"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Dia das Crianças em meio à Pandemia

No site ndmais encontramos o texto - "Veja como comemorar o dia das crianças em meio à pandemia" onde especialista indica as melhores formas de aproveitar a data mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, texto de Lorenzo Dornelles.

"O Dia das Crianças, comemorado ontem, segunda-feira (12), chega em meio a um cotidiano ainda alterado por conta da pandemia do novo coronavírus.

A necessidade de distanciamento social e os cuidados extras com a saúde trazem desafios a pais e mães sobre como aproveitar ao máximo a data, sem perder a diversão.
As programações que costumavam ocorrer anteriormente na data, como festas nas escolas, comunidades, programações culturais, passeios em parques, shoppings e outros espaços públicos, ficaram extremamente restritas com o contexto atípico, ou em alguns casos, impossibilitadas.
No entanto, existem outras formas de fazer um dia especial mesmo em tempos de excepcionalidade.

Tempo precioso
O Dia das Crianças não se reduz a uma data apenas para impulsionar o comércio e o consumo. “Mais importante que dar presentes é estar presente, especialmente nesse momento em que os círculos de convivência e interação estão bastante restritos”.
Neste ano, a data pode ser uma oportunidade especial para que as famílias passem tempo de qualidade com as crianças.
“São muitas as atividades significativas que podem ser desenvolvidas em conjunto com as crianças: ler boas histórias, brincar de faz de conta, fazer receitas, construir brinquedos com materiais recicláveis e elementos da natureza, construir casinhas e cabanas com lençóis ou caixas de papelão, jogar jogos de tabuleiro e até compartilhar brincadeiras que estiveram presentes na infância dos pais”, sugere a especialista.
Outra dica são eventos culturais, que mesmo de forma remota, oferecem atividades online para o entretenimento infantil, além de filmes e livros voltados para as crianças.
Tempo demais dentro de casa também pode ter efeitos psicológicos na vida de todos nós, e não é diferente para o público infantil. A especialista Juliane La Banca, diretora do NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) afirma que os cuidados mentais com as crianças são cruciais.
“Nesse contexto, é fundamental garantir não só a integridade física de nossas crianças, como também cuidar da saúde emocional e mental, procurando estabelecer uma rotina saudável, investir em tempo de qualidade com a família, promover acolhimento, destinar afeto e dar espaço para que as crianças possam de fato viver sua infância”, conclui."

Clique aqui e leia o texto na íntegra!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dia da Criança

Feliz dia das crianças! 
Para você que hoje brinca com sorriso inocente, sem maldade no pensamento, e que mesmo no mal enxerga o bem. Você é o futuro, criança. Um dia o mundo será seu, mas por enquanto apenas importam as brincadeiras, o sono tranquilo e os doces irresistíveis. 
Agora apenas importa que você seja feliz, e que os seus sonhos se mantenham coloridos e inocentes por muito tempo!


Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 11 de outubro de 2020

É a escalada ... (o caminho)

"Sempre haverá uma outra montanha

E eu sempre irei querer movê-la

Sempre será uma batalha difícil

Às vezes eu terei que perder

Não se trata do quão rápido eu chegarei lá,

Não se trata do que está me esperando do outro lado

É a subida"       Miley Cyrus


Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 10 de outubro de 2020

Como rebaixar o debate público sobre a reabertura das escolas

Fernando Cássio: o Brasil
nunca controlou
adequadamente a pandemia

Abaixo transcrevemos um texto do site diplomatic, de Fernando Cássio, publicado dia 1 de outubro último, no espaço Educação e Pandemia, com o título "Como rebaixar o debate público sobre a reabertura das escolas?"

Fernando Cássio é doutor em Ciências e professor da UFABC, onde integra o grupo de pesquisa “Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola” (DiEPEE). Participa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Rede Escola Pública e Universidade (REPU).

Excertos do texto.

"Com a retomada paulatina de diversos setores do comércio no Brasil, as medidas para o relaxamento da quarentena não tardariam a bater nos portões das escolas. As redes de ensino já não têm condições de defender as virtudes de seu precário “ensino remoto”, que mais aprofundou desigualdades educacionais do que garantiu aprendizagens ou preservou vínculos entre estudantes e escolas. A pressão pela retomada das atividades presenciais era uma questão de tempo."
"Com todo o respeito ao jornalismo sério, quem acredita que a imprensa tenha a capacidade de, em poucos meses, convencer a maioria da população brasileira de que só é seguro reabrir escolas quando houver vacina? Antes de confiar tanto na capilaridade da imprensa, seria melhor que os defensores da reabertura dessem uma olhada no que circula nos grupos de WhatsApp das escolas. Após dois meses de jornalismo declaratório desbragadamente favorável à reabertura, as pesquisas de opinião seguem inalteradas. As pessoas continuam inseguras e têm razões para isso."
"A pauperização das escolas e a inépcia estatal no controle da pandemia já são fardos pesadíssimos sobre as unidades escolares, e o rebaixamento do debate não melhora a confiança das comunidades nos protocolos sanitários de retorno. Não haverá horizonte de escolas reabertas sem diálogo, enfrentamento conjunto dos problemas e responsabilidades compartilhadas para a construção de saídas coletivas."

Fonte - diplomatic
Clique aqui e acessa a íntegra do texto do site diplomatic.
Abaixo o link de outro artigo interessante da CartaCapital sobre o tema:


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Justiça Restaurativa e Círculos da Paz

Ontem encerramos a formação com grupo de professores e funcionários da escola, com a participação do Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e da Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer.
Um dos ensinamentos ancestrais “é de que a experiência humana se  compõe de aspectos: mentais, físicos, emocionais e espirituais”. O círculo de construção de paz cria espaço onde todos os participantes conseguem expor os aspectos da experiência humana e recebem reconhecimento. Foram quatro dias de muito aprendizado, de trocas, estudo e de participação e realização de Círculos de Construção da Paz, como participantes e como facilitadores. Encerramos a atividade na quinta-feira pela manhã com a apresentação pelo Promotor Sérgio do Pacto Lajeado pela Paz, do município de Lajeado. A vice-diretora Andréa Reckziegel encerrou a atividade agradecendo aos formadores - Promotor Sérgio e Professora Susiane e parabenizou o grupo pela dedicação e empenho nas atividades. Acima e abaixo algumas fotos do encerramento da formação.

 
Clique aqui e acesse o material e referencial teórico da formação.
Parabéns a todos e todas envolvidos(as) na realização do encontro.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

BIBLIOTECA VIRTUAL da escola

Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtual visando democratizar a informação ainda mais. Ela será/é uma grande aliadas dos professores. 
O acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do foram compartilhadas pela EMEF Campestre, pelo que agradecemos.
Curtam e socializem o acervo de nossa Biblioteca Virtual!
CLIQUE AQUI e acesse a Biblioteca Virtual.

O acervo virtual foi classificados por idade a partir de diferentes sites onde de onde foram copiados, 
a licença dos livros aqui lincados é gratuita.
Boa leitura a todos e a todas!
Se algum professor(a) tiver alguma sugestão de livro a ser acrescido à biblioteca, 
favor nos envie com o link correspondente. Obrigado!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Outubro Rosa - Nós apoiamos essa causa!

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença. 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.

História

O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.

À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.

Fonte - amigosdohc


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Justiça restaurativa

Ontem iniciamos na escola um momento de formação com o tema da "Justiça Restaurativa" com  um grupo, entre funcionárias e professores(as), de onze pessoas.
Inicialmente a diretora Nadir saudou os(as) participantes, comentou sobre as formações já realizadas por professores e funcionários e destacou a importância da discussão quanto a forma diferente de fazer justiça preconizado pela Justiça Restaurativa e pelos Círculos de Construção da Paz.

"A Justiça Restaurativa é uma nova forma de se fazer justiça, onde os envolvidos em conflitos destrutivos chegam de forma autônoma a acordos, reparando os danos que diferentes formas de violência causam a indivíduos e grupos, restaurando o tecido social esgarçado ou rompido pelas situações de desrespeito, prevenindo a violência pelo tratamento de suas causas, com atendimento aos direitos sociais até então negados e promovendo uma inserção comunitária mais justa, solidária e cidadã."          Fonte - MP do Paraná

Na sequencia a diretora apresentou o Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e a Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer que participariam da atividade como formadores.
A professora Susiane deu prosseguimento à manhã de formação com a realização da "dinâmica do malabarismo", da qual todos participaram e comentaram sobre suas percepções e vivências a partir da atividade.
O promotor Sérgio deu continuidade apresentando o tema "Justiça Restaurativa" com conceitos, vídeos ilustrativos e relatando experiências na prática da Justiça Restaurativa. 
 
O encontro será realizado na escola até quinta-feira, nos horários da manhã e tarde.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Comunicação não-violenta

"PALAVRAS SÃO JANELAS (OU SÃO PAREDES)
SINTO-ME TÃO CONDENADA POR SUAS PALAVRAS, TÃO JULGADA E DISPENSADA. ANTES DE IR, PRECISO SABER: FOI ISSO QUE QUIS DIZER? ANTES QUE EU ME LEVANTE EM MINHA DEFESA, ANTES QUE EU FALE COM MÁGOA OU MEDO, ANTES QUE EU ERGA AQUELA MURALHA DE PALAVRAS, RESPONDA: EU REALMENTE OUVI ISSO? PALAVRAS SÃO JANELAS OU SÃO PAREDES. ELAS NOS CONDENAM OU NOS LIBERTAM. QUANDO EU FALAR E QUANDO EU OUVIR, QUE A LUZ DO AMOR BRILHE ATRAVÉS DE MIM. HÁ COISAS QUE PRECISO DIZER, COISAS QUE SIGNIFICAM MUITO PARA MIM. SE MINHAS PALAVRAS NÃO FOREM CLARAS, VOCÊ ME AJUDARÁ A ME LIBERTAR? SE PARECI MENOSPREZAR VOCÊ, SE VOCÊ SENTIU QUE NÃO ME IMPORTEI, TENTE ESCUTAR POR ENTRE AS MINHAS PALAVRAS OS SENTIMENTOS QUE COMPARTILHAMOS." (RUTH BEBERMEYER)

Fonte - obvius


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 4 de outubro de 2020

Amanhã ...

 Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar ...
Guilherme Arantes - Amanhã

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 3 de outubro de 2020

Quem cuida das professoras?

Aula síncrona. Aula assíncrona. Aula por whatsapp. Aula gravada. Aula ao vivo.
Aula na plataforma virtual. Prepara o roteiro. Prepara o Power Point. Lê a BNCC. Planeja a aula. Olha o código da habilidade, pra confirmar se tá certo mesmo. Elabora a atividade, nem longa demais, nem resumida demais. Contextualiza o enunciado. Não pode ser difícil, se não eles não conseguem fazer. Não pode ser fácil, se não eles não serão desafiados. Procura um vídeo adequado para encaixar na aula, nem longo demais nem curto demais. E jogos educativos relacionados ao tema. Ah, uma música também. Salva figurinhas fofinhas pra mandar no grupo dos pais. Prepara o cenário, a caixa surpresa, os fantoches. Grava a aula. Pera, o carro do gás passou na hora, atrapalhou. Grava de novo. Manda áudio explicando a atividade. Mais um, pra não ficar dúvidas. "Manda uma foto bem bonita pra profe, segurando a tarefinha". Registra a aula. Faz o relatório. Faz a ficha de frequência. Baixa o app pra montagem das fotos ficar bonitinha. Eita, meu filho tá na aula on LINE, precisa de ajuda também. "Boa tarde crianças". "Liga a câmera por favor". "Desligue o microfone por favor". "Parem de conversar no chat por favor". Confere quem tá na aula. Manda mensagem pra quem faltou. Olha a plataforma, tem atividade pra conferir. Posta um livro, precisa estimular a leitura. Esse não, é simples demais. Esse também não, longo demais. Compra ring light. Compra tripé. Compra quadro. Formata o notebook. Aumenta a velocidade da internet. "Todo mundo faz silêncio, vou começar minha aula!". Vou botar um pó e um batonzinho pra não ficar com cara de doente. A professora do meu filho manda mensagem pedindo as fotos das atividades dele, que esqueci de mandar. Baixa o app do scanner. Compartilha tela. A Net caiu. "Profe, a senhora tá bugada". Recebo o recado: 'Manda a professora comprar um microfone que parece que ela tá falando dentro de uma lata'. Última aula do dia. Ufa! Vou desligar tudo agora! Não, pera, tem reunião pedagógica. Assista a live. Faça o curso de formação on LINE. Tem que se capacitar. "Novos desafios, novas possibilidades". Menina, meia-noite já! Vou dormir em paz. Sonho que o celular caiu e quebrou. Acordo desesperada. Penso no que tem pra fazer amanhã. Perco o sono. O dia amanheceu. Começa tudo de novo. E depois não sabem por que tem professor e professora enfartando, adoecendo e surtando. (Autor desconhecido.) Professoras e professores precisam de reconhecimento e respeito


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Meet da Semana Farroupilha da Turma 11

A turma 11 da professora Andréia também tem realizado atividades síncronas com encontros no meet. 
Um desses encontros contou, além da professora titular e estudantes da turma, com a participação da professora Lovani e o tema do encontro foi a Cultura Gaúcha - jogos, curiosidades e detalhes de nossa cultura,

Parabéns aos(às) participantes!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

BIBLIOTECA VIRTUAL

Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtuais visando, uma forma de democratizar a informação. Elas será uma grande aliadas dos professores. 
Inicialmente estamos montando nosso acervo virtual a partir do site Baixe Livros. Acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do acervo foram compartilhadas pela EMEF Campestre.
Curtam e socializem o acervo!
Acessem os livros de nossa Biblioteca Virtual clicando nos links abaixo.
Boa leitura!