Discutimos
diferentes assuntos. Propostas foram feitas. Dúvidas foram apresentadas.
Frustrações, anseios, desejos, relações de poder, utopias.
Iniciamos
o debate lendo a frase - "Só se vê bem com o coração, o essencial é
invisível aos olhos", do livro "O Pequeno Príncipe".
Alguns
momentos e destaques da discussão:
- pela LDB a escola tem a liberdade para definir seu projeto pedagógico;
- ler atentamente os Parâmetros Curriculares Nacionais;
- a "cara da escola" o grupo é quem deve definir;
- currículo escolar e currículo oculto (que de oculto não tem nada);
- como o Ensino Médio precisava de mudanças o governo discutiu e implantou o Ensino Médio Politécnico;
- introduziu porque todos falávamos em mudança e, como ela não foi gerada pela escola, o governo apresentou proposta e a introduziu;
- discutimos a questão do Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico;
- temos que nos envolver nas discussões do Plano Municipal e Plano Estadual de Educação e ocupar os espaços que nos são disponibilizados;
- quando o índice de reprovação é muito grande ele remete à analise, no sentido de levantar alternativas para garantir a aprendizagem dos estudantes.
Por fim,
o grupo foi dividido em quatro grupos menores para discutir: "Quais os
pontos fortes de nossa escola?" e, na discussão saíram questões como:
- trabalho específico para a comunidade escolar;
- comprometimento de alguns profissionais;
- constante luta por melhorias;utilizada durante as discussões.
- qualificação dos profissionais;
- acolhimento e receptividade;
- turno integral;
- Programa Mais Educação
- grupo de educadores(as) bem articulado e com posições;
- Sala Digital funcionando bem;
- estudantes afetuosos e receptivos;
- equipe diretiva, funcionários e educadores(as) unidos, com boa vontade, disposição e esforços no sentido de resolver as questões que se apresentam no dia a dia;
- Refeitório e qualidade da merenda
- guarda;
- nível de formação dos profissionais;
- comunidade unida, tem identidade;
- estrutura física da escola muito boa;
- difícil acesso;
- a indignação dos profissionais com relação ao que está posto sobre a escola (violência ...), querendo mudar e melhorar este quesito;
- o espaço físico;
- o quadro de profissionais;
- maior interação com a comunidade do entorno escolar;
- a merenda do noturno melhorou muito;
- estudantes solidários/afetivos.
Abaixo
temos a apresentação utilizada durante as discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário