"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Filmes em Sala de Aula

Para aqueles(as) professores(as) que apreciam a utilização de TV e Vídeo em sala de aula (re)apresentamos algumas sugestões.
Em 18 de outubro último publicamos texto de Jônatas Dias Lima, publicado no site Gazeta do Povo, onde ele conversa com José Manuel Moran, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e diretor de Educação a Distância na Universidade Anhanguera, sobre a utilização do vídeo em sala de aula - "Os desafios do uso de vídeos em sala de aula", publicado em 02 de janeiro de 2012.
No texto entre uma reflexão e outra o professor Moran nos desafia a (re)pensar a utilização do vídeo em sala de aula, no sentido de não banalizar o procedimento. Além de boas dicas e sugestões Moran ainda comenta que:
  • "Em tempos de YouTube, o uso de vídeos em sala de aula não chega a ser recebido pelos alunos com a mesma expectativa que provocava em turmas das décadas passadas. Em tempos de YouTube, o uso de vídeos em sala de aula não chega a ser recebido pelos alunos com a mesma expectativa que provocava em turmas das décadas passadas."
  • "...uma atividade que podia ser aproveitada para trabalhar habilidades importantes, acaba sendo desperdiçada quando a prioridade torna-se apenas manter a turma sob controle.
  • "O aluno não é bobo. Ele percebe quando você passa um filme só para ocupar o tempo ocioso, e acaba associando o vídeo a não ter aula."
  • "Para mostrar o impacto de um tsunami ou de um terremoto, por mais que você descreva, a explicação não é tão eficaz quanto uma filmagem."
  • "Filmes são poderosos apoios para o professor, mas a eficácia do recurso depende de atividades planejadas que o complementem."
  • ...
Sugerimos a leitura e discussão do texto.

Nenhum comentário: