"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

DIA DO(A) PROFESSOR(A)!!

Sou professora!!

Mais uma vez chegou à época de celebrar o dia do professor! E aí refletimos sobre o que nos move em nossa profissão? Especialmente neste ano, em que vivemos essa situação atípica, da forma de conduzir o nosso trabalho. Primeiro podemos considerar o que significa escolher uma profissão? Geralmente a

realização de um sonho, algo bom que se deseja para vida. Sentimento este, que transmitimos aos nossos alunos e que os conduzem às suas próprias escolhas de profissões. Só posso contagiar o amor pela profissão quando sinto isso no coração. A nossa comunicação convence com palavras, mas especialmente nas ações amorosas.

Não é fácil pensar nesta profissão num contexto de constante desvalorização, com perdas na carreira e ainda com muitas expectativas do que o futuro nos reserva. Sou professora com 22 anos de careira no serviço Público Estadual e muitas foram as alegrias experimentadas neste tempo, porém muitas expectativas também foram frustradas, assim como qualquer outra profissão. Não sou super heroína, sou frágil, com qualidades e defeitos, mas tenho me inspirado em bons educadores e enfrentado as adversidades da melhor forma possível.

Mais do que nunca, ser professor significa emancipar o aluno, trabalhar pela paz e com comunicação não violenta. Transmitir esperança diante de situações diversas, inspirar os alunos a resolverem seus conflitos, apontando soluções criativas e empreendedoras. Nosso ideal de ajudar a construir um mundo melhor está sempre presente em nossas ações diárias, no planejamento das aulas ou na aplicação de projetos, porque acredito que a maioria dos professores gosta do que fazem e lutam por não perder a crença num ideal maior e melhor.

Portanto, o que nos move? Podemos comemorar o dia do professor? Sim!! Porque? Porque sua humanidade é especial, porque sua prática tem sentimentos, alma, sonhos e tem coração. Não é um pensamento romantizado da profissão, mas é o reconhecimento da grandiosidade que é ser professor!! Que todos possam sempre motivar-se, fortalecer-se e unir-se neste sentimento coletivo de transformar o meio em que vivemos. Juntos, somos melhores!!

Parabéns e grande abraço a todos os professores, especialmente aos meus colegas da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio.

Nadir Rosane Hartmann

Diretora da EEEM Santo Antônio


Fonte - youtube
Clique aqui e acesse o álbum de fotos da atividade!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

Nenhum comentário: