"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Depoimentos da escola

Assim como os relatos das mães, os relatos das educadoras, direção e coordenação pedagógica são igualmente importantes. 
São eles(as) que articulam, organizam, distribuem e esclarecem as dúvidas dos(as) estudantes na realização do trabalho domiciliar.
Abaixo transcrevemos algumas falas.


Professora Andréia
 PROFESSORA ANDRÉIA DA TURMA 11 - Estar longe da sala, do contato diário com nossos alunos não tem sido uma tarefa fácil. Tem sido momento de nos reinventarmos e de descobertas de formas possíveis de transmitir aprendizagens sem estarmos lado a lado para sanar muitas de suas dúvidas. Eu, como professora do 1 ano do Ensino Fundamental, sinto muito disso no planejar as atividades. Planejo e já penso "aquele, eu ia precisar dar uma mãozinha a mais!" , mas confio que em suas casas isso esteja sendo observado. Um ou outro aluno que lembro de suas particularidades/ necessidades, entro em contato com a família pra ver se estão conseguindo ou tento explicar de outro jeito, achar uma forma da família ajudar na conclusão da atividade. Sobre o curso EAD...achei uma boa opção,
Professora Lovane
nos mantém conectados com nossas necessidades de conhecimento.
PROFESSORA LOVANI DA TURMA 21 - Estar em quarentena pra mim está sendo um momento de muito estudo e reflexão. Não poder estar presente na vida das pessoas e ainda mais na vida dos nossos alunos me deixa em constante desconforto, pois sou uma pessoa extremamente sociável, mas é uma necessidade para não propagarmos ainda mais esse vírus. Por outro lado, vejo famílias abraçando a causa conosco, sentando com os filhos para estudar a distância, nos dando o testemunho do quanto isso está fazendo a família toda se fortificar. Depois de tudo isso certamente seremos seres humanos muito melhores do que antes, dando mais valor ao que realmente é
Coordenadora Verani
importante como a nossa família.
COORDENADORA VERANI - Este tempo de pandemia tem me ajudado a descobrir um jeito novo de ser coordenadora. A cada dia um novo desafio. A cada dia uma nova aprendizagem. Nunca tinha me aproximado tanto dos professores e alunos. Tem sido um momento enriquecedor. Estamos aprendendo a ensinar e aprender de forma nova e bem mais produtiva. A proximidade mesmo que distante fisicamente me mostra que é o caminho para construirmos uma escola melhor em todos os sentidos. Neste processo tenho muito presente o que diz Rubem Alves: “Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intensões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para fazer amor. Escrever e ler são formas de fazer amor.”
PROFESSORA TAINÁ – LÍNGUA
Professora Tainá
PORTUGUESA E ESPANHOLA - Trabalhar em home office pode parecer a melhor coisa do mundo e, de fato é para muitas pessoas. Porém, ao escolher ser professora, me coloquei em uma posição de auxílio permanente, tanto a alunos quanto a pais. Nessas últimas duas semanas, com a decisão do governo de suspender as aulas presenciais, me deparei com uma série de obstáculos, antes imperceptíveis. Tornou-se, para mim, muito difícil, pois o contato humano com os alunos é muito importante no processo de ensino-aprendizagem. Há estudantes que compreendem mais rápido o conteúdo, outros que demoram um pouco mais e necessitam de maiores e diversificadas explicações dos professores. Esse período tem sido de intensa aprendizagem, tanto para mim quanto para os outros, pois estamos desenvolvendo atividades e corrigindo-as, acompanhando somente desta forma a evolução dos estudantes. Acredito que sairemos deste momento muito mais fortes, entusiasmados para voltar a sala de aula e, sobretudo, com ainda mais ferramentas para desenvolver da melhor forma possível nosso papel na sociedade.
Vice-diretora Andréa
VICE-DIRETORA ANDRÉA - As atividades a distância quando foram solicitadas no início da pandemia, foram entregues em mãos para os alunos, onde o comprometimento de cada um seria fundamental para a aprendizagem do trimestre. Quando percebemos que o período do isolamento iria prolongar-se a ideia que surgiu foi a criação de grupos de whatsapp para o encaminhamento de atividades para as famílias. Então pensamos: será que as famílias da nossa comunidade que é tão vulnerável irão aderir a está metodologia? As famílias irão se engajar? Os alunos farão as atividades propostas? Confesso que a cada dia que acompanhamos os grupos estamos nos surpreendendo. As mães na sua maioria são as administradoras do celular e repassam aos filhos as atividades, e estão apoiando a juntamente com os filhos cobrando a realização das atividades. Algumas mães fotografam e mostram com orgulho o trabalho dos seus filhos e nos em contrapartida elogiamos e agradecemos. Sentimos que muitas mães nunca estiveram tão conectadas com os seus filhos e estão percebendo a real situação de aprendizagem dos seus. Acreditamos que o retorno da escola após este período de isolamento e sofrimento para muitos será mais afetivo, mais sensível e com mais valorização do trabalho da escola. mais valorização do trabalho da escola.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 44 seguidores.

Nenhum comentário: