"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Oficina de Jornalismo

A estudante de Jornalismo Bianca Thaís Mallmann procurou a escola, no final do mês de maio,  com o intuito de desenvolver com os estudantes dos primeiros anos no Ensino Médio a "Oficina de Jornalismo em Comunidades".
Em reunião com a direção da escola a estudante Bianca destacou "que 
escola possui inclusive um blog e página no facebook onde são compartilhados materiais produzidos pelos estudantes, temas debatidos por eles, entre outros conteúdos, como a divulgação de projetos desenvolvidos em sala de aula. Em setembro do ano passado, a escola lançou o seu primeiro jornal, com participação ativa dos alunos" e ainda acertou detalhes sobre a realização da oficina com as turmas.
"Visto que a EEEM Santo Antônio já estimula atividades voltadas à comunicação, jornalismo e divulgação de informações, como assuntos relevantes para o bairro e projetos de sala de aula, a ideia da atividade prática da disciplina é oferecer oficinas aos alunos. O objetivo é orientar os jovens com dicas de texto, dicção, e gravação de vídeos, assim como a importância dessa divulgação, para que eles possam aperfeiçoar o trabalho que já desenvolvem." - trecho da proposta do Projeto de atividade prática para a disciplina apresentado à escola pela estudante.
Foram agendadas datas para encontros com as turmas 101 e 102 do 1º Ano do Ensino Médio que vem sendo realizadas desde dia02 de junho e a visitação à UNIVATES para conhecer a estrutura da Rádio e da TV fechará o trabalho da oficina com as turmas.

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

Conscientização quanto a importância da reciclagem e do descarte correto de embalagens

Hoje lançamos o 3º vídeo relativo à Semana do Meio Ambiente na EEEM Santo Antônio, utilizando a metodologia ativa de produção de vídeos curtos, o Ensino Médio passou a produção de conteúdos com assuntos relacionados ao tema.
O tema do 3º vídeo é - "Conscientização quanto a importância da reciclagem e do descarte correto de embalagens."
O vídeo é apresentado pelas estudantes Camily Luiza Seidel, Cecília da Silva Echevenguá e Poliana Rodrigues da Rosa e, na filmagem atuaram Cecília da Silva Echevenguá e Poliana Rodrigues da Rosa.

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

terça-feira, 7 de junho de 2022

Círculo para melhora das relações e aprendizagem

E por aqui seguimos trabalhando em prol do fortalecimento da identidade de grupo e da construção de espaços seguros na Escola! 
Círculo realizado com estudantes do 8° ano, turma 81, facilitado pelas professoras Bernadete e Márcia na EEEM Santo Antônio.

EEEM Santo Antônio 25 anos de compro
misso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Ensino Médio - Semana do Meio Ambiente - Vídeo 2

Com a proximidade da semana do Meio Ambiente, os alunos do Ensino Médio
utilizando a metodologia ativa de produção de vídeos curtos, iniciaram a produção de conteúdos com assuntos relacionados ao tema.
O segundo vídeo da série trata do tema - "As relações entre a sociedade e o meio ambiente". O vídeo é apresentado pela estudante Marina Rafaela Soldi e pelos estudantes Anderson da Silveira e Matheus Pereira de Freitas com a filmagem de Kevin Pereira do Amaral.
Os estudantes devem pesquisar sobre o tema, elaborar as falas e pensar no desenvolvimento do vídeo, sempre com a finalidade de alertar a população para a importância da semana do meio ambiente, bem como, promover reflexões sobre as relações que estabelecemos com a natureza no nosso cotidiano, informando a necessidade da sua preservação para a existência da vida.

Fonte - youtube da escola

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

domingo, 5 de junho de 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente

"O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
"Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí."   Fonte - brasilescola

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

Trovão - Thunderstruck - 2Cellos

2Cellos é um duo constituído por violoncelistas croatas Luka Sulic e Hauser Stjepan. Assinado a Sony Masterworks desde 12 de abril de 2011,os dois foram descobertos após o upload de um vídeo da música de sua cobertura violoncelo só de Michael Jackson "Smooth Criminal" para o YouTube.  Fonte - som13


Fonte - youtube

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

sábado, 4 de junho de 2022

Turma 92 e o Meio Ambiente

Nessa última semana,  foi trabalhado com a turma 92 temas voltados ao "MEIO AMBIENTE". Foi debatido o assunto em aula, trocado ideias sobre a importância da preservação da fauna e da flora e de como cada um pode fazer sua parte em casa.
Os alunos pintaram desenhos livres e escreveram pensamentos sobre o tema.
Por último foi produzido um texto dissertativo argumentativo sobre como podemos ter ações para preservar o meio ambiente.

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Círculo para melhora das relações e aprendizagem

"O acolhimento escolar deve ser compreendido como uma força em simbiose, que atua no equilíbrio da instituição e como agente transformador e desenvolvedor sociocultural da comunidade escolar como um todo, uma vez que o desenvolvimento das competências socioemocionais está incluído nas diretrizes da Base Nacional Curricular (BNCC)". 
Sob o tema "Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos" os círculos continuam a ser realizados com as turmas na escola.
As Turma 61 e 71 realizaram círculos dia 26 de maio. Momento de perceber as dificuldades e pontos fortes da turma, perceber situações que demandam outras ações para melhorar as relações e a aprendizagem. O círculo como restauração e qualificação Pedagógica. As coordenadoras pedagógicas Nadir e Márcia acompanharam as turmas na atividade.

Turma 71
Turma 61

Quadro da Turma 71
Quadro da Turma 61

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Ainda sobre "Educação Domiciliar"

"Educação domiciliar: a escola é instituição que se interpõe entre o mundo e o
domínio privado do lar" é o título da publicação no site midianinja publicado dia 19/05/2022, com entrevista com a filósofa Hannah Arendt, que compartilhamos abaixo. Reportagem de Andressa Pellanda, Coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, cientista política, comunicóloga, educadora popular e doutoranda em Ciências pelo Instituto de Relações Internacionais da USP.
"Hannah Arendt foi uma filósofa e teórica política contemporânea. Judia nascida na Alemanha, Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista, o que motivou a sua pesquisa sobre o fenômeno do totalitarismo. Suas principais obras são “As Origens do Totalitarismo”, “Eichmann em Jerusalém”, “Entre o Passado e o futuro” e “A Condição Humana”."  Fonte - mundoeducacao
"Hannah Arendt, umas das maiores filósofas que o mundo já viu, estudiosa dos conservadorismos, autoritarismos e totalitarismos, defendia que a escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal, é antes “a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar”. E assim o deve ser, para que as sociedades possam educar as crianças de forma crítica, com fins de que possam se formar para o trabalho, para a cidadania e plenamente, emancipadas e com a possibilidade de ir além do lugar em que nasceram.
As democracias, como analisado pelo cientista político Robert Dahl, foram se desenvolvendo a partir do momento em que a tomada de decisão sobre as regras sociais passou das mãos de um grupo restrito cujo poder era dado pelo hereditariamente, para um grupo maior, cujo destino na participação política não era mais determinado pelo nascimento. Passamos de hegemonias fechadas para poliarquias, cujo florescimento passa pelo desenvolvimento da economia, com indivíduos livres e uma ordem social justa e pluralista; por uma sociedade tolerante; pela ausência de grandes desigualdades; pela diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, de gênero; e pela crença social forte nos valores democráticos."  Fonte - midianinja
1. Há massiva contrariedade à educação domiciliar
Mais de 400 entidades de direitos humanos se posicionaram contra a educação domiciliar, pois afeta diversas áreas da vida em sociedade. Veja o manifesto.

"A educação é o ponto em que decidimos se 
amamos o mundo o bastante para assumirmos 
a responsabilidade por ele".

Não podemos nos desresponsabilizar pelo mundo. 

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

quarta-feira, 1 de junho de 2022

ANIVERSARIANTES de Junho!

Agora em junho temos 8 aniversariantes entre os(as)professores(as) e funcionários(as): dia 5 a secretária Bibiana Hauschild, dia 11 as professoras Adriana Jachetti Mallmann, Marcia Leia Bomm Weiler e Rosália Henz, dia 21 o professor Günter Martin Wüst, dia 23 a professora Lovani Teresinha Kreini de Vargas, dia 26 a professora Vanderleia Locatelli e dia 29 a professora Bernadete Paulina Friedrich.
        "Feliz aniversário! 
Vocês completam mais um ano de vida e é 
hora de comemorar com muita alegria. Que seu dia seja repleto de luz e paz. Que as pessoas queridas estejam com vocês e que o amor invada seus corações! Desejamos que seus aniversário lhes tragam uma felicidade imensa e que possam realizar todos seus desejos nessa nova etapa de vida. 
Parabéns!
    

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

terça-feira, 31 de maio de 2022

Culturas Digitais - Semana do Scratch

Os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, realizaram
no Itinerário Formativo de Culturas Digitais, com os professores Claimeri e Lucas, atividades referentes a Semana do Scratch.
"O scratch é uma linguagem de programação utilizada para realizar histórias animadas, jogos e atividades interativas.
O tema deste ano é: "Ondas de gentileza."
As atividades envolveram pesquisas sobre a plataforma e socialização dos resultados através da rotação por estações. A proposta teve como finalidade aproximar os estudantes da plataforma digital, verificar formas para ser utilizada e assim pensar no desenvolvimento de práticas na mesma.
Ao lado e abaixo fotos das atividades.

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Meio ambiente sustentável

Dentro do Projeto Geral da Escola: "Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo", a turma 61 com o professor Mario  tem trabalhado o projeto "Meio ambiente sustentável".
Abaixo o professor descreve um pouco do trabalho que vem realizando:
1- Primeiramente foi trazido o tema para a sala de aula e debatido com os alunos;
2- Houve trocas de ideias de como podemos colaborar com a preservação do meio ambiente com pequenas ações em casa e na escola;
3- Os alunos coloriram desenhos de árvores com crianças para conscientizar sobre a importância da preservação das mesmas;
4- Os alunos produziram cinco frases cada um com palavras chave voltadas ao meio ambiente;
5- Foi tratado em aula a  importância da preservação do habitat de animais e plantas;
6- Foi feito a identificação de diversos habitats de animais através de um desenho e o caderno. ;
7- Por último, a turma foi ao jardim da escola para se familiarizar com as plantas e árvores existentes ali e sentir a importância de estar naquele ambiente;
Ao lado e abaixo algumas fotos de atividades do projeto.

EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."

sábado, 28 de maio de 2022

Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo.

          Projeto Geral da Escola:
          Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Título do Projeto - Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo
Escola - Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio
Município de Lajeado, bairro Santo Antônio - 3ª CRE
Diretora - Andréa Reckziegel
Vice-diretores - Nadir Rosane Hartmann, Samuel Martins e Carine Peruzzo
Coordenação Pedagógica - Verani Berté, Nadir Rosane Hartmann e Samuel Martins
Professores envolvidos - estão citados nos subprojetos

APRESENTAÇÃO

A ideia da frase tema do nosso projeto de escola do ano de 2022, em dúvida,
assentou como uma luva. A ideia que pensamos em partilhar é simples. mas é tão simples e óbvia, que por vezes é desvalorizada ou sobreposta por mil e uma tarefas, ocupações ou interesses da realidade atual.
Qual a chave para uma educação bem-sucedida? Como devemos nos posicionar perante a criança, o adolescente e o jovem? Persistir ou desistir? Ser professor significa que temos um papel importantíssimo na orientação do voo dos nossos estudantes.  Nesta perspectiva, jamais devemos abdicar da responsabilidade que temos em mãos, assumindo-a na integralidade perante ao estudante e perante a Sociedade.
A educação em nossa escola, tem que ser restaurativa, isto é, centrada no diálogo, na escuta e no acolhimento. Uma educação que busca novas metodologias e que auxilie o estudante a ser protagonista da sua história e da transformação da sua realidade.

JUSTIFICATIVA

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
O que Rubem Alves quis dizer sobre escolas gaiolas e escolas asas? Uma prende e a outra liberta, mas do quê? É claro que o autor estava se referindo a pensamentos aprisionados e não a atitudes apenas. Há tanta confusão com a palavra liberdade hoje, que se formos promover um debate, certamente nos demoraríamos em sua conclusão.
Assegurar que a criança não aprisione a sua mente é um grande desafio, pois há que se lutar contra um sistema estabelecido que aprisiona e não liberta. Não há interesse para que as pessoas pensem livremente. O sistema nos empurra para uma massificação mental, onde tudo deva ser controlado por ele. E quando há controle, há aprisionamento.
A função da escola é assegurar que a massificação não ocorra para que a liberdade de pensamentos se estabeleça. Como fazê-lo? Aproveitando todas as oportunidades que a criança apresenta no espaço escolar e fora dele. Há uma maneira de libertar pensamentos e isso só será possível quando houver de fato, uma compreensão clara do que seja liberdade.
Todas as turmas estarão desenvolvendo de maio até julho um projeto em sala de aula. Na última semana de aula do semestre, estaremos realizando em nossa escola um Seminário onde as turmas apresentarão os seus projetos,

     Temas dos Subprojetos:

          1º ano - Mentes que brilham
          2º ano - Comer, comer para poder crescer
          3º ano - Cuidando de mim e do outro eu cuido do mundo!
          4º ano - Penso, logo escrevo!
          5º ano - Resgatando a história da escola
          6º ano - As questões ambientais na zona urbana
          6º ano - Liderança
          7º ano - A tela do meu corpo - Tatuagens
          8º ano - Anti bullying: somos todos iguais nas próprias diferenças
          9º ano - Meio ambiente
          9º ano - Cuidar de mim e ser feliz!
          1º ano EM - Sarau poético
          2º ano EM - Conhecendo os programas sociais da Comunidade Santo Antônio
          3º ano EM - Liderança e ações solidárias

 Assim que os projetos estiverem sendo desenvolvidos postaremos aqui fotos e comentários sobre as atividades de cada uma das turmas.


EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."