"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A Força do Professor

Um guerreiro sem espada

Rubens Alves - A alegria de ensinar
sem faca, foice ou facão
armado só de amor

segurando um giz na mão

o livro é seu escudo

que lhe protege de tudo

que possa lhe causar dor

por isso eu tenho dito

Tenho fé e acredito

na força do professor.

Ah... se um dia governantes

prestassem mais atenção

nos verdadeiros heróis

que constroem a nação

ah... se fizessem justiça

sem corpo mole ou preguiça

lhe dando o real valor

eu daria um grande grito

Tenho fé e acredito

na força do professor.

Porém não sinta vergonha
não se sinta derrotado

se o nosso país vai mal

você não é o culpado

Nas potências mundiais

são sempre heróis nacionais

e por aqui sem valor

mesmo triste e muito aflito

Tenho fé e acredito

na força do professor.

Um arquiteto de sonhos

Engenheiro do futuro

Um motorista da vida

dirigindo no escuro

Um plantador de esperança

plantando em cada criança

um adulto sonhador

e esse cordel foi escrito

por que ainda acredito

na força do professor.        Bráulio Bessa

Com a mensagem de Bráulio Bessa queremos homenagear todos e todas colegas professores e professoras pelo Dia do Professor, comemorado ontem na escola em um café colonial oferecido pela Direção da escola a professores(as) e funcionários(as), num sistema de "drive thru"
Muito obrigado aos(às) organizadoras da atividade e, mais uma vez,
PARABÉNS a todos(as) edudacores(as) de nossa escola e aos(às) colegas de outras instituições! 
Clique aqui e acesse o álbum de fotos do drive thru promovido pela escola para professores(as) e funcionários(as).


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

DIA DO(A) PROFESSOR(A)!!

Sou professora!!

Mais uma vez chegou à época de celebrar o dia do professor! E aí refletimos sobre o que nos move em nossa profissão? Especialmente neste ano, em que vivemos essa situação atípica, da forma de conduzir o nosso trabalho. Primeiro podemos considerar o que significa escolher uma profissão? Geralmente a

realização de um sonho, algo bom que se deseja para vida. Sentimento este, que transmitimos aos nossos alunos e que os conduzem às suas próprias escolhas de profissões. Só posso contagiar o amor pela profissão quando sinto isso no coração. A nossa comunicação convence com palavras, mas especialmente nas ações amorosas.

Não é fácil pensar nesta profissão num contexto de constante desvalorização, com perdas na carreira e ainda com muitas expectativas do que o futuro nos reserva. Sou professora com 22 anos de careira no serviço Público Estadual e muitas foram as alegrias experimentadas neste tempo, porém muitas expectativas também foram frustradas, assim como qualquer outra profissão. Não sou super heroína, sou frágil, com qualidades e defeitos, mas tenho me inspirado em bons educadores e enfrentado as adversidades da melhor forma possível.

Mais do que nunca, ser professor significa emancipar o aluno, trabalhar pela paz e com comunicação não violenta. Transmitir esperança diante de situações diversas, inspirar os alunos a resolverem seus conflitos, apontando soluções criativas e empreendedoras. Nosso ideal de ajudar a construir um mundo melhor está sempre presente em nossas ações diárias, no planejamento das aulas ou na aplicação de projetos, porque acredito que a maioria dos professores gosta do que fazem e lutam por não perder a crença num ideal maior e melhor.

Portanto, o que nos move? Podemos comemorar o dia do professor? Sim!! Porque? Porque sua humanidade é especial, porque sua prática tem sentimentos, alma, sonhos e tem coração. Não é um pensamento romantizado da profissão, mas é o reconhecimento da grandiosidade que é ser professor!! Que todos possam sempre motivar-se, fortalecer-se e unir-se neste sentimento coletivo de transformar o meio em que vivemos. Juntos, somos melhores!!

Parabéns e grande abraço a todos os professores, especialmente aos meus colegas da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio.

Nadir Rosane Hartmann

Diretora da EEEM Santo Antônio


Fonte - youtube
Clique aqui e acesse o álbum de fotos da atividade!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

HOJE - Entrega de material para o 1º ao 5º Anos

Hoje, dia 14 de outubro teremos na escola, das 13 às 15h, a entrega de material impresso para os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano, doa Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
As turmas dos 6º aos 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio continuam com as atividades no Google Sala de Aula e nas atividades síncronas agendadas pelos professores pelo Meet.
Quem tiver dificuldade para cadastro e utilização da "Internet Patrocinada" pelo governo do estado pode agendar com as professoras na escola auxílio na tarde da quarta-feira.

RESPEITEM O HORÁRIO E A DATA
dia 14/outubro - 4ª Feira - das 13h às 15h 
COMPAREÇAM À ESCOLA DE MÁSCARA!
O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO.  PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
LAVEM AS MÃOS CONSTANTEMENTE!
MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES! 

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Dia das Crianças em meio à Pandemia

No site ndmais encontramos o texto - "Veja como comemorar o dia das crianças em meio à pandemia" onde especialista indica as melhores formas de aproveitar a data mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, texto de Lorenzo Dornelles.

"O Dia das Crianças, comemorado ontem, segunda-feira (12), chega em meio a um cotidiano ainda alterado por conta da pandemia do novo coronavírus.

A necessidade de distanciamento social e os cuidados extras com a saúde trazem desafios a pais e mães sobre como aproveitar ao máximo a data, sem perder a diversão.
As programações que costumavam ocorrer anteriormente na data, como festas nas escolas, comunidades, programações culturais, passeios em parques, shoppings e outros espaços públicos, ficaram extremamente restritas com o contexto atípico, ou em alguns casos, impossibilitadas.
No entanto, existem outras formas de fazer um dia especial mesmo em tempos de excepcionalidade.

Tempo precioso
O Dia das Crianças não se reduz a uma data apenas para impulsionar o comércio e o consumo. “Mais importante que dar presentes é estar presente, especialmente nesse momento em que os círculos de convivência e interação estão bastante restritos”.
Neste ano, a data pode ser uma oportunidade especial para que as famílias passem tempo de qualidade com as crianças.
“São muitas as atividades significativas que podem ser desenvolvidas em conjunto com as crianças: ler boas histórias, brincar de faz de conta, fazer receitas, construir brinquedos com materiais recicláveis e elementos da natureza, construir casinhas e cabanas com lençóis ou caixas de papelão, jogar jogos de tabuleiro e até compartilhar brincadeiras que estiveram presentes na infância dos pais”, sugere a especialista.
Outra dica são eventos culturais, que mesmo de forma remota, oferecem atividades online para o entretenimento infantil, além de filmes e livros voltados para as crianças.
Tempo demais dentro de casa também pode ter efeitos psicológicos na vida de todos nós, e não é diferente para o público infantil. A especialista Juliane La Banca, diretora do NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) afirma que os cuidados mentais com as crianças são cruciais.
“Nesse contexto, é fundamental garantir não só a integridade física de nossas crianças, como também cuidar da saúde emocional e mental, procurando estabelecer uma rotina saudável, investir em tempo de qualidade com a família, promover acolhimento, destinar afeto e dar espaço para que as crianças possam de fato viver sua infância”, conclui."

Clique aqui e leia o texto na íntegra!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dia da Criança

Feliz dia das crianças! 
Para você que hoje brinca com sorriso inocente, sem maldade no pensamento, e que mesmo no mal enxerga o bem. Você é o futuro, criança. Um dia o mundo será seu, mas por enquanto apenas importam as brincadeiras, o sono tranquilo e os doces irresistíveis. 
Agora apenas importa que você seja feliz, e que os seus sonhos se mantenham coloridos e inocentes por muito tempo!


Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 11 de outubro de 2020

É a escalada ... (o caminho)

"Sempre haverá uma outra montanha

E eu sempre irei querer movê-la

Sempre será uma batalha difícil

Às vezes eu terei que perder

Não se trata do quão rápido eu chegarei lá,

Não se trata do que está me esperando do outro lado

É a subida"       Miley Cyrus


Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 10 de outubro de 2020

Como rebaixar o debate público sobre a reabertura das escolas

Fernando Cássio: o Brasil
nunca controlou
adequadamente a pandemia

Abaixo transcrevemos um texto do site diplomatic, de Fernando Cássio, publicado dia 1 de outubro último, no espaço Educação e Pandemia, com o título "Como rebaixar o debate público sobre a reabertura das escolas?"

Fernando Cássio é doutor em Ciências e professor da UFABC, onde integra o grupo de pesquisa “Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola” (DiEPEE). Participa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Rede Escola Pública e Universidade (REPU).

Excertos do texto.

"Com a retomada paulatina de diversos setores do comércio no Brasil, as medidas para o relaxamento da quarentena não tardariam a bater nos portões das escolas. As redes de ensino já não têm condições de defender as virtudes de seu precário “ensino remoto”, que mais aprofundou desigualdades educacionais do que garantiu aprendizagens ou preservou vínculos entre estudantes e escolas. A pressão pela retomada das atividades presenciais era uma questão de tempo."
"Com todo o respeito ao jornalismo sério, quem acredita que a imprensa tenha a capacidade de, em poucos meses, convencer a maioria da população brasileira de que só é seguro reabrir escolas quando houver vacina? Antes de confiar tanto na capilaridade da imprensa, seria melhor que os defensores da reabertura dessem uma olhada no que circula nos grupos de WhatsApp das escolas. Após dois meses de jornalismo declaratório desbragadamente favorável à reabertura, as pesquisas de opinião seguem inalteradas. As pessoas continuam inseguras e têm razões para isso."
"A pauperização das escolas e a inépcia estatal no controle da pandemia já são fardos pesadíssimos sobre as unidades escolares, e o rebaixamento do debate não melhora a confiança das comunidades nos protocolos sanitários de retorno. Não haverá horizonte de escolas reabertas sem diálogo, enfrentamento conjunto dos problemas e responsabilidades compartilhadas para a construção de saídas coletivas."

Fonte - diplomatic
Clique aqui e acessa a íntegra do texto do site diplomatic.
Abaixo o link de outro artigo interessante da CartaCapital sobre o tema:


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Justiça Restaurativa e Círculos da Paz

Ontem encerramos a formação com grupo de professores e funcionários da escola, com a participação do Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e da Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer.
Um dos ensinamentos ancestrais “é de que a experiência humana se  compõe de aspectos: mentais, físicos, emocionais e espirituais”. O círculo de construção de paz cria espaço onde todos os participantes conseguem expor os aspectos da experiência humana e recebem reconhecimento. Foram quatro dias de muito aprendizado, de trocas, estudo e de participação e realização de Círculos de Construção da Paz, como participantes e como facilitadores. Encerramos a atividade na quinta-feira pela manhã com a apresentação pelo Promotor Sérgio do Pacto Lajeado pela Paz, do município de Lajeado. A vice-diretora Andréa Reckziegel encerrou a atividade agradecendo aos formadores - Promotor Sérgio e Professora Susiane e parabenizou o grupo pela dedicação e empenho nas atividades. Acima e abaixo algumas fotos do encerramento da formação.

 
Clique aqui e acesse o material e referencial teórico da formação.
Parabéns a todos e todas envolvidos(as) na realização do encontro.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

BIBLIOTECA VIRTUAL da escola

Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtual visando democratizar a informação ainda mais. Ela será/é uma grande aliadas dos professores. 
O acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do foram compartilhadas pela EMEF Campestre, pelo que agradecemos.
Curtam e socializem o acervo de nossa Biblioteca Virtual!
CLIQUE AQUI e acesse a Biblioteca Virtual.

O acervo virtual foi classificados por idade a partir de diferentes sites onde de onde foram copiados, 
a licença dos livros aqui lincados é gratuita.
Boa leitura a todos e a todas!
Se algum professor(a) tiver alguma sugestão de livro a ser acrescido à biblioteca, 
favor nos envie com o link correspondente. Obrigado!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Outubro Rosa - Nós apoiamos essa causa!

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença. 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.

História

O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.

À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.

Fonte - amigosdohc


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Justiça restaurativa

Ontem iniciamos na escola um momento de formação com o tema da "Justiça Restaurativa" com  um grupo, entre funcionárias e professores(as), de onze pessoas.
Inicialmente a diretora Nadir saudou os(as) participantes, comentou sobre as formações já realizadas por professores e funcionários e destacou a importância da discussão quanto a forma diferente de fazer justiça preconizado pela Justiça Restaurativa e pelos Círculos de Construção da Paz.

"A Justiça Restaurativa é uma nova forma de se fazer justiça, onde os envolvidos em conflitos destrutivos chegam de forma autônoma a acordos, reparando os danos que diferentes formas de violência causam a indivíduos e grupos, restaurando o tecido social esgarçado ou rompido pelas situações de desrespeito, prevenindo a violência pelo tratamento de suas causas, com atendimento aos direitos sociais até então negados e promovendo uma inserção comunitária mais justa, solidária e cidadã."          Fonte - MP do Paraná

Na sequencia a diretora apresentou o Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e a Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer que participariam da atividade como formadores.
A professora Susiane deu prosseguimento à manhã de formação com a realização da "dinâmica do malabarismo", da qual todos participaram e comentaram sobre suas percepções e vivências a partir da atividade.
O promotor Sérgio deu continuidade apresentando o tema "Justiça Restaurativa" com conceitos, vídeos ilustrativos e relatando experiências na prática da Justiça Restaurativa. 
 
O encontro será realizado na escola até quinta-feira, nos horários da manhã e tarde.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Comunicação não-violenta

"PALAVRAS SÃO JANELAS (OU SÃO PAREDES)
SINTO-ME TÃO CONDENADA POR SUAS PALAVRAS, TÃO JULGADA E DISPENSADA. ANTES DE IR, PRECISO SABER: FOI ISSO QUE QUIS DIZER? ANTES QUE EU ME LEVANTE EM MINHA DEFESA, ANTES QUE EU FALE COM MÁGOA OU MEDO, ANTES QUE EU ERGA AQUELA MURALHA DE PALAVRAS, RESPONDA: EU REALMENTE OUVI ISSO? PALAVRAS SÃO JANELAS OU SÃO PAREDES. ELAS NOS CONDENAM OU NOS LIBERTAM. QUANDO EU FALAR E QUANDO EU OUVIR, QUE A LUZ DO AMOR BRILHE ATRAVÉS DE MIM. HÁ COISAS QUE PRECISO DIZER, COISAS QUE SIGNIFICAM MUITO PARA MIM. SE MINHAS PALAVRAS NÃO FOREM CLARAS, VOCÊ ME AJUDARÁ A ME LIBERTAR? SE PARECI MENOSPREZAR VOCÊ, SE VOCÊ SENTIU QUE NÃO ME IMPORTEI, TENTE ESCUTAR POR ENTRE AS MINHAS PALAVRAS OS SENTIMENTOS QUE COMPARTILHAMOS." (RUTH BEBERMEYER)

Fonte - obvius


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 4 de outubro de 2020

Amanhã ...

 Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar ...
Guilherme Arantes - Amanhã

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca