"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 5 de agosto de 2017

Cursos à Distância

O IFRS  - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, através da Sra. Júlia Marques Carvalho da Silva - Coordenadora de Educação à Distância, está divulgando uma plataforma de cursos rápidos com foco no universo educacional. São cursos breves, sem tutoria, sendo que as inscrições vão até 15 de dezembro. O início das aulas é imediato. Após a inscrição os professores podem fazer o curso a seu ritmo. Todos os cursos são gratuitos e oferecem certificado digital.
Cursos:
   - Professor para a Educação à Distância - 150 horas
   - Criação de Videoaulas - 40 horas
   - Tecnologias de Informação e Comunicação em Espaços Escolares - 20 horas
   - Como usar o Laboratório de Informática nas aulas? Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais - 20 horas
   - Inglês 1 - 30 horas
   - Português como Língua Adicional - Parte 1 e Parte 2 - 30 horas cada
Interessados em participar acessem - http://moodle.ifrs.edu.br e iniciem os cursos a qualquer momento.
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sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Paralisação 04/agosto

"O Conselho Geral do CPERS reuniu-se nesta sexta-feira, dia 31, para definir as propostas de mobilização da categoria.
Entre as iniciativas aprovadas está a paralisação dos educadores em resposta ao parcelamento de salários dos servidores públicos estaduais, que atinge 38% da categoria, o que representa aproximadamente 62 mil educadores.
Além da paralisação a orientação do CPERS é a de que as escolas façam períodos reduzidos, utilizando esse tempo para conscientizar a comunidade escolar sobre as constantes ameaças do governo contra os educadores e quais as consequências para a educação pública.
A presidente do Sindicato destaca que o momento exige a união, cada vez mais forte, dos educadores. “Receber nosso salário em dia, integralmente, é o mínimo a que temos direito. E é um dever do governo. Não vamos mais admitir esse desrespeito e humilhação.”, afirmou.
Helenir observou ainda que desde o início do governo, o CPERS tenta o diálogo e a negociação, sem obter respostas. O Sindicato, inclusive, apresentou caminhos para enfrentar a crise: combater à sonegação fiscal, o Rio Grande do Sul deixa de arrecadar 7 bilhões ao ano, e as isenções fiscais, que só em 2014 somaram mais de 13 bilhões, além de garantir os recursos dos royalties do petróleo para as áreas da saúde e da educação e enfrentar a dívida do Estado com a União."

Fonte - CPERS

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Curtindo a CIPAVE

A Turma 21 iniciou o 2º semestre curtindo a CIPAVE com muita alegria, motivados  pelo jingle "Tamo junto com a CIPAVE" e aderindo ao Projeto Paz proposto na escola.
A partir do encontro no Espaço CIPAVE, sob a orientação da Vice-diretora Márcia na tarde de 31 de julho, muitas ações serão colocadas em prática contra a violência e a favor da paz, em nossa comunidade escolar.
Vem com a gente Ser feliz!!!
Abaixo algumas fotos.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Espaço CIPAVE

A formação no espaço CIPAVE é constante.
Ontem, dia 31 de julho, as turmas dos quintos anos do Tempo Integral - 51 e 52 e seus professores titulares participaram de momento de formação. Conheceram e cantaram o single das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar - "Tamo junto com a CIPAVE".
Continuaram a  formação com o vídeo "A  centopeia que sonhava" de Herbert de Souza, o Betinho. A centopeia é o símbolo da CIPAVE. Conheceram e discutiram sobre as  "Plaquinhas de Boas Atitudes" que serão espalhadas pela escola.
O trabalho foi coordenado pela vice-diretora Márcia, Coordenadora da CIPAVE Santo Antônio.
Ao lado e abaixo algumas fotos.

domingo, 30 de julho de 2017

PAZ

Para o segundo semestre de 2017, um dos projetos pensados e planejados pela escola é o "Projeto PAZ".
Muitas são as razões e os motivos que justificam e sustentam o projeto.
Entre elas destacamos:
     - A realidade de violência e indisciplina atinge toda a nossa sociedade. 
     - Na escola, é necessário buscar ações para melhorar as relações interpessoais, resgatar os valores éticos e trabalhar a cidadania de forma reflexiva ressaltando os direitos e deveres pertinentes ao ambiente escolar.
     - Esse projeto se faz necessário então, quando pensamos em trabalhar com o ser humano na sua totalidade, razão e emoção, corpo e mente. Através da educação reflexiva, podemos então, questionar nossas atitudes e criar outras formas de nos comunicar, desvalorizando a violência e cultivando o amor e respeito ao próximo.
Todas as turmas da escola, nos três turnos, trabalharão o projeto com ênfase: no resgate à cidadania, no poder da oração; na valorização e construção da auto-estima e auto-conhecimento; no fortalecimento dos valores humanos; no destaque especial à família e sua importância e no combate a todo e qualquer tipo de violência.
Confecção de cartazes,e panfletos informativos;
Muitas atividades também já estão articuladas com o projeto.
Trabalhar a música - “Tamo junto com a CIPAVE”; trabalho com PoesiasTrocas de experienciais  vividas pelos alunosConstrução de textos sobre a pazAnálise de textos(manifesto pela paz, versão para crianças)Hora do contoDinâmicas de grupos
Filmes educativos: As Aventuras de Azur e Asmar - Reflexão sobre o filmeOficinas com atividades artísticasConfeccionar  e entregar a Bandeiras da Paz na comunidadeConfecção de materiais com sucata(símbolos para paz no planeta)Reportagens, crônicas, produção de texto em grupo, duplas e individualmente;
Produção de uma música com o tema pazLeitura da realidade imediata, por meio de recortes de jornais e revistasPalestrasDramatizações - Teatro da PAZConcursos de Construção de texto – tema: A PAZ NAS ESCOLAS e Concursos de Construção de Desenho – tema: PAZ PELA PAZ E NÃO A VIOLÊNCIA.
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sábado, 29 de julho de 2017

TAMO JUNTO COM A CIPAVE

Foi lançado, dia 13/06,  o novo single das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).
A música, que contagia e transmite boas energias, foi aplaudida pelas nossas escolas e está virando uma "febre" nas comunidade escolares de nosso Estado.
"Um comercial que define a alegria e a importância do trabalho preventivo que as escolas vem realizando junto a sua comunidade", disse a gerente estadual do projeto, Luciane Manfro.
Algumas frases ditas pelos professores, diretores, pais, alunos e funcionários das nossas escolas que veem neste  vídeo clipe a confiança que todos depositam na cultura de paz! 
Fonte - cipave

TAMO JUNTO COM A CIPAVE
CHAMA, JUNTA, DEBATE E FAZ
NOSSA ESCOLA QUER
CULTURA DE PAZ.
ESSA É A CIPAVE
TAMO JUNTO COM A CIPAVE.
CHAMA, JUNTA, DEBATE E FAZ
NOSSA ESCOLA QUER
CULTURA DE PAZ.
ESSA É A CIPAVE
TAMO JUNTO COM A CIPAVE.
É HORA DE MUDAR,
CHAMAR A COMUNIDADE
TORNAR A NOSSA ESCOLA
UM LUGAR DE IGUALDADE
É HORA DE OUVIR
A VOZ DA CONSCIÊNCIA
FORTALECER, UNIR
E ACABAR COM A VIOLÊNCIA.
CHAMA, JUNTA, DEBATE E FAZ
NOSSA ESCOLA QUER
CULTURA DE PAZ.
ESSA É A CIPAVE
TAMO JUNTO COM A CIPAVE.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

NFG - Nota Fiscal Gaúcha

https://nfg.sefaz.rs.gov.br/site/index.aspx
Clique na figura e faça seu cadastro!
Desde o segundo semestre de 2013 temos estampado em nosso blog um link para a adesão de nossa comunidade escolar ao projeto da "Nota Fiscal Gaúcha" bem como matérias em nossa página no facebook.

Nossa divulgação oficial, portanto,
já vem acontecendo de longa data.

Em nossas promoções, festas escolares e reuniões com pais e com nossa comunidade escolar temos falado do projeto e incentivado a todos e a todas para aderirem.
Nossa intenção na divulgação do programa sempre foi e será no sentido da  justiça tributária e na destinação de recursos para nossa escola e entidades de Assistência Social, Saúde e Entidade Social de livre escolha, além de escolher seu "Time do Coração",
Cadastre-se!
Participe!
O foco agora é dar destaque aos aumentos dos benefícios oferecidos aos cidadãos e entidades sociais.
Contamos com o apoio e colaboração de todos e todas!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Círculo de Construção da Paz

Na formação continuada de quinta-feira, dia 20, após a apresentação do texto "Um dia a gente aprende" de William Shakespeare pela direção, o grupo vivenciou um círculo de fortalecimento de vínculos saudáveis.
O Objetivo Geral da dinâmica era o de sensibilizar o corpo docente e funcionários quanto ao círculo de construção de paz para resolução de conflitos escolares, utilizando-se o diálogo e os valores da justiça restaurativa: empatia, empoderamento, esperança, honestidade, humildade, conexão, participação, respeito e responsabilidade, tudo com o intuito de resgatar a dignidade humana e disseminar a cultura da paz.
Os Objetivo Específicos eram de incentivar a reflexão, fortalecer e mobilizar os profissionais na construção de um ambiente escolar comprometido e transformador.
A vice-diretora Márcia apresentou a Sras. Tania Fröelich e  Carmen Lucia Sampaio Spalding – Facilitadoras de Círculos de Construção da Paz, que trabalharam a dinâmica com o grupo de professores e funcionários.
A facilitadora Carmen fez uma breve explicação sobre o “Círculo de Construção da Paz” e dos objetivos do encontro. Apresentou o “Objeto da Palavra” que regula o diálogo, é passado de pessoa para pessoa consecutivamente em volta do círculo. A pessoa que está de posse do objeto da palavra tem a atenção total de todas as outras pessoas no círculo e pode falar sem ser interrompida. Por fim falou e comentou sobre os itens constantes na “peça de cento” do círculo.
A facilitadora Tânia iniciou lendo um texto para reflexão: Professores Apaixonados e, passando o “objeto da palavra” convidou a cada um a se apresentar e expressar como estavam se sentindo no círculo.
Passamos à construção de valores, onde os participantes compartilharam uma qualidade, um valor que consideram importante para trabalhar e conviver no ambiente escolar.
Os acordos sobre como se portar no círculo de forma segura e respeitosa formou as “Diretrizes”, com a descrição do comportamento esperado para o bom andamento do diálogo.
A Carmen então distribuiu material sobre e incentivou os participantes a completarem a atividade de autoavaliação e autoconhecimento em casa. Os participantes foram convidados a desenhar um círculo grande em uma folha de papel, desenhar linhas dividindo o círculo em quatro partes iguais e identificar uma seção mental, uma física, uma emocional e uma espiritual. Passando o “objeto da palavra” cada um e cada uma foi convidado(a) a compartilhar o que escreveu. Os relatos feitos foram muito significativos.
Encerrando o trabalho, todos, de pé e de mãos dadas.
Cada participante expressa ao outro uma palavra de encorajamento, desejando paz... alegria... saúde...confiança...trabalho...equilíbrio...

terça-feira, 25 de julho de 2017

Ninguém é de ferro ...

Como ninguém é de ferro, nossa formação contou com um cardápio especial para a ocasião. Cardápio preparado pelos "Berté" -  colegas Verani Berté e Moisés Berté.
O cardápio foi servido após encerradas as discussões na noite do dia 20, no Salão Comunitário da Igreja Evangélica Luterana Cristo 

Cardápio do dia:
Entrada - Tábua de frios
Principal - Polenta Recheada, Massa com molho, Carne assada, Fortalha e Saladas diversas
Sobremesa - Pérolas ao vinho e Palha italiana
Bebidas - Água, Vinho e refrigerantes

Abaixo algumas fotos do cardápio e dos "Bertés".
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segunda-feira, 24 de julho de 2017

Brinquedolândia

O "Projeto de Educação Financeira e resolução de problemas Matemáticos"  está sendo desenvolvido pelas turmas da escola. A turma 22, que tem a professora Lisane como titular desenvolveu uma atividade que batizaram de "Brinquedolândia".
Na postagem feita dia no dia 28 de junho, com o título de "Matemática Lúdica",temos mais detalhes sobre a atividade.
"Jogo é uma palavra, uma maneira de expressar o mundo e, portanto de interpretá-lo. Precisamos, reconhecer que estamos tratando de uma concepção complexa na medida em que em torno de um nó de significações, giram valores bem diferentes: a noção aberta a interpretações e, sobretudo, a novas possibilidades de análise. Pode-se descobrir um paradigma dominante em torno da oposição ao trabalho, mas também potencialidades diversas conforme se favoreça essa ou aquela direção de seu desenvolvimento." Moura (1991, p. 24)
Fonte – fap.(p.5-6)

Parabéns à professora e turma 22.