"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 23 de julho de 2024

Jornada Pedagógica na escola - Dia 02

Os professores da escola hoje pela manhã na Sala de Vídeo acompanharam a live no segundo dia de formação da Jornada Pedagógica 20234/02.
A reflexão hoje é sobre as habilidades básicas que os alunos devem alcançar nas disciplinas de língua Portuguesa e Matemática. O estudo dos descritores e o bom planejamento levando em conta estes permites evolução do aluno ano a ano.
A gravação da Jornada ficará disponível no canal SEDUC do Youtube para aquele(as) professores(as) que não conseguiram acompanhar a jornada durante o turno da manhã.
Clique aqui e acesse as fotos da Jornada Pedagógica 2024/02 na escola!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

Jornada Pedagógica 2024/2 - Dia 2

Guia da Jornada Pedagógica
Troca de experiências com quem acolhe, inspira e transforma o presente e o futuro do Rio Grande do Sul.
A gravação da Jornada ficará disponível no canal SEDUC do Youtube para aquele(as) professores(as) que não conseguiram acompanhar a jornada durante o turno da manhã.

Fonte - youtube

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Jornada Pedagógica na escola

A jornada pedagógica, um momento de reunião entre os professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, tem como objetivo engajar e orientar os colegas da rede.
Na programação de hoje estão sendo abordados os seguintes conteúdos:
   - Atualizações e resultados do Planejamento estratégico da Seduc - Secretária Raquel Teixeira;
   - EAC: como planejar para o desenvolvimento das habilidades
   - Prática da rede - EAC
   - EAC: como planejar para o desenvolvimento das habilidades
   - Tira dúvidas
   - Encerramento - Secretária Adjunta Stefanie Eskereski
   - Mini documentário - Nossas Vozes
Professores na jornada hoje pela manhã!

Fonte - youtube
Clique aqui e acesse as fotos da Jornada Pedagógica 2024/02 na escola!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

Jornada Pedagógica 2024/02

Hoje iniciamos, nas escolas públicas estaduais do RS, a Jornada Pedagógica 2024/02, com foco em orientações e boas práticas, ela ocorre de 22 a 26 de julho.
Abaixo reproduzimos orientações e programação para a semana extraído do site da Seduc/RS.
"
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre 22 e 26 de julho, a segunda edição da Jornada Pedagógica 2024. Realizada de forma on-line durante o recesso escolar, a programação é um momento de troca de experiências para os professores da Rede Estadual, que terão acesso a formações, palestras e oficinas temáticas. O objetivo é estimular a colaboração e o compartilhamento de boas práticas pedagógicas, além de apresentar orientações sobre o planejamento do segundo semestre letivo.
As transmissões, que ocorrem de 22 a 24 de julho, começam às 8h, para os professores do turno da manhã, e 18h para os profissionais que atuam à noite, pelo canal TV Seduc RS, no YouTube. A exibição dos conteúdos ocorrerá em dois turnos de forma a garantir que todas as escolas estaduais possam acompanhar os eventos e esclarecer dúvidas. Além disso, serão oferecidas Trilhas Formativas, com recursos digitais e atividades complementares, disponíveis de modo assíncrono no Portal Educação. 
Na segunda-feira (22/7), a secretária da Educação, Raquel Teixeira, terá um momento para compartilhar com a rede as ações realizadas durante a crise meteorológica, focando na importância do acolhimento. A secretária-adjunta Stefanie Eskereski também participará da programação, que incluirá a estreia do mini-documentário Nossas Vozes. Produzido pela Seduc, o material apresenta o relato de três diretoras da Rede Estadual, que compartilham suas experiências como líderes de comunidades escolares durante as enchentes de abril e maio. 
Na terça-feira (23/7), o evento abordará como se apropriar dos dados das avaliações realizadas, além de destacar busca ativa, frequência e Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai). Na quarta (24/7), as salas de discussões serão divididas em nove temáticas diferentes, permitindo que os professores escolham a mais relevante para sua realidade escolar. Haverá ainda duas salas temáticas à noite, com esclarecimentos sobre Escolas Técnicas e Educação de Jovens e Adultos.
Na quinta-feira (25/7), as 30 Coordenadorias Regionais de Educação irão ajustar as pautas da Jornada Pedagógica de acordo com o contexto de cada região e comunidade escolar. No último dia (26/7), cada escola deverá adaptar e aplicar os temas discutidos à sua realidade, planejando o segundo semestre letivo
          Links para assistir aos encontros:
          - 22/7: Manhã
          - 22/7: Noite
          - 23/7: Manhã
          - 23/7: Noite
          24/7 - Salas temáticas:
          - Sala temática: Professores da 1ª, 2ª e 3ª séries do EM (Enem)
          - Sala temática: Professor EMTI
          - Sala temática: Modalidades (campo, quilombola e indígena) 
          - Sala temática: Professores AEE e escola especial 
          - Sala temática: Educação profissional
          - Sala temática: Professores EJA
          - Sala temática: Ensino Fundamental 1 
          - Sala temática: Ensino Fundamental 2 
          24/7 - Salas temáticas (noite):
          - Sala temática: Educação profissional
          - Sala temática: EJA

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

domingo, 21 de julho de 2024

... educar é libertar, e não controlar

Abaixo socializamos a postagem do site lunetas, publicada em 7 de abril de 2017, com o título – “Animação sensível ensina que educar é libertar, e não controlar.”
Sem palavras, mas rico em simbologias, o curta "Uma lição nebulosa" mostra como a linha entre educação e controle é muito sutil.
Ao mostrar a relação entre um avô e seu neto, o curta de animação "A Cloudy Lesson" mostra que educar é libertar, e faz pensar em como os limites entre o controle e a educação são muito sutis.
“A infância é um outro: aquilo que, sempre além de qualquer tentativa de captura, inquieta a segurança de nossos saberes, questiona o poder de nossas práticas e abre um vazio em que se abisma o edifício bem construído de nossas instituições de acolhimento. Pensar a infância como um outro é, justamente, pensar essa inquietação, esse questionamento e esse vazio.”

“O trecho acima faz parte do texto “O enigma da infância, do educador e filósofo espanhol Jorge Larrosa. Para ele, “educar” é um verbo complexo, e deve ser praticado no sentido não de impor experiências, mas sim no de compartilhar e mostrar presença.
Para o pensamento pedagógico do autor, que é referência mundial nos estudos sobre a infância, é mais importante entender que é a criança é um “outro”, que escapa de nossas tentativas de captura ou compreensão, do que julgar que podemos, enquanto adultos, impor nossos saberes como verdades absolutas. < style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">O curta de animação “A cloudy lesson”(“Uma lição nebulosa”, em livre tradução), produzido pelo Ringling College of Art + Design, é um retrato desse pensamento. De forma muito singela, o filme traz justamente essa mensagem, e fala de como, enquanto pais, professores e educadores, muitas vezes somos sucumbidos pelo desejo de controlar a criança. Como já disse o escritor Mario Sergio Cortella, “somos pais, e não donos dos filhos”.
< style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">Na história, que se passa em um cenário de sonho e fantasia, um avô fazedor de nuvens tenta ensinar o ofício ao neto. Depois de muitas tentativas frustradas de ensinar o que sabe, os dois aprendem que, às vezes, grandes aprendizados vêm de acidentes felizes. < style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">Com uma linguagem rica em simbologias e metáforas sutis sobre a transmissão de conhecimento, o curta explora a relação entre adulto e criança do ponto de vista da experiência, em que importa mais compartilhar interrogações do que impor verdades únicas. Podendo ser apresentado na sala de aula ou em casa com os pequenos, o filme se transforma em uma verdadeira lição sobre a educação, as relações humanas e a própria concepção social e historicamente construída de conhecimento.”   Fonte - lunetas

Fonte - youtube

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

sábado, 20 de julho de 2024

Símbolos Olímpicos - os Anéis

"A cada quatro anos, vários países reúnem-se para celebrar uma grande festa do esporte mundial: as Olimpíadas. Com origem e tradição grega, o evento tomou proporções mundiais no fim do século XIX por iniciativa do Barão de Coubertin, aristocrata francês. Com a reestruturação do evento na era moderna e a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), foram criados também alguns símbolos para representar os jogos.
Esses símbolos representam os ideais propostos pelos jogos olímpicos. Além da unidade entre os países que participam da competição, eles também remetem à universalidade do esporte e à paz."   Fonte - brasilescola
Os símbolos olímpicos são: os Anéis Olímpicos, a Tocha, o Lema, as Medalhas e os mascotes.
A professora Maitê tem trabalhado o tema das Olimpíadas com suas turmas e abaixo temos o registro das turmas dos 4º anos pesquisando e investigando um dos símbolos olímpicos, os anéis.
"A principal representação dos Jogos Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpicos, que também são a marca do COI. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.
Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo. Os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que representa a paz entre os continentes. "  
  
Clique aqui e acesse as fotos com as atividades nas aulas de Educação Física com os Anos Iniciais!
Parabéns pela atividade professora e obrigado por compartilhá-las com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

Dia do Amigo e Internacional da Amizade

O Dia do Amigo e Internacional da Amizade é é comemorado em 20 de julho.
Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas.
“O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, a chegada à Lua representava um símbolo de união entre todos
os seres humanos.Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.”
Em que outras datas se comemora o dia do amigo?
Existem várias datas que celebram a amizade, um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas. São eles: 18 de abril, 20 de julho e 30 de julho.
18 de abril é o Dia Nacional do Amigo. Embora não seja uma data oficial, ou seja, estabelecida por lei, é a data mais popular no Brasil.
20 de julho é o Dia do Amigo e Internacional da Amizade. Comemorado em vários países do mundo.
30 de julho é o Dia Internacional da Amizade. Esta data foi proclamada pela ONU em 2011 com o intuito de inspirar a amizade entre os povos.   Fonte - calendarr

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Circuitos elétricos no Ensino Médio

A partir do foco dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio nos estudos sobre eletricidade, na disciplina de Física, a Professora Marione organizou uma proposta para a turma, onde os alunos deveriam investigar e organizar apresentações sobre diferentes assuntos relacionados ao estudo dos circuitos elétricos.
Orientados em grupos, os temas foram elementos/componentes do circuito elétrico, as fórmulas envolvidas e os principais tipos de circuito que são em série, paralelo e misto.
Além de todo o conhecimento relacionado aos circuitos elétricos, os estudantes também foram estimulados a usar suas habilidades com as tecnologias e a criatividade. O resultado foi um sucesso, os estudantes desempenharam suas pesquisas e apresentaram de forma satisfatoriamente, gratificando a Professora.
Clique aqui e acesse as fotos das apresentações da Turma 301.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

Anos Iniciais e os Jogos Olímpicos

A 7 dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 vamos publicar atividades realizadas pela professora Maetê de Educação Física com as turmas dos Anos Iniciais da escola.
A professora já vem a algumas semanas trabalhando diferentes aspectos relativos aos Jogos Olímpicos. Estudaram sobre a história dos jogos, sobre as cerimônias de abertura, sobre o mascote Paris 2024, sobre a tocha olímpica, sobre atletas, viram algumas curiosidades sobre os jogos, sobre as medalhas e as modalidades esportivas que integram a competição.
Trabalharam também sobre os Jogos Paralímpicos que acontecem após os Jogos Olímpicos, viram sua história e modalidades.
Ao final de uma das atividades as turmas assistiram ao vídeo abaixo:
"Conhece todos os esportes olímpicos? Confira!!!"

Fonte - youtube
Jogos Olímpicos - de 26/julho a 11 de agosto
Jogos Paralímpicos - de 28/agosto a 8/setembro
Clique aqui e acesse as fotos com as atividades nas aulas de Educação Física com os Anos Iniciais!
Parabéns pela atividade professora e obrigado por compartilhá-las com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Líderes e Grêmio Estudantil

Ontem pela manhã, na sala do pedagógico foi realizada uma reunião com os líderes de turma dos Anos Finais e direção do Grêmio Estudantil da escola.
Na pauta da reunião o orientador Anildo trouxe alguns elementos sobre a importância dos Líderes em sala de aula e sobre sua atuação.
Seguimos fazendo um convite aos líderes e GESA para participarem das oficinas de grafite que a escola organizará no mês de agosto, oficinas que terão o professor Samuel Hegesell como mentor.
Ao final foram apresentadas algumas ideias para a semana do estudante e solicitamos ao pessoal para que apresentasse sugestões à direção do Grêmio para encaminhamento e definição da programação.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

quarta-feira, 17 de julho de 2024

História da Arte

Nas aulas de arte, na turma 71, o professor Alexandre tem trabalhado a "história da arte" com ênfaze na "arquitetura medieval, desenvolvida durante o período da Idade Média, ou seja, entre os séculos V e XV. Um longo período da história em que prevaleceu os estilos românico e góticoA Idade Média esteve essencialmente controlada pela religião e pelo poder da Igreja, por isso as obras arquitetônicas religiosas cristãs dessa época expressam essa caraterística, com diversas construções como igrejas, catedrais, basílicas e mosteiros."   Fonte - todamateria
"A CIÊNCIA do trabalho de construir a maquete da cúpula de uma catedral Românica está no cálculo (MATEMÁTICA) da planta baixa e na resistência dos materiais utilizados (ENGENHARIA).
Para os alunos, a oportunidade de conhecer novas TECNOLOGIAS através do estudo da arquitetura medieval nas aulas de HISTÓRIA da ARTE.
"   Prof. Alexandre
Parabéns pela atividade e muito obrigado por compartilhá-la com todos nós!
Clique aqui e acesse mais fotos da atividade na Turma 71.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

terça-feira, 16 de julho de 2024

Projeto de Leitura no Ensino Médio

Na última segunda-feira, as turmas do Ensino Médio iniciaram atividades referente ao projeto de leitura. No momento, toda a escola prioriza a leitura de uma obra. Este projeto tem como objetivo principal incentivar a prática da leitura, promover o desenvolvimento do pensamento crítico e ampliar o repertório cultural dos estudantes.
A proposta é que os alunos tenham a oportunidade de ler sobre diferentes gêneros literários, estimulando o contato com livros físicos. Além disso, incentivar que os estudantes compartilhem suas experiências de leitura com colegas, professores e familiares.
Clique aqui e acesse as fotos do Projeto de Leitura do Ensino Médio.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

segunda-feira, 15 de julho de 2024

"Valor especial"

Na última semana, os alunos da Turma 81 participaram de uma atividade muito significativa: a apresentação de objetos com um valor especial para cada um. Esta iniciativa foi uma oportunidade para os alunos compartilharem suas histórias pessoais e se conhecerem melhor, a atividade foi proposta pelo professor Lucas nas aulas de Ensino Religioso.
Durante a atividade, cada aluno trouxe um objeto que possui um significado pessoal e apresentou para a turma. Os objetos variaram desde presentes de familiares queridos, lembranças, brinquedos da infância até itens que simbolizam marcos importantes em suas vidas. A diversidade dos objetos e das histórias destacou a riqueza das experiências individuais e a importância de momentos como esse.
Clique aqui e acesse as fotos da aula de Ensino Religioso com a turma 81.
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################