EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade! ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação." |
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
Zoologia no Ensino Médio
terça-feira, 22 de novembro de 2022
Temperatura, calor e sensação térmica
Os alunos do sétimo ano participaram de uma atividade no pátio da escola com o objetivo de analisar e perceber alguns conceitos teóricos aprendidos na sala de aula.
A vivência colaborou na construção de conhecimentos sobre temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações, bem como, manusear o termômetro e fazer comparações entre as temperaturas de diferentes ambientes.
Além disso, os estudantes puderam observar outra habilidade
importante relacionada às formas de propagação do calor. A atividade foi muito
importante pois os estudantes puderam visualizar as informações, pensar em
hipóteses e propor explicações.
Aulas de Ciências no sétimo ano, turma 71, com o professor Lucas.
Parabéns a todos e todas envolvidos(as) na atividade!
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segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Ainda sobre Consciência
domingo, 20 de novembro de 2022
20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra
Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.
Muitos escravos recém libertos permaneceram nas fazendas onde
eram cativos por não terem para onde ir. A grande maioria dessa população era
analfabeta e não sabia outro ofício, além do trabalho intenso e pesado das
lavouras. No Rio de Janeiro, muitos escravos foram procurar as regiões difíceis
de erguer construções na cidade (os morros) para construírem suas moradias,
configurando as primeiras favelas. A situação deixada para a população
negra no Brasil foi extremamente precária.
Na década de 1970, ativistas ligados a um grupo de quilombolas
situado no Rio Grande do Sul passaram a reivindicar a celebração do Dia da
Consciência Negra no Brasil na data de 20 de novembro. Em
1978, surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que passou a promover
uma série de ações para pensar a consciência negra e lutar contra o racismo no Brasil. Graças
ao movimento, o Dia da Consciência Negra tornou-se uma data lembrada todo ano
como representativa da luta da população negra.
Saiba mais: Limitações
da Lei Áurea: as consequências geradas aos negros libertos
Por que
escolheram o dia 20 de novembro?
A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por
ser a data
de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695.
Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
Os quilombos eram comunidades formadas por negros escravizados que fugiam da tirania de seus senhores e escondiam-se em lugares de difícil acesso no meio das matas. O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro dos quilombos registrados pelos estudos historiográficos. Estima-se que a sua formação tenha durado cerca de 100 anos e abrigado entre 20 mil e 30 mil habitantes. A localização territorial do Quilombo dos Palmares era na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.
Zumbi foi um grande líder
e representante da resistência negra em sua época. Fontes antigas, que hoje
são questionadas pela historiografia, apontam que ele nasceu em Palmares, porém
foi capturado e tomado como escravo aos sete anos de idade. Nessa época, Zumbi
teria ficado sob os cuidados de um padre jesuíta, que
o batizou na tradição católica e o alfabetizou em português e latim. Aos quinze
anos de idade, Zumbi teria fugido para o Quilombo dos Palmares e, depois,
destacado-se como uma liderança por lá.
Não é possível atestar a veracidade desses dados porque, além de
não terem confirmações históricas, é possível que eles tenham surgido em um
momento específico, no século XIX, em que a imagem de Zumbi foi construída como
um símbolo
heróico para a justa defesa da abolição da escravatura.
Havia, portanto, um uso político da imagem de Zumbi e uma construção heróica
com uma finalidade específica, mas que pode não condizer com a realidade dos
fatos sobre a vida do líder de Palmares.
Foram muitas as batalhas que os quilombolas de Palmares lutaram
contra o exército português no Brasil e contra expedições promovidas por
capitães e por fazendeiros colonos. Zumbi despontou-se como uma grande
liderança justamente por ser um grande estrategista militar e
representante de forte resistência contra os colonos
escravocratas.
Embora pouco conhecida, outra figura importante dentro do
Quilombo de Palmares foi Dandara de Palmares.
Apesar de poucas fontes historiográficas sobre a figura de Dandara, sabe-se que
ela foi uma
grande guerreira resistente. Fontes historiográficas apontam
que ela foi esposa de Zumbi e teve com o líder quilombola três filhos. A morte
de Dandara ocorreu em 1694, quando foi capturada. Para fugir da escravidão, a
guerreira de Palmares cometeu suicídio jogando-se de um desfiladeiro.
Em 1694, tropas organizadas pela expedição do bandeirante Domingos Jorge
Velho conseguiram êxito, capturando vários quilombolas. Na
expedição, os bandeirantes utilizaram inclusive artilharia pesada, como canhões
de guerra. Dessa maneira, a bandeira capturou o quilombola Antonio Soares e
prometeu-o a liberdade em troca da revelação do esconderijo do líder Zumbi.
Antonio Soares cedeu e traiu o líder de Palmares, revelando o
seu esconderijo. Em novembro de 1695, as tropas de
Domingos Jorge Velho capturaram Zumbi e mataram-no,
degolando a sua cabeça e expondo-a em praça pública. Nesse evento, os
bandeirantes dominaram os quilombolas, desfazendo o quilombo. Os habitantes que
não foram mortos ou capturados tiveram que fugir do local.
Assim, o dia 20 de novembro foi escolhido para representar o Dia Nacional da Consciência Negra por conta da importância da figura de Zumbi dos Palmares na luta e resistência contra a escravidão de povos de origem africana. Fonte - mundoeducacao
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sábado, 19 de novembro de 2022
Dia da Bandeira
"Comemora-se o Dia da Bandeira, no Brasil, em 19 de novembro. Essa comemoração remete à atmosfera da instituição da República em nosso país, no ano de 1889. A República foi proclamada em 15 de novembro desse ano, e a nova bandeira, tal como a conhecemos hoje, foi concebida no dia 19 por Raimundo Teixeira Mendes.
A bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o país. Essa importância explica, em grande parte, a urgência dos republicanos em reformularem a bandeira nacional.A bandeira antiga representava o Império, trazendo em seu centro um brasão com a imagem da coroa e da cruz, símbolos que se tornaram indesejáveis para os republicanos, já que o presidencialismo e a laicidade eram características patentes do novo regime instituído. Entretanto, mesmo rejeitando o brasão imperial, Teixeira Mendes e seus auxiliares (Miguel de Lemos, Manuel Reis e DécioVillares) tomaram o fundo verde e o losango dourado da bandeira imperial como base para a nova bandeira.
No lugar do brasão, foi colocado um círculo azul marcado com as estrelas que seriam as mesmas do céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889 (essas estrelas seriam associadas posteriormente aos estados da Federação). Sobre o círculo azul, foi colocada uma faixa branca com a frase: “Ordem e Progresso”. Essa frase é uma referência ao pensamento do filósofo positivista francês Auguste Comte, cuja influência foi extremamente grande entre os republicanos brasileiros.As cores de fundo da bandeira (o amarelo e o verde), por influência de alguns poetas românticos, também republicanos, e sobretudo por obra dos políticos que instituíram a República, passaram a se associar unicamente às características naturais do Brasil, como as florestas frondosas e a riqueza da flora e da fauna, representadas pelo verde, e as riquezas minerais, a opulência do ciclo do ouro, representados pela cor amarela. Essa representação oculta o simbolismo originário dessas cores.
Originariamente, as cores amarela e verde foram escolhidas para compor a bandeira imperial com o objetivo de representar as duas casas aristocráticas que haviam instituído a primeira dinastia brasileira, isto é, a casa dos Habsburgo, da Áustria, e a casa dos Bragança, de Portugal. À primeira, representada pela cor amarela, pertencia a esposa de D. Pedro I, a imperatriz Leopoldina. À segunda, representada pela cor verde, pertencia o imperador, filho de D. João VI. Essas cores foram escolhidas pela própria imperatriz e indicadas àquele que elaborou a bandeira imperial, o pintor Jean-Baptiste Debret.
Essas transformações simbólicas pelas quais passou nossa bandeira nacional fazem do dia 19 de novembro uma ocasião importante para refletirmos a respeito de nossa história e da importância dos símbolos na compreensão do passado de uma nação." Fonte - mundoeducacao
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2° Fórum do Pacto pela Paz Lajeado
do Pacto pela Paz Lajeado. Na ocasião foram apresentados os diversos programas que envolvem o Pacto. A EEEM Santo Antônio apresentou o projeto da Escola Restaurativa através de uma linda fala da Professora Márcia Léia Bomm Weiler e o vídeo institucional da escola. Na ocasião foi distribuído aos presentes o Jornal da escola GEAGS.
"Conforme a coordenadora do eixo de Prevenção do projeto, Tânia Fröhlich Rodrigues, o evento serviu como uma espécie de prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Executivo.
“É
um grande movimento, com incentivo e investimento financeiro que busca conectar
toda a cidade para que o Pacto não seja um programa de um só governo, e sim do
município”, salienta." Fonte - grupoahora
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sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Ensino Médio - Histologia no 1º Ano
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quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Lançado hoje o GEAGS
"A Escola Santo Antônio é uma instituição educacional que constrói conhecimento colaborativamente: equipe diretiva, professores, alunos e comunidade são protagonistas no processo ensino aprendizagem, através da desconstrução, reconstrução e construção do conhecimento colaborativo.
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