"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 27 de setembro de 2014

Construção do PPP da escola

Hoje pela manhã, após um belíssimo café oferecido pela escola, organizado pela professora Juliana, os(as) educadores(as) da escola estiveram reunidos, com a assessoria da professora Alice Theis, para debater e formular propostas para a reelaboração do PPP - Projeto Político Pedagógico da escola, ou de sua elaboração.

Discutimos diferentes assuntos. Propostas foram feitas. Dúvidas foram apresentadas. Frustrações, anseios, desejos, relações de poder, utopias.

Iniciamos o debate lendo a frase - "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos", do livro "O Pequeno Príncipe".

Alguns momentos e destaques da discussão:
  • pela LDB a escola tem a liberdade para definir seu projeto pedagógico;
  • ler atentamente os Parâmetros Curriculares Nacionais;
  • a "cara da escola" o grupo é quem deve definir;
  • currículo escolar e currículo oculto (que de oculto não tem nada);
  • como o Ensino Médio precisava de mudanças o governo discutiu e implantou o Ensino Médio Politécnico;
  • introduziu porque todos falávamos em mudança e, como ela não foi gerada pela escola, o governo apresentou proposta e a introduziu;
  • discutimos a questão do Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico;
  • temos que nos envolver nas discussões do Plano Municipal e Plano Estadual de Educação e ocupar os espaços que nos são disponibilizados;
  • quando o índice de reprovação é muito grande ele remete à analise, no sentido de levantar alternativas para garantir a aprendizagem dos estudantes.
Por fim, o grupo foi dividido em quatro grupos menores para discutir: "Quais os pontos fortes de nossa escola?" e, na discussão saíram questões como:
  • trabalho específico para a comunidade escolar;
  • comprometimento de alguns profissionais;
  • constante luta por melhorias;utilizada durante as discussões.
  • qualificação dos profissionais;
  • acolhimento e receptividade;
  • turno integral;
  • Programa Mais Educação
  • grupo de educadores(as) bem articulado e com posições;
  • Sala Digital funcionando bem;
  • estudantes afetuosos e receptivos;
  • equipe diretiva, funcionários e educadores(as) unidos, com boa vontade, disposição e esforços no sentido de resolver as questões que se apresentam no dia a dia;
  • Refeitório e qualidade da merenda
  • guarda;
  • nível de formação dos profissionais;
  • comunidade unida, tem identidade;
  • estrutura física da escola muito boa;
  • difícil acesso;
  • a indignação dos profissionais com relação ao que está posto sobre a escola (violência ...), querendo mudar e melhorar este quesito;
  • o espaço físico;
  • o quadro de profissionais;
  • maior interação com a comunidade do entorno escolar;
  • a merenda do noturno melhorou muito;
  • estudantes solidários/afetivos. 
Abaixo temos a apresentação utilizada durante as discussões.

Nenhum comentário: