A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde Cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro.
Através do jogo proposto buscou-se direcionar que os alunos desenvolverão melhor os conceitos matemáticos através do lúdico, e desta forma serão melhores preparados para os estudos futuros.
As brincadeiras para o aprendizado da Matemática podem e devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção. O jogo “Torremática”, assim denominado pela professora da turma 11, Andréia dos santos, foi uma sugestão de jogo encontrada na internet, consiste na montagem de “Torres” seguindo as instruções das cartelas que acompanham os copinhos confeccionados pela professora para cada aluno. De início tinham que observar as posições dos copos conforme os números descritos depois, a tarefa era resolver o cálculo para assim saber a posição de cada copo na “torre”. O jogo com certeza alcançou seu objetivo, que era ser usado como forma de estudo e diversão.
terça-feira, 8 de setembro de 2020
Torremática
segunda-feira, 7 de setembro de 2020
7 de Setembro
"Sonhar com um Brasil onde a educação seja verdadeiramente uma prioridade. Um país onde a corrupção não seja essa epidemia que envergonha a todos nós. É com esse Brasil que devemos sonhar e ter esperança." Fonte - paulocesar
"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” Paulo Freire
domingo, 6 de setembro de 2020
Canção para alguém
Trilha sonora de Médicos sem fronteira.
U2 - Song for Someone (Canção para
alguém)
"O
MSF leva ajuda médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados,
desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde."
Fonte - msf
sábado, 5 de setembro de 2020
Aulas SÍNCRONAS e ASSÍNCRONAS ???
Neste momento de aulas remotas, as escolas se voltaram para o ensino online – e, em poucas semanas, escolas fizeram um excelente trabalho ao adaptar o que até então era feito normalmente para conseguir oferecer conteúdo de qualidade aos
alunos remotamente. Mas afinal, o que são aulas online?
Aulas online aulas dadas através de uma plataforma virtual para alunos que não se encontram no mesmo espaço realizando as tarefas propostas.
Assim, as aulas são desenvolvidas por diferentes formas - temos aulas chamadas de síncronas e atividades assíncronas.
Aulas Síncrona - ao vivo
em comum e com interação entre aluno e professor. Podemos citar alguns benefícios das aulas síncronas:
- Engajamento da turma: este modo oferece maior contato humano, por assim dizer, pois todos estarão online no mesmo momento.
- Aprendizado dinâmico: o feedback é imediato – as perguntas surgem e são respondidas dentro do tempo que compreende a aula.
- Aprofundamento instrucional: com a interação regular com os professores, os alunos tendem a se aproximar mais destes.
No entanto, as aulas síncronas também têm algumas desvantagens: como a falta de flexibilidade de horário; a dificuldade de dar um atendimento individual e a possibilidade de dificuldades técnicas tanto por parte do professor quanto do aluno - Equipamento e internet, que podem atrapalhar ou até mesmo impossibilitar a aula.
- Flexibilidade: Por não ter a necessidade de juntar todos os alunos ao mesmo tempo, os alunos podem escolher qual o melhor horário para estudar, bem quantas vezes vão assistir à vídeo-aula ou ler o texto explicativo.
- Tempo: Os alunos têm mais tempo para refletir sobre seu aprendizado, tendo a possibilidade de passar mais tempo com o mesmo conteúdo.
Entre suas desvantagens temos o quesito da isolação social, uma vez que o professor e os outros alunos não têm contato por vídeo, ligação ou outro, e a questão da falta de acesso ao professor, já que perguntas demoram mais tempo para ser respondidas e o atendimento é também, portanto, mais lento.
Nossa escola tem utilizado as duas formas - síncrona (tempo real, ao vivo) e assíncrona (atividades não ao vivo).
Para as atividades assíncronas a escola tem utilizado diferentes ferramentas: o blog da escola, o facebook, o instagram, o whatsapp, o youtube, o Google Drive e Classroom entre outros. Para as atvidades síncronas o Google Meet tem sido a ferramenta mais utilizada.
sexta-feira, 4 de setembro de 2020
Gestão Escolar em tempo de Pandemia
As reuniões administrativas e pedagógicas não podem parar neste momento, até mesmo porque as aulas continuam ocorrendo por meio do ensino remoto.
Diante disso, é fundamental que haja o acompanhamento das atividades realizadas tanto pelas equipes administrativas quanto pela equipe pedagógica.
Assim, a gestão escolar pode promover encontros cíclicos realizados em plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet, que pode ser acessado a partir do computador, smartphone ou tablet.
Em nossa escola, a reunião da equipe gestora tem acontecido todas as sextas-feiras às 15h. É o momento da avaliação da semana e de projeção das ações que estão previstas para frente.
Esse planejamento assegurará plena continuidade dos nossos trabalhos, bem como as melhorias que podemos fazer em nosso projeto pedagógico.
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
Dia do Biólogo
"O dia do biólogo, profissional que atua na área da Biologia, é comemorado em 3 de setembro. Essa data foi escolhida porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo."
Shows de criatividade
Com a mudança de percurso das aulas e das atividades escolares, não são só os professores que se reinventaram e se reinventam todos os dias, temos juntos, em parceria, os alunos e as famílias que dão verdadeiros shows de criatividade.
Na turma 11 criatividade e pro atividade não falta, eles cantam, brincam, contam histórias, criam, tudo de longe mas pra aquecer o coração de quem os acompanha diariamente com mensagens, eles mandam seus vídeos, áudios e fotos, tudo pra se sentir bem pertinho da Professora.
A seguir temos exemplos do empenho de dois alunos que fizeram seus trabalhos e enviaram para a professora pra que ela pudesse curtir suas obras e de quebra ainda ganhar um elogio bem caloroso pelo esforço.
Fonte - youtube
#EscolasFechadasVidasPreservadas #EmpatiaPorQuemEduca
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
"Amarelinha Africana" - Educação Física
Em tempos de pandemia,
é preciso repensar as formas de nos divertirmos!
E desafios não faltam
para a nossa aula!!!!
A brincadeira
é parte da cultura de um povo e de um lugar. E mostrar brincadeiras diferentes para as
crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade.
A Amarelinha
Africana é um destes jogos super gostosos de brincar e que traz a cultura
de outra região na linguagem das crianças.
Um dos diferenciais
dessa amarelinha é que duas crianças pulam ao mesmo tempo. Ou em grupos de dois em dois.
Deste jeito, a brincadeira africana desenvolve
também a coordenação e a cooperação. E quando há mais crianças, o trabalho em
equipe é fundamental para que todas estejam pulando no quadrado, sem darem
encontrões. Além disso, são desenvolvidas habilidades como: lateralidade,
estruturação espaço temporal, ritmo e controle do corpo.
Os alunos da turma 11 deram um show!!!!!
Fonte - youtube
terça-feira, 1 de setembro de 2020
Dia do(a) Professor(a) de Educação Física
Hoje é dia de caprichar no alongamento do sorriso e na força do abraço.
Entrega Atividades - 1º ao 5º anos
O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO.
MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES!
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Totalmente Livres!
Reflexões necessárias!
Fonte - sinthoressor | Fonte - abridordelatas |
domingo, 30 de agosto de 2020
Mantenha-se firme!
Trilha sonora de Médicos sem fronteira.
Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a organização pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Esse tipo de ação se dá prioritariamente em períodos de crise, quando o equilíbrio anterior de uma situação é rompido e a vida das pessoas é ameaçada."
Fonte - youtube
sábado, 29 de agosto de 2020
Conselho de Classe do Ensino Médio
Foi no dia 25 de agosto que os professores do Ensino Médio realizaram o conselho de classe para fechamento do primeiro período do ano letivo de 2020. Por causa da pandemia, s reunião aconteceu de forma online, via Meet. Possibilitando aos professore e equipe diretiva, conversas sobre o desempenho dos alunos e suas práticas utilizando as novas tecnologias.
A diretora Nadir Hartmann iniciou falando do desafio que é para todos, professores e alunos, em realizar tarefas pedagógicas tão complexas via online. Mas que, sabendo utilizar as ferramentas disponíveis, todos podem superar as dificuldades.
Para os professores, o ensino online acaba sendo um duplo
trabalho, isto é, desenvolver o conhecimento a partir dos conteúdos e ensinar
os alunos a utilizarem as ferramentas da mídia. A motivação dos professores no
uso do classroom contagia e desafia os alunos a perderem o medo e participar
das aulas.
O conselho serviu também para os professores identificar onde
estão acertando e quais pontos de suas aulas on-line precisam de ajustes para
melhoria a aprendizagem dos alunos.