"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Celulares destinados aos estudantes

Reproduzimos abaixo reportagem de Caroline Garske publicado no site do Jornal O informatico do Vale no Sábado, dia 17 de outubro de 2020, com o título "Reinício para celulares apreendidos" - Iniciativa do Ministério Público de Lajeado entregou celulares encontrados no Presídio Estadual de Lajeado para alunos de duas escolas.

"LAJEADO | "A educação não está só nas palavras que usamos, mas também nas atitudes que temos." A frase lida pelo pequeno Pedro estava impressa nos pacotes recebidos por 15 estudantes de escolas públicas na manhã desta sexta-feira. Dentro deles, algo que, hoje, muita gente têm, mas que se tornou fundamental para o ensino na pandemia: um celular.
A iniciativa do Ministério Público (MP) de Lajeado replicou o projeto Alquimia II da Promotoria de Osório, que na metade deste ano reutilizou aparelhos celulares apreendidos no presídio da cidade para doar a alunos. O objetivo é beneficiar 
crianças e adolescentes que não têm acesso a dispositivos eletrônicos para
assistir às aulas que passaram a ser ministradas a distância devido ao isolamento social.
As primeiras instituições contempladas foram a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio e a Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, ambas localizadas em bairros vulneráveis de Lajeado. A idealizadora do projeto no município é a 2ª promotora de Justiça Criminal Ana Emília Vilanova, que comenta que teve o pronto envolvimento e apoio do delegado de polícia Alex Assmann, do presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Fabrício Schneider, e da loja Ponto Forte, que ficou responsável pelo conserto dos celulares.
Conforme Ana Emília, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que é para onde são encaminhadas as apreensões, havia 40 aparelhos. No entanto, 15 puderam ser reutilizados e foram divididos entre as duas instituições de ensino. "Me sinto realizada com um objeto que iniciou de uma forma ilícita agora possa ser usado para fazer o bem. A educação é tudo", salienta a promotora.
   
Escola Santo Antônio
Situada no Bairro Santo Antônio, a escola que leva o mesmo nome da comunidade também foi contemplada com o Projeto Alquimia II. O aluno do 6º ano, Jardel Eduardo Gomes Nunes (13), tem muitos sonhos para o futuro, mas para isso, sabe que precisa estudar. "Durante a pandemia foi mais ou menos difícil, às vezes eu fazia as atividades no meu colega", relata o menino.
Já para o estudante do 7º ano, Natan Couto de Moura (12), que mora com a avó Terezinha dos Santos de Oliveira (69), foi difícil acompanhar as aulas. "Eu e meu marido não sabemos ler e escrever, e a gente vinha aqui pedir ajuda para os professores", conta Terezinha. "Tem que estudar para ser alguém na vida, né", afirma Natan.
Conforme a diretora da escola, Nadir Hartmann, para selecionar os alunos que receberam os aparelhos, foi observado o empenho deles. "Reconhecemos esse esforço, nossa lista é bem maior, mas vocês são os primeiros e sabemos que vão fazer bom uso, porque sabemos que a escola é importante para vocês", dirigiu-se Nadir aos estudantes.
A vice-diretora Andrea Reckziegel alerta sobre o compromisso firmado durante a entrega. "Nós vamos estar cobrando isso de vocês, acompanhando, se estão fazendo as atividades, se estão entrando nos links das salas de aulas. Podemos construir uma vida muito melhor estudando.""
   

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EmpatiaPorQuemEduca

Nenhum comentário: