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, a cultura indígena e a diversidade do nosso país. Essas atividades estimulam a criatividade, a imaginação e o conhecimento histórico das crianças, além de promoverem a valorização da nossa cultura e história. Com essas experiências, as crianças podem se conectar de forma significativa com o passado e compreender melhor o presente em que vivemos.' Fonte - jatapronto
domingo, 28 de abril de 2024
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção.
O que é adoecimento ocupacional?
É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental. Fonte - bvsms
Conselheiros e Líderes de Turma
Os Líderes de Turma são os porta-vozes das reivindicações das turmas, atuando como mediadores entre as turmas que representam, os professores, e a Direção da escola.
Já os Professores Conselheiros promovem o bom relacionamento na turma, estabelece o diálogo, é um “agente facilitador” que favorece uma melhor comunicação entre os estudantes, com as demais turmas, professores, direção e setores da escola.
TURMAS | CONSELHEIROS | LÍDERES |
Turma 61 | Prof. Prof. Dênis | LÍDER: Raquel Candido Alves VICE: Arthur Rodrigo Grilli da Costa |
Turma 71 | Prof. Cássio | LÍDER: Isaque da Silva Lima VICE: Kaiã Isaías Carvalho |
Turma 81 | Prof. Lucas | LÍDER: Roseane Candido Alves VICE: Raíssa da Silva Borges |
Turma 82 | Profª. Juliana | LÍDER: Raquel Candido Alves VICE: Arthur Rodrigo Grilli da Costa |
Turma 91 | Profª. Zuleica | LÍDER: Maria Luiza Alves VICE: Raiane dos Santos Guedes |
Turma 101 | Prof. de Biologia | LÍDER: Alisson Adriano Sembler VICE: Kevelyn Samuel Thealdo Lorde VICE: Maria Clara Alves |
Turma 102 | Profª. Raquel e Prof. Alexandre | LÍDER: Daniel Elias Rodrigues da Cunha VICE: João Vitor da Conceição VICE: Isabelle Vitória Proença |
Turma 201 | Prof. Eduardo e Profª. Bárbara | LÍDER: Jonas Lucas Carneiro Guerra VICE: Vitor Adelar dos Santos Lourenço |
Turma 202 | Profª Marione | LÍDER: Guilherme Bussularo VICE: Augusto Emanuel Cavalheiro |
Turma 301 | Profª. Eveline e Profª. Elenir | LÍDER: Matheus Freitas VICE: Gabriel Hunhoff |
sábado, 27 de abril de 2024
Profª Cíntia
Os estudantes puderam compreender as características da água potável e reconhecer que a água potável é toda água que é própria para o consumo humano. Identificaram os estados físicos da água, do que a água é formada e como ficam suas moléculas em cada estado físico.
E na segunda-feira, dia 15 de abril os estudantes acessaram os chromebooks e deram inicio a outro aprendizado, tiveram seu primeiro contato com programas de busca e seleção de páginas para pesquisa e aprofundamento sobre questões referentes ao tema da água.
sexta-feira, 26 de abril de 2024
Órgãos e funções
Os estudantes revisaram o conteúdo teórico estudado em sala de aula sobre os órgãos do corpo humano e suas funções.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!
quinta-feira, 25 de abril de 2024
Parada Pedagógica - turno da noite
"A Parada Pedagógica é dedicada inteiramente à organização dos estudos de aprendizagem contínua para cada trimestre. O objetivo é que os educadores aproveitem o dia letivo, com a ausência de estudantes, como uma possibilidade de realizar discussões e estratégias que possam aprimorar a qualidade da educação oferecida aos alunos." (educacao)
Parada pedagógica - turno da tarde
Direção e professores reunidos em grande grupo e após em pequenos grupos para planejamento. "Um dia para compartilhar melhores práticas, trocas de experiências, consolidar habilidades essenciais para os alunos que ainda estão abaixo do nível básico e proporcionar atividades de ampliação e aprofundamento para aqueles que já estão no nível adequado ou avançado." (educacao)
Parada Pedagógica
"A Parada Pedagógica é um momento exclusivo para os educadores e será realizada durante todo o dia nas escolas da rede estadual, proporcionando aos professores um ambiente favorável para uma imersão completa no planejamento pedagógico. Um dia para compartilhar melhores práticas, trocas de experiências, consolidar habilidades essenciais para os alunos que ainda estão abaixo do nível básico e proporcionar atividades de ampliação e aprofundamento para aqueles que já estão no nível adequado ou avançado. Esse alinhamento enfatiza a importância do trabalho em rede e da colaboração entre as escolas." Fonte - educacao
Aqui na escola os professores do turno na manhã se reuniam na Sala de Vídeo para a formação. Um momento inicial de recados e avisos gerais, preparação dos Conselhos de Classe, Relatórios de encaminhamentos dos estudantes ... após a direção propôs a dinâmica do "Café com propósito".
Após o grupo trabalhou no Planejamento do Plano de Metas e Ações; Rotina de aula: Percepção e considerações sobre as turmas/alunos, planejamento individual e com parcerias, acompanhamento da avaliação e observação das necessidades para aprendizagem efetiva de cada aluno, disciplina dos alunos.
Dia da Terra
“O Dia da Terra
foi instituído em 22 de abril de 1970. Celebramos o Dia da Terra para aumentar
a conscientização sobre questões ambientais e promover a proteção e conservação
do nosso planeta. A data serve como um lembrete da importância de cuidar da
Terra para as gerações presentes e futuras.” #History #DiaDaTerra
#MeioAmbiente
Fonte - facebook
quarta-feira, 24 de abril de 2024
Dia Nacional de Libras
O que é Libras?
Libras é a Língua Brasileira de Sinais. Ela começou a ser desenvolvida no Brasil em meados da década de 1850, a partir do trabalho de um professor que se baseou na Língua Francesa de Sinais.
A Libras utiliza tanto gestos como expressões faciais para transmitir as mensagens. Cada palavra possui um símbolo próprio, mas também há um alfabeto que pode ser utilizado para soletrar, quando necessário.
A estimativa é que existam 10 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil, sendo que quase 3 milhões destas são surdas. A Libras é utilizada por cerca de 2 milhões de pessoas, entre surdos e ouvintes.
História da Libras
Muitas dificuldades se impuseram durante o desenvolvimento e estabelecimento desta língua no Brasil. Isso por conta da crença em uma cura da surdez, o que fez ser decretado, em 1911, a proibição da Libras e a determinação que apenas o oralismo deveria ser utilizado na educação das pessoas surdas.
Este acontecimento marginalizou a Libras e sua utilização no Brasil. Mas, na década de 70, 60 anos depois da proibição, um método conhecido como Conhecimento Total, que utiliza sinais, oralização e outros recursos para educação dos surdos, ganhou espaço e trouxe a Libras e volta para o centro do debate.
Nas décadas seguintes, a comunidade surda brasileira começou a exigir do governo mais inclusão. Uma grande vitória veio com a Constituição de 1988 que institui a educação como direito universal, estabelecendo o atendimento especializado nas escolas. Fonte - terra
Por do Sol no outono
É sinônimo de renovação, o cair das folhas que se preparam para receber o inverno, o clima que começa a ficar mais ameno.
Começamos a nos preparar para receber as épocas mais frias do ano. Tudo isso, nos faz começar a refletir sobre como a vida é cíclica e que é importante recomeçar.
"As pessoas são tão maravilhosas quanto o pôr do sol, se as deixar ser. Quando olho para um pôr do sol, não dou comigo a dizer 'suavize o laranja um pouco no canto direito'. Não tento controlar um pôr do sol. Eu assisto com admiração enquanto se revela."
Carl Rogers Fonte - pensador
Na foto ao lado uma foto do por do sol na escola.
Foto tirada pela professora Bárbara.
Vacinas em dia!
"A campanha de vacinação contra gripe começou, oficialmente, na segunda-feira (25) em várias regiões do Brasil. O objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população antes do aumento da circulação do vírus Influenza, que costuma ocorrer no outono e no inverno.
Neste ano, a vacina contra a gripe a ser aplicada no SUS (Sistema Único de Saúde) durante a campanha de vacinação é a trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B." Fonte - cnnbrasil
Dia Nacional da Família na Escola
Nesta quarta-feira, 24 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída em 2001, pelo Ministério da Educação (MEC), para sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias. A proposta surgiu logo após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.
O Dia Nacional da Família na Escola tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores quanto à importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola.
Cartilha – o envolvimento das famílias na escola também é reforçado pelo MEC na cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, que faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para apresentar medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar.
No conjunto de orientações, a cartilha envolve a família em três frentes:
- Fortalecer
conselhos curumins, grêmios estudantis, centros acadêmicos, diretórios
estudantis, associações de familiares e/ou responsáveis, conselhos escolares e
demais espaços de gestão democrática para decisão coletiva sobre diretrizes,
planos e/ou documentos de orientação local sobre violência contra instituição
educacional, assim como sobre ações de prevenção e de melhoria da convivência
escolar.
- Promover
maneiras de ajudar estudantes, familiares e/ou responsáveis a se conectarem com
as instituições de ensino e os profissionais da educação.
- Estabelecer
ambiente que incentive e capacite estudantes, profissionais da educação,
familiares e/ou responsáveis a relatarem ameaças e atos de violência. Fonte - mec