"PALAVRAS SÃO JANELAS (OU SÃO PAREDES)
SINTO-ME TÃO CONDENADA POR SUAS PALAVRAS, TÃO JULGADA E DISPENSADA. ANTES DE IR, PRECISO SABER: FOI ISSO QUE QUIS DIZER? ANTES QUE EU ME LEVANTE EM MINHA DEFESA, ANTES QUE EU FALE COM MÁGOA OU MEDO, ANTES QUE EU ERGA AQUELA MURALHA DE PALAVRAS, RESPONDA: EU REALMENTE OUVI ISSO? PALAVRAS SÃO JANELAS OU SÃO PAREDES. ELAS NOS CONDENAM OU NOS LIBERTAM. QUANDO EU FALAR E QUANDO EU OUVIR, QUE A LUZ DO AMOR BRILHE ATRAVÉS DE MIM. HÁ COISAS QUE PRECISO DIZER, COISAS QUE SIGNIFICAM MUITO PARA MIM. SE MINHAS PALAVRAS NÃO FOREM CLARAS, VOCÊ ME AJUDARÁ A ME LIBERTAR? SE PARECI MENOSPREZAR VOCÊ, SE VOCÊ SENTIU QUE NÃO ME IMPORTEI, TENTE ESCUTAR POR ENTRE AS MINHAS PALAVRAS OS SENTIMENTOS QUE COMPARTILHAMOS." (RUTH BEBERMEYER)
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
Comunicação não-violenta
domingo, 4 de outubro de 2020
Amanhã ...
Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar ...
Guilherme Arantes - Amanhã
sábado, 3 de outubro de 2020
Quem cuida das professoras?
Aula síncrona. Aula assíncrona. Aula por whatsapp. Aula gravada. Aula ao vivo.
Aula na plataforma virtual. Prepara o roteiro. Prepara o Power Point. Lê a BNCC. Planeja a aula. Olha o código da habilidade, pra confirmar se tá certo mesmo. Elabora a atividade, nem longa demais, nem resumida demais. Contextualiza o enunciado. Não pode ser difícil, se não eles não conseguem fazer. Não pode ser fácil, se não eles não serão desafiados. Procura um vídeo adequado para encaixar na aula, nem longo demais nem curto demais. E jogos educativos relacionados ao tema. Ah, uma música também. Salva figurinhas fofinhas pra mandar no grupo dos pais. Prepara o cenário, a caixa surpresa, os fantoches. Grava a aula. Pera, o carro do gás passou na hora, atrapalhou. Grava de novo. Manda áudio explicando a atividade. Mais um, pra não ficar dúvidas. "Manda uma foto bem bonita pra profe, segurando a tarefinha". Registra a aula. Faz o relatório. Faz a ficha de frequência. Baixa o app pra montagem das fotos ficar bonitinha. Eita, meu filho tá na aula on LINE, precisa de ajuda também. "Boa tarde crianças". "Liga a câmera por favor". "Desligue o microfone por favor". "Parem de conversar no chat por favor". Confere quem tá na aula. Manda mensagem pra quem faltou. Olha a plataforma, tem atividade pra conferir. Posta um livro, precisa estimular a leitura. Esse não, é simples demais. Esse também não, longo demais. Compra ring light. Compra tripé. Compra quadro. Formata o notebook. Aumenta a velocidade da internet. "Todo mundo faz silêncio, vou começar minha aula!". Vou botar um pó e um batonzinho pra não ficar com cara de doente. A professora do meu filho manda mensagem pedindo as fotos das atividades dele, que esqueci de mandar. Baixa o app do scanner. Compartilha tela. A Net caiu. "Profe, a senhora tá bugada". Recebo o recado: 'Manda a professora comprar um microfone que parece que ela tá falando dentro de uma lata'. Última aula do dia. Ufa! Vou desligar tudo agora! Não, pera, tem reunião pedagógica. Assista a live. Faça o curso de formação on LINE. Tem que se capacitar. "Novos desafios, novas possibilidades". Menina, meia-noite já! Vou dormir em paz. Sonho que o celular caiu e quebrou. Acordo desesperada. Penso no que tem pra fazer amanhã. Perco o sono. O dia amanheceu. Começa tudo de novo.
E depois não sabem por que tem professor e professora enfartando, adoecendo e surtando.
(Autor desconhecido.)
Professoras e professores precisam de reconhecimento e respeito
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Meet da Semana Farroupilha da Turma 11
A turma 11 da professora Andréia também tem realizado atividades síncronas com encontros no meet.
Um desses encontros contou, além da professora titular e estudantes da turma, com a participação da professora Lovani e o tema do encontro foi a Cultura Gaúcha - jogos, curiosidades e detalhes de nossa cultura,
Parabéns aos(às) participantes!
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
BIBLIOTECA VIRTUAL
Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas.
Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtuais visando, uma forma de democratizar a informação. Elas será uma grande aliadas dos professores.
Inicialmente estamos montando nosso acervo virtual a partir do site Baixe Livros. Acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site.
Algumas obras do acervo foram compartilhadas pela EMEF Campestre.
Curtam e socializem o acervo!
Acessem os livros de nossa Biblioteca Virtual clicando nos links abaixo.
Boa leitura!
Aulas síncronas com a Turma 42
A turma 42 dos Anos iniciais tem participado de atividades
síncronas com as professoras titulares Ana e Rosane com o apoio das professoras
Rose e Lovani.
Nas fotos ao lado e abaixo identificamos as atividades no meet realizadas
nos dias 8, 15 e 22 de setembro.
No meet do dia 9 as professoras Ana, Rosane e Lovani
esclareceram as dúvidas sobre as atividades da semana, realizaram a
interpretação de texto e exercícios referentes à leitura.
No dia 15 Ana, Rosane e Rose trabalharam temas referentes à
semana farroupilha e sua história.
Já no dia22 as professoras titulares desenvolveram a “técnica
florescer”, fizeram a leitura de um texto sobre sentimentos e todos participantes
falam sobre seus sentimentos.
Às terças-feiras, às 19h as professoras realizam com os
participantes momentos no meet para esclarecimento de dúvidas, leitura e
interpretação de textos. Os alunos Hector, Clara e Sophia tem participado
regularmente dos momentos síncronos de reflexão e estudo com as professoras.
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Dia da Secretária
As secretárias trabalham nos bastidores para que as atividades ocorram da melhor maneira possível, para toda a comunidade escolar. Sua posição é fundamental, tanto que um dos requisitos para que uma instituição escolar possa funcionar é a presença de uma secretária credenciada. Pode-se dizer, então, que o papel da secretária se parece, em boa medida, com a de uma administradora. A organização da escola e sua capacidade de atender às necessidades das comunidades, tanto interna quanto externa, dependem muito do trabalho da secretária.
Neste dia 30 de setembro queremos desejar às secretárias Bibiana e Kelly, nosso agradecimento pelo empenho e dedicação na realização de seu trabalho, quer na realização de suas funções básicas, como também no atendimento aos estudantes, pais, professores, direção, funcionários e a todos que fazem contato com a escola.
Parabéns!
HOJE - Entrega atividades 1º ao 5º anos
O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO.
MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES!
Dicas da professora
Reflexão necessária!
Fonte - facebook
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Semana Farroupilha na Turma 11
A Semana Farroupilha da Turma 11 teve atividades contemplando além dos costumes do RS, Lendas como a do Quero-Quero e do Negrinho do Pastoreio, estudo dos Símbolos Gaúchos, aula virtual sobre as vestimentas (pilcha) e jogos sobre tradição gaúcha, teve chimarrão, teve cavalo de pau, teve desfile em casa e até quem arriscou dançar o pezinho dança. A Turma como sempre, é participativa e faz com esmero as atividades propostas pela professora.
Fonte - youtube
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Projeto de Vida da Turma 82 no Meet
O professor Gilson dos Anjos desenvolveu uma aula síncrona no meet com a turma 82, dia 24 de setembro, onde o assunto foi a Revolução Farroupilha e a questão do Estado.
“Nesta aula, tivemos a participação de três estudantes e nos empenhamos em mostrar a necessidade de existência do Estado como modo de organização da vida em sociedade.
Também focamos nossa fala no sentido da importância dos estudos para a mudança do status quo (que é a importância de nossa participação na vida de uma sociedade) de cada um de nós. Pois, com mais conhecimentos estaremos mais qualificados para gerir nossas vidas e fugir da condição de vítimas da ignorância.
As estudantes mantiveram uma atitude passiva diante do exposto, se limitando a responder timidamente as questões apresentadas por nós. Não abriram suas câmeras e parte delas, utilizaram o chat para apresentar suas manifestações, ou seja, evitaram o microfone.
A aula foi gravada, e salva no drive. Vamos disponibilizar para consultas futuras dos demais estudantes. Continuamos acreditando na superação das adversidades que dificultam o processo de ensino/aprendizagem e, seguimos a disposição da nossa comunidade escolar (estudantes, famílias e colegas da educação) na busca de dias melhores.” Professor Gilson dos Anjos
domingo, 27 de setembro de 2020
Ciclo da vida
"Desde o dia em que chegamos no planeta e abrimos nossos olhos para o sol
Há mais a ser visto além do que já vimos e mais a fazer do que já foi feito...", letra de Circle of Life - Ciclo sem fim, uma canção escrita por Elton John e o letrista Tim Rice para o filme animado Rei Leão da Disney em 1994.
sábado, 26 de setembro de 2020
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
A inclusão é um direito de todos! |
No dia 21 de Setembro “comemora-se” a dia de luta da Pessoa com Deficiência, seria um dia em especial para colocarmos a mão em nossa consciência e perceber o quão frágil é a relação da sociedade com que precisa de apoio. Ninguém escolhe uma deficiência, mas depois de sabê-la é preciso buscar alternativas para seguir em frente e enfrentar os dilemas e paradigmas que a sociedade impõe. Não estou aqui apenas falando de preconceito, mas também de comportamentos e deficiências que se vê no dia a dia no tocante a permitir acessos e oportunidades para que possam de fato enfrentar certas barreiras. Falo da calçada que muitas vezes não tem a adaptação necessária para que o cadeirante tenha autonomia para subir e descer dela sem necessitar do auxílio ou boa vontade de outras pessoas, dos postes nas calçadas que muitas vezes não atendem as necessidades de pessoas com baixa ou sem visão. Viver e conviver com uma deficiência não é fácil, é preciso garra, boa vontade e apoio, saber que tem quem aposte em seu potencial e te permita crescer no teu tempo e confie nos teus potenciais.
Temos como exemplo a seguir um trecho do filme “ O Primeiro da Classe” que retrata a história de um menino com Síndrome de Tourette que sonha em ser professor, durante a trama ele enfrenta preconceitos tanto dentro como fora de casa, na escola, mas encontra no caminho também muitos que o apoiam e o ajudam a enfrentar as adversidades dos dias.
Inspirar-se neste filme é acreditar que se não possuímos uma deficiência, temos o dever de apoiar quem as tem afim de permitir que alcancem horizontes da mesma forma que sonhamos alcançar os nossos. É por vezes emprestar os olhos à quem não consegue ver, a voz àquele que não pode falar e um abraço àquele que está desacreditado e precisa de apoio para erguer-se e seguir enfrente. Jamais deixar que nossa “deficiência” social nos impeça de sermos humanos.
Abaixo postamos link do youtube do filme "O Primeiro da Classe" (completo).
Fonte - youtube