"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 22 de janeiro de 2017

Projeto Férias com Cidadania

Na última semana de 16 a 21 de janeiro alunos do 4º e 5º anos da EEEM Santo Antônio, iniciaram sua participação no Projeto Férias com Cidadania promovido pelo CRPO Vale do Taquari sob o comando do Coronel Medeiros. Esta é uma oportunidade que abre caminhos cotidianos, valorizando a identidade das crianças em contextos diversificados e intensificando a sociabilidade, envolvendo o aprendizado de direitos e deveres, ampliando a inserção das crianças no mundo atual, com mais sensibilidade, solidariedade e senso crítico.
Esta etapa do projeto contou com atividades como trilha no Jardim Botânico, palestra PROERD, cinema no Shopping, entre outras, finalizando no sábado, ontem, dia 21/janeiro, com Salva Vidas Mirim, na praia de Magistério, de forma indescritível, em que cada movimento, palavra, sentimento, sorriso, ficarão guardados no tempo-espaço daquele momento.
Agradecemos e parabenizamos toda equipe envolvida nesta semana de muita aprendizagem e diversão.
Como Paulo Freire desvelava a realidade, diante da dramaticidade da vida, é com uma prática educativa, de conexão com o mundo, uma pedagogia COM o outro, que precisamos construir a escola e a sociedade.
Professora Adriana de Azevedo

sábado, 21 de janeiro de 2017

Blog da escola

"Blog da escola: por que vale a pena ter um" é um artigo muito interessante publicado no site da no subtítulo - Gestão Escolar.
Revista Nova Escola
O texto discute a utilização pedagógica e conclui que a ferramenta do mundo virtual pode ser muito útil para a equipe gestora, para os(as) educadores(as) e estudantes. Ela permite ampliar a discussão de temas da sala de aula e proporciona a interação entre seus usuários e mesmo com outras instituições.
Apresenta bastante dicas para sua utilização e montagem.
Abaixo reproduzo o texto e aconselho a leitura.
Fonte: site da Revista Nova Escola, Gestão Escolar



Blog da Escola: por que vale a pena ter um
Ferramenta do mundo virtual, o blog é um recurso simples de criar e eficaz para compartilhar as ações pedagógicas.
Cinthia Rodrigues - Dezembro de 2010 

Blog, posts, comentários, links... Para quem não é familiarizado com o assunto, esses termos podem soar estranhos. É verdade que eles se tornaram populares há menos de dez anos, mas basta fazer uma pesquisa rápida na internet - digite em sites de busca as palavras "blog" e "escola" - para constatar que a lista de resultados é enorme.

Essa ferramenta do mundo virtual pode ser muito útil para a equipe gestora divulgar o projeto político-pedagógico, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valorizar, para a comunidade, a produção dos alunos. Além do mais, ela permite interagir com outras instituições (veja nas últimas páginas exemplos de blogs de escolas, com a descrição dos principais recursos usados para compor a página e como eles são utilizados).

Clique aqui e faça seu comentário! 
 Atividade de sala de aula recebe comentários na internet 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Alvenaria finalizada

Mais uma etapa concretizada.
Hoje, a parte de alvenaria das obras de melhoria e acessibilidade que estão ocorrendo na escola desde novembro de 2016 foram concluídas.
A estrutura da rampa para cadeirantes, o nivelamento da nova área de convivência no pátio interno, a derrubada de paredes e concretagem para cercamento da pracinha e o piso e pinturas no Laboratório de Ciências da Natureza foram concluídos.
A equipe do "mestre de obras" Leoni, com o acompanhamento dos engenheiros civis Guilherme, representando a 3ª CROP e Vinícius, da Empresa Construtora e Incorporadora Palmitinho Ltda. se debruçaram em terminar a obra no período estipulado.
A equipe do "mestre de obras" Leoni terminou sua parte na obra e está de saída.
Fica o registro do agradecimento da escola aos trabalhadores da empresa  Construtora e Incorporadora Palmitinho Ltda, extensivos ao vigilante Francisco que acompanhou o trabalho do grupo em todos os momentos.
A obra ainda continua, agora com o trabalho da equipe de ferragens.
Abaixo fotos do grupo que conviveu conosco durante cerca de dois meses.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Reflexão (5/17)

"O que sou eu?

Eu sou um entre outros 7 bilhões de humanos.
De uma única espécie, entre outras 3 milhões de espécies já classificadas. Que vive num planetinha que gira em torno de uma estrelinha, que é o sol, que é uma estrela entre outras 100 bilhões de estrelas que compõe a via láctea, que uma galáxia entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis, que vai desaparecer  e eu sou (como estava ali) o subtreco do vicetroço.
Nessa hora, o sujeito que empina o nariz esquece um ditado chinês que é o que eu mais gosto. Os chineses dizem para gente arrogante que “quando a partida de xadrez termina, o peão e o rei vão para a mesma caixinha”, quando o jogo de xadrez acaba, independentemente do resultado, os dois são guardados em uma caixinha, por isso, de nada adianta, essa arrogância que alguns tem de imaginar, que só porque eu assim, eu sou mais. Não, eu sou diferente. Não preciso ser mais. 
Gente arrogante não suporta que haja outra pessoa que possa a ela fazer sombra. Por isso eu sempre lembro: o preconceito tem duas fontes: a primeira é a tolice que um preconceituoso, uma preconceituosa é tonto. A segunda coisa é a covardia, porque o preconceituoso tem tanto medo de o modo como ele é, ser diminuído, que ele decide diminuir a outra pessoa por causa da cor da pele, da religião que ela pratica, da orientação sexual, porque para ela crescer, ela tem que abaixar a outra. Esse aí que abaixa a outra para crescer, é pequeno demais e aí eu não quero."
Mário Sergio Cortella – Pensar bem nos faz bem! 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Grades de contenção e corrimões

Durante a semana serão instaladas na escola as grades de contenção e cercas no parquinho e no espaço de convivência à frente do refeitório, corrimão na rampa de acesso e escadas do pátio interno e escada na entrada principal da escola e serão fechados espaços abaixo das escadas internas junto ao ginásio e modificadas seus portões de acesso para sua utilização deste espaço para a guarda do material esportivo.
A terra restante da escavação está sendo depositada rente ao muro da escola para criação futura de novo espaço.
As obras continuam a todo vapor para receber com maior qualidade a todos e a todas no início do ano letivo.
Abaixo algumas fotos.

Clique aqui e faça seu comentário!

sábado, 14 de janeiro de 2017

#eeemSantoAntonio

"Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado". 
As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, ou seja, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no respectivo assunto publicado. 
Com o uso da hashtag em uma publicação, o conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que acesse o mesmo hashtag sobre o assunto, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo. Exemplo: Se um indivíduo "A" publica uma notícia sobre as eleições presidenciais em seu perfil no Facebook, poderá criar ao mesmo tempo uma hashtag  com o nome #eleições, desta forma, estará classificando a sua publicação na categoria desta hashtag. Quando outros usuários acessarem ou visualizarem a hashtag #eleições, aparecerá todos os conteúdos relacionados com este tema, inclusive o que foi criado pela indivíduo "A". 
A hashtag é transformada em um hiperlink, que também pode se indexado por motores de busca na internet, como o Google. Em outras palavras, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas (Google).
As hashtags surgiram e tornaram-se populares no Twitter, que categorizava os assuntos mais populares do momento através dos Trending Topics. Os usuários utilizam as hashtags para justamente classificar as postagens (que devem possuir menos de 140 caracteres) em assuntos específicos, uma espécie de "arquivo" ou "pasta" para organizar os conteúdos em meio a confusão de informações na timeline do Twitter. 

Atualmente, as hashtags estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o FacebookInstagramGoogle +Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, as hashtags transformaram-se em "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing."

Com o intuito de divulgar nossa escola, nossas atividades, discussões pedagógicas, projetos e outras atividades divulgadas nas redes sociais criamos a hashtag "#eeemSantoAntonio". 
Muita coisa bonita, muitos projetos pedagógicos e atividades são desenvolvidos por nossa comunidade escolar, estudantes, funcionários, professores e direção. A hashtag, associada ao Blog e a nossa página no facebook, auxiliará na divulgação dessas atividades e visa melhorar e qualificar nossa comunicação com a comunidade escolar Santo Antônio.
Assim, tudo que a escola ou algum(a) professor(a) publicar nas redes sociais e mencionar a hashtag #eeemSantoAntonio, identificará que o conteúdo da publicação tem ligação com a escola.
Façam uso de mais esta ferramenta de divulgação!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Pátio Interno

Quando compreendemos que uma educação de excelência extrapola o espaço da sala de aula, entendemos que diferentes lugares e aprendizagens passam a ter incidência direta no processo de ensino e, portanto, são fundamentais para a construção de uma escola de qualidade.
Com a obra na escola estamos incrementando a convivência escolar, pois haverá o acréscimo de um espaço multiuso à frente do refeitório, possibilitando diferentes atividades nos recreios, além da ampliação da pracinha, rampa de acesso, Laboratório de Ciências da Natureza e outras melhorias contempladas nas melhorias que estão sendo feitas na escola.
Abaixo fotos da obra.

Clique aqui e faça seu comentário!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Laboratório de Ciências da Natureza

"Adquirir conhecimento dos fatos, princípios e conceitos, assumir comportamentos, saber estudar, investigar, comunicar-se, desenvolver destrezas manuais, ponderar sentimentos e posicionar-se criticamente diante das diversas situações, são competências essenciais que possibilitam agir em situações do dia a dia. O estudo da Biologia, da Física e da Química, por meio de situações práticas experimentais, reveste-se de significativa importância, pois evidencia habilidades que serão úteis quando utilizadas para a melhoria da qualidade de vida, seja individual ou coletiva."

A partir das obras que estão sendo feitas na escola, o Laboratório de Ciências da Natureza é outro espaço que está sendo qualificado para o ano letivo de 2017.
Pintura, colocação de piso, distribuição de mobiliário e equipamentos estão sendo organizados e preparados para receber professores e estudantes nas aulas de Ciências, Biologia, Física e Química.

Ao lado e abaixo fotos das obras.
Clique aqui e faça seu comentário!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Parquinho

Conhecendo os benefícios que os momentos de brincadeira proporcionam às crianças, a escola está investindo na estrutura do Parquinho do Tempo Integral.

"O parquinho auxilia no Desenvolvimento de habilidades - Os diferentes brinquedos do parquinho vão estimular o desenvolvimento de habilidades específicas. As gangorras e balanços ensinam aos pequenos a noção de tempo e velocidade; o gira-gira oferece uma nova percepção de equilíbrio, já que o movimento é circular; o trepa-trepa ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e autoconfiança. Por estarem ao ar livre, os parquinhos também permitem a exploração da natureza e possibilitam que a criança tenha contato com a areia, a vegetação, os pássaros e ruídos externos, experimentando novas formas de estar e interagir com o mundo a sua volta.
Ainda nos permite a Observação do desenvolvimento emocional da criança, o Desenvolvimento de vínculos sociais, é um Espaço de estímulo à criatividade, favorece as atividades físicas, pode simbolizar o início de um grande amadurecimento para a criança em diferentes esferas e "a hora do parquinho" é um momento muito prazeroso para a criança."  

O espaço do parquinho, com a ampliação que está sendo feita mais que duplicará seu espaço. E seu interior será preparado com cuidado e dedicação para o reinício das aulas.
Abaixo algumas fotos das obras.
Clique aqui e faça seu comentário!