"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Projeto LÍDERES EM AÇÃO

O Projeto LÍDERES EM AÇÃO realizou novo Encontro de Lideranças na EEEM Santo Antônio.
Sabendo que a escola é um local privilegiado para despertar o espírito de solidariedade e desenvolver a criatividade, cabe a ela conduzir de forma democrática o envolvimento dos seus alunos em ações que promovam a cidadania baseada em valores morais e étnicos, na liberdade de expressão e respeito ao próximo.
 Ao perceber que também podem contribuir com a escola, expressando opiniões, sugerindo melhoras e efetivamente participando do cotidiano escolar e das tomadas de decisões, os representantes de turma bem como os demais alunos, passarão a se reconhecer no ambiente escolar e a valorizar sua condição de sujeito participativo no processo de construção da aprendizagem.
E é nesse processo de participação, de reconhecimento de papeis e de respeito às diferenças, que surge a solidariedade e a preocupação social que se faz tão necessária no mundo contemporâneo em que a sociedade sofre cada vez mais com as diferenças sociais. O Serviço de Orientação Educacional de nossa escola, mediado pela orientadora educacional Anice Maria Nunes, tem realizado encontros com as lideranças, neste propósito. Acreditando que este projeto contribuirá para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas diversas ações promovidas pela a escola e garantir a efetivação de uma cidadania ativa e participante na complexa construção de uma escola democrática.
No encontro desta semana, o grupo realizou diversas reflexões sobre o trabalho em equipe, sobre liderança positiva, conversas e apontamentos sobre as dificuldades ou aspectos negativos da escola, bem como apontamentos de qualidades ou de soluções para melhorias. Este trabalho contou com vídeos, roda de conversa e dinâmica de grupo, mediadas pela orientadora educacional. Foi uma manhã muito produtiva e de grande valor para todos.