Os(as) estudantes são convidados a refletirem e escreverem o que entendem por "respeito", a verbalizarem como demonstram respeito pelos outros, onde eles(elas) se sentem respeitados em suas vidas e o que mais pensam e entendem por respeito. Ao final do trabalho cada um(a) dos(as) participantes são convidados a expressarem, a manifestarem um gesto de carinho para algum(a) colega do grupo.
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Círculo com a turma 72
Ontem, a Vice-diretora Andréa e a professora Elisete organizaram o "Círculo de Respeito e Empatia" com a turma 72 no espaço CIPAVE.
A realização dos círculos tem o objetivo de explorar o valor do respeito de maneira mais profunda e o saber colocar-se no lugar do outro.
Os(as) estudantes são convidados a refletirem e escreverem o que entendem por "respeito", a verbalizarem como demonstram respeito pelos outros, onde eles(elas) se sentem respeitados em suas vidas e o que mais pensam e entendem por respeito. Ao final do trabalho cada um(a) dos(as) participantes são convidados a expressarem, a manifestarem um gesto de carinho para algum(a) colega do grupo.
Parabéns pelo trabalho!
Os(as) estudantes são convidados a refletirem e escreverem o que entendem por "respeito", a verbalizarem como demonstram respeito pelos outros, onde eles(elas) se sentem respeitados em suas vidas e o que mais pensam e entendem por respeito. Ao final do trabalho cada um(a) dos(as) participantes são convidados a expressarem, a manifestarem um gesto de carinho para algum(a) colega do grupo.
terça-feira, 4 de junho de 2019
segunda-feira, 3 de junho de 2019
Círculo de Respeito e Empatia
Na quinta-feira foi realizado um Círculo de Respeito e Empatia com a turma 51.
A Supervisora Verani e a professora Vanessa foram as facilitadoras deste Círculo.
Os círculos de construção da paz são algumas das estratégias utilizadas como metodologia pela Justiça Restaurativa. Neles, os envolvidos debatem seus sentimentos, expõem seus argumentos e buscam, dessa forma amenizar as próprias diferenças.
Existem muitos tipos de Círculos: de construção de valores, de conciliação, de diálogos entre outros.
No mês de junho, todas as turmas da nossa escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, passarão por um momento de círculo com este tema: Respeito e Empatia, que é um Círculo de Construção de Valores.
Nas séries iniciais as facilitadores serão: Verani, Vanessa, Márcia e Danuza. Nas finais: Andréa, Elisete, Nadir e Verani e no Ensino médio: Anildo e Daniela. Professores e servidores que fizeram o Curso da Justiça Restaurativa.
A Supervisora Verani e a professora Vanessa foram as facilitadoras deste Círculo.
Os círculos de construção da paz são algumas das estratégias utilizadas como metodologia pela Justiça Restaurativa. Neles, os envolvidos debatem seus sentimentos, expõem seus argumentos e buscam, dessa forma amenizar as próprias diferenças.
Existem muitos tipos de Círculos: de construção de valores, de conciliação, de diálogos entre outros.
No mês de junho, todas as turmas da nossa escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, passarão por um momento de círculo com este tema: Respeito e Empatia, que é um Círculo de Construção de Valores.
Nas séries iniciais as facilitadores serão: Verani, Vanessa, Márcia e Danuza. Nas finais: Andréa, Elisete, Nadir e Verani e no Ensino médio: Anildo e Daniela. Professores e servidores que fizeram o Curso da Justiça Restaurativa.
domingo, 2 de junho de 2019
Olhar para o passado ...
Imagem com a frase:
"Olhar para o passado deve ser apenas um meio de entender mais claramente o que e quem eles são,
para que possamos construir mais sabiamente o futuro."
Paulo Freire
Fonte - pensador
sábado, 1 de junho de 2019
Santo Antônio unido pela Paz!
Estiveram presentes ao encontro nossa escola, representada pela Diretora Nadir, a EMEF FOK, a EMEI Cantinho Mágico, CREAS, CRÁS, SLAN PROJETOS, coordenadoras do Colégio Madre Bárbara e convidados especiais, todos e todas - "Unidos Pela Paz!
Uma das decisões tomadas no encontro foi a criação de uma pagina no facebook com o nome do projeto onde as instituições poderão divulgar suas atividades e ações desenvolvidas no âmbito do projeto.
Também ficou estabelecido que em agosto as instituições participantes oportunizarão atividades de integração e visitas aos espaços pedagógicos dos parceiros do projeto.
sexta-feira, 31 de maio de 2019
As marchas pelo Brasil ...
“Eu morreria feliz se eu
visse o Brasil cheio, em seu tempo histórico,
de marchas. Marcha dos que não tem escolas, marcha dos reprovados,
marcha dos que querem amar e não podem, marcha dos que se recusam
a uma obediência servil, marcha dos que se rebelam,
marcha dos que querem ser e estão proibidos de ser…”
de marchas. Marcha dos que não tem escolas, marcha dos reprovados,
marcha dos que querem amar e não podem, marcha dos que se recusam
a uma obediência servil, marcha dos que se rebelam,
marcha dos que querem ser e estão proibidos de ser…”
Entrevista concedida à
TV PUC/SP em 17 de Abril de 1997
Fonte - gepffaccat
Fonte - youtube
Vídeo da manifestação ocorrida ontem, dia 30 de maio, por estudantes, professores e comunidade geral em favor da educação pública e contra os cortes no orçamento da educação.
Parabéns estudantes, educadores e comunidade pelas manifestações!
quinta-feira, 30 de maio de 2019
Projeto Oficinas Pedagógicas
Ontem foi realizada na
escola mais uma das etapas das Oficinas Pedagógicas do "Projeto de Reagrupamento do Tempo
Integral".
Nas turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral foram realizadas Oficinas de: "Artes", "Culinária", "Jogos
e brincadeiras", "Contação de Histórias", "Fios e
Tramas", "Inglês", "Música", "Emoções", "Artesanato", "Patchwork", "Jogos
Pedagógicos", "Cultura Gaúcha", "Robótica" e "Historinhas Bíblicas", envolvendo todos os
estudantes dos Anos Iniciais em, Tempo Integral no turno da tarde, das 13h30min
às 15h15min.
Como da primeira vez, a experiência que os(as) estudantes vivenciam é ímpar em se tratando da construção do conhecimento, aprendizagem aberta e dinâmica, trabalho coletivo e cooperativo além da troca de experiências com colegas de diferentes turmas, com professores diferentes.
Parabéns aos estudantes e à escola pelo belo trabalho!quarta-feira, 29 de maio de 2019
Eleição do Conselho Escolar
Segunda-feira, dia 27 de maio, sob a coordenação da Comissão Eleitoral, composta pelas colegas Ângela Maria Caldeira Burgos e Fernanda Ramires Mota Mentz, ocorreu a eleição do Conselho Escolar de nossa escola.
Apenas uma chapa concorreu no pleito e, foram eleitos para o mandato 2019/2022 -
Segmento Professores: Günter Martin Wüst, Márcia Leia Bomm Weiler e Andréa Reckziegel; Segmento Servidores: Bibiana Hauschild, Solange Maria da Silva e Paulo Adilson Pinheiro Corrêa; Segmento Pais: Juliana Fátima Schabat, Marluce Regina Haack e Roseli Monteiro; e do Segmento Alunos: Cecilia da Silva Echevenguá, Karolina Motta do Nascimento e Camila Schabat.
A posse da nova direção do Conselho Escolar da EEEM Santo Antônio ocorrerá dia 3 de junho próximo.
Parabéns a todos e todas envolvidas no processo e especial sucesso à diretoria eleita.
Apenas uma chapa concorreu no pleito e, foram eleitos para o mandato 2019/2022 -
Segmento Professores: Günter Martin Wüst, Márcia Leia Bomm Weiler e Andréa Reckziegel; Segmento Servidores: Bibiana Hauschild, Solange Maria da Silva e Paulo Adilson Pinheiro Corrêa; Segmento Pais: Juliana Fátima Schabat, Marluce Regina Haack e Roseli Monteiro; e do Segmento Alunos: Cecilia da Silva Echevenguá, Karolina Motta do Nascimento e Camila Schabat.
A posse da nova direção do Conselho Escolar da EEEM Santo Antônio ocorrerá dia 3 de junho próximo.
Parabéns a todos e todas envolvidas no processo e especial sucesso à diretoria eleita.
terça-feira, 28 de maio de 2019
Formação 3ª CRE
Ontem a tarde a supervisora Verani, a secretária Bibiana e o professor Günter participaram de formação junto à 3ª CRE, em Estrela, sobre o Censo Escolar 2019 e o app ISE, um aplicativo desenvolvido pela Procergs que possibilitará um acompanhamento mais dinâmico e eficaz dos estudantes. Ele permitirá que diretores, professores e até pais de alunos saibam online a situação estudantil do aluno – e também se ele está na escola.
Quanto ao Censo Escolar 2019 foram discutidos diferentes detalhes a serem observados no preenchimento do ISE.
O aplicativo "Tua Escola" que já está em teste em dez escolas de nossa CRE e será de uso obrigatório de todas as escolas já a partir do 3º trimestre deste ano.
O app funciona como um diário de classe online. Na hora de fazer a chamada, o professor vai usá-lo para marcar se o aluno está na escola. A funcionalidade permitirá ainda realizar a expressão de resultados dos estudantes, conforme parâmetros já cadastrados no ISE. Os professores irão alimentar o sistema com dados e, futuramente, será disponibilizado para que os responsáveis pelos alunos acompanhem as informações.
O aplicativo existe nas versões Professor, Gestor e Estudante.
"O app "Tua Escola - Professor" é destinado aos professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Com ele é possível realizar as seguintes ações nas turmas às quais o professor está vinculado:
- Realizar chamadas (offline - mesmo sem internet será possível fazer a chamada)
- Planejar avaliações nos períodos
- Visualizar uma timeline (histórico) das aulas e avaliações
- Inserir resultados dos períodos de avaliações
- Emitir relatórios de frequência, registros das aulas e aproveitamentos dos alunos nas turmas
O "Tua Escola - Professor" é integrado ao ISE (sistema de controle e gestão da rede estadual de ensino do RS que opera nas escolas). Todas as regras do regimento da escola, tais como: procedimentos e formas de avaliações, bases curriculares e calendários letivos são refletidos automaticamente para o app, bem como os dados inseridos no "Tua Escola - Professor" poderão ser persistidos no ISE."
Grande mudanças na forma de registro de frequência nas aulas, avaliações e os tradicionais registros, antes feitos nos cadernos de chamada e, a partir da utilização do software serão feitos no aplicativo.
segunda-feira, 27 de maio de 2019
Plante a paz e o bem se faz!
O "Programa de Construção da Paz" com o lema "Plante a Paz e o Bem se Faz" teve prosseguimento dias 21 e 22 de maio, com encontros coordenados pela professora Rose Pilz, no espaço CIPAVE.
As atividades de maio compreenderam a história O Ratinho do Vilão (Marta Reis), dinâmicas de grupo e rodas de conversa sobre a paz. Dia 21 foram atendidasas turmas do 1º ao 3º Anos e dia 22 as turmas dos 4º e 5º Anos.
Uma das dinâmicas foi sobre o texto "O garotinho chamado amor", onde o texto propunha que os participantes vivenciassem atitudes de carinho para com os colegas - apertos mão, abraços, sorrisos ... O texto já havia sido trabalhado pelos professores(as) das turmas em sala de aula.
As atividades de maio compreenderam a história O Ratinho do Vilão (Marta Reis), dinâmicas de grupo e rodas de conversa sobre a paz. Dia 21 foram atendidasas turmas do 1º ao 3º Anos e dia 22 as turmas dos 4º e 5º Anos.
Uma das dinâmicas foi sobre o texto "O garotinho chamado amor", onde o texto propunha que os participantes vivenciassem atitudes de carinho para com os colegas - apertos mão, abraços, sorrisos ... O texto já havia sido trabalhado pelos professores(as) das turmas em sala de aula.
A palavra empatia foi tema de reflexão através da dinâmica - "Gato e rato" e dos vídeos "A importância da empatia" e "O que é empatia".
Sinopse do livro: A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!
Fonte: geracaoeditorial
Abaixo algumas fotos do lançamento.Sinopse do livro: A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!
Fonte: geracaoeditorial
domingo, 26 de maio de 2019
Para começar bem o domingo
Foto de uma criança sorrindo.
"Pega essa sorrisão aí pra melhorar o restante do seu dia! ♥️"
Fonte - instagram, liberdadepracabeca
Felicidade não é sobre conseguir tudo o que você quer,
é sobre desfrutar de tudo o que você tem.
sábado, 25 de maio de 2019
Sobre a felicidade
Imagem com o texto:
"Se te faz feliz ver o voo dos outros, então você entendeu tudo."
Fonte - instagram, liberdadepracabeca
sexta-feira, 24 de maio de 2019
Conselhos de Classe
“O diálogo e o alinhamento entre
professores, coordenadores pedagógicos e diretores são
fundamentais para que a escola consiga atingir suas metas e levar
adiante o desafio de
melhorar o desempenho e engajamento de todos os alunos, elevando os
resultados da instituição de ensino como um todo.
O conselho de classe é um dos momentos
mais importantes no fomento dessa coesão entre os professores e a equipe pedagógica.
No entanto, por falta de informação e organização, muitas
escolas acabam não aproveitando tão bem essa oportunidade, limitando-se
a discussões pouco produtivas ou mesmo gerando mais conflitos do que soluções.”
Fonte - somospar
Os Conselhos de Classe referentes ao 1º trimestre de 2019 iniciaram já na terça-feira, dia 15,
com as turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral. Terça-feira dia 22 foram realizados os conselhos dos Anos Finais e dia 29 teremos as turmas do Ensino
Médio.
Assinar:
Postagens (Atom)