"Quando a Chuva Passar" é uma canção da cantora brasileira Ivete Sangalo, gravada para seu quinto álbum de estúdio As Super Novas (2005). Foi escrita por Ramón Cruz e lançada como terceiro single do álbum em julho de 2006 pela Universal Music Brasil.
"Seu filho não poderia voltar para casa visitá-la novamente, desta vez ele enviou um substituto de metal. A senhora não estava nada impressionada, mas, no mínimo o robô poderia fazer as tarefas da casa. Mas uma noite, ela percebe que, embora possa ter uma CPU no lugar de um cérebro, também tem um coração. Não era apenas executar tarefas estúpidas, mas realmente fornecer cuidado e conforto para ela.
Pode ter vindo a este mundo como um substituto. Mas quando suas baterias acabam, ele sai com uma alma e um filho de verdade.
"Changing Batteries" - "Trocando as baterias" foi feito como uma produção de animação do último ano por Shu Gi, Casandra Ng, Hon JiaHui e Bahareh Darvish na Multimedia University na Malásia."
Com a mensagem de Bráulio Bessa queremos homenagear todos e todas colegas professores e professoras pelo Dia do Professor, comemorado ontem na escola em um café colonial oferecido pela Direção da escola a professores(as) e funcionários(as), num sistema de "drive thru" Muito obrigado aos(às) organizadoras da atividade e, mais uma vez, PARABÉNS a todos(as) edudacores(as) de nossa escola e aos(às) colegas de outras instituições! Clique aqui e acesse o álbum de fotos do drive thru promovido pela escola para professores(as) e funcionários(as).
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Mais uma vez chegou à época
de celebrar o dia do professor! E aí refletimos sobre o que nos move em nossa
profissão? Especialmente neste ano, em que vivemos essa situação atípica, da
forma de conduzir o nosso trabalho. Primeiro podemos considerar o que significa
escolher uma profissão? Geralmente a
realização de um sonho, algo bom que se
deseja para vida. Sentimento este, que transmitimos aos nossos alunos e que os
conduzem às suas próprias escolhas de profissões. Só posso contagiar o amor
pela profissão quando sinto isso no coração. A nossa comunicação convence com
palavras, mas especialmente nas ações amorosas.
Não é fácil pensar nesta
profissão num contexto de constante desvalorização, com perdas na carreira e
ainda com muitas expectativas do que o futuro nos reserva. Sou professora com
22 anos de careira no serviço Público Estadual e muitas foram as alegrias experimentadas
neste tempo, porém muitas expectativas também foram frustradas, assim como
qualquer outra profissão. Não sou super heroína, sou frágil, com qualidades e
defeitos, mas tenho me inspirado em bons educadores e enfrentado as
adversidades da melhor forma possível.
Mais do que nunca, ser
professor significa emancipar o aluno, trabalhar pela paz e com comunicação não
violenta. Transmitir esperança diante de situações diversas, inspirar os alunos
a resolverem seus conflitos, apontando soluções criativas e empreendedoras.
Nosso ideal de ajudar a construir um mundo melhor está sempre presente em nossas
ações diárias, no planejamento das aulas ou na aplicação de projetos, porque
acredito que a maioria dos professores gosta do que fazem e lutam por não
perder a crença num ideal maior e melhor.
Portanto, o que nos move? Podemos
comemorar o dia do professor? Sim!! Porque? Porque sua humanidade é especial,
porque sua prática tem sentimentos, alma, sonhos e tem coração. Não é um
pensamento romantizado da profissão, mas é o reconhecimento da grandiosidade
que é ser professor!! Que todos possam sempre motivar-se, fortalecer-se e
unir-se neste sentimento coletivo de transformar o meio em que vivemos. Juntos,
somos melhores!!
Parabéns e grande abraço a
todos os professores, especialmente aos meus colegas da Escola Estadual de
Ensino Médio Santo Antônio.
Hoje, dia 14 de outubro teremos na escola, das 13 às 15h, a entrega de material impresso para os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano, doa Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As turmas dos 6º aos 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio continuam com as atividades no Google Sala de Aula e nas atividades síncronas agendadas pelos professores pelo Meet. Quem tiver dificuldade para cadastro e utilização da "Internet Patrocinada" pelo governo do estado pode agendar com as professoras na escola auxílio na tarde da quarta-feira.
RESPEITEM O HORÁRIO E A DATA
dia 14/outubro - 4ª Feira - das 13h às 15h
COMPAREÇAM À ESCOLA DE MÁSCARA! O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO. PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
LAVEM AS MÃOS CONSTANTEMENTE! MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES!
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"O Dia das Crianças, comemorado ontem,
segunda-feira (12), chega em meio a um cotidiano ainda alterado por conta da
pandemia do novo coronavírus.
A
necessidade de distanciamento social e os cuidados extras com a saúde trazem
desafios a pais e mães sobre como aproveitar ao máximo a data, sem perder a
diversão. As programações que
costumavam ocorrer anteriormente na data, como festas nas escolas, comunidades,
programações culturais, passeios em parques, shoppings e outros espaços
públicos, ficaram extremamente restritas com o contexto atípico, ou em alguns
casos, impossibilitadas. No entanto, existem outras formas de fazer um dia especial mesmo em
tempos de excepcionalidade.
Tempo precioso O Dia das Crianças não se reduz a uma data apenas para impulsionar o comércio
e o consumo. “Mais importante que dar presentes é estar presente, especialmente
nesse momento em que os círculos de convivência e interação estão bastante
restritos”. Neste ano, a data pode ser uma
oportunidade especial para que as famílias passem tempo de qualidade com as
crianças. “São
muitas as atividades significativas que podem ser desenvolvidas em conjunto com
as crianças: ler boas histórias, brincar de faz de conta, fazer receitas,
construir brinquedos com materiais recicláveis e elementos da natureza,
construir casinhas e cabanas com lençóis ou caixas de papelão, jogar jogos de
tabuleiro e até compartilhar brincadeiras que estiveram presentes na infância
dos pais”, sugere a especialista. Outra
dica são eventos culturais, que mesmo de forma remota, oferecem atividades
online para o entretenimento infantil, além de filmes e livros voltados para as
crianças. Tempo demais dentro de casa também pode
ter efeitos psicológicos na vida de todos nós, e não é diferente para o público
infantil. A especialista Juliane La Banca,
diretora do NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil), da UFSC (Universidade
Federal de Santa Catarina) afirma que os cuidados mentais com as
crianças são cruciais. “Nesse contexto, é fundamental garantir não só a
integridade física de nossas crianças, como também cuidar da saúde emocional e
mental, procurando estabelecer uma rotina saudável, investir em tempo de
qualidade com a família, promover acolhimento, destinar afeto e dar espaço para
que as crianças possam de fato viver sua infância”, conclui."
Para você que hoje brinca com sorriso inocente, sem maldade
no pensamento, e que mesmo no mal enxerga o bem. Você é o futuro, criança. Um dia o mundo será seu, mas por enquanto apenas
importam as brincadeiras, o sono tranquilo e os doces irresistíveis.
Agora apenas importa que você seja feliz, e que os seus sonhos se mantenham
coloridos e inocentes por muito tempo!
Fernando Cássio é doutor em Ciências e professor da UFABC, onde integra o grupo de pesquisa “Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola” (DiEPEE). Participa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Rede Escola Pública e Universidade (REPU).
Excertos do texto.
"Com a retomada paulatina de diversos setores do comércio no Brasil, as medidas para o relaxamento da quarentena não tardariam a bater nos portões das escolas. As redes de ensino já não têm condições de defender as virtudes de seu precário “ensino remoto”, que mais aprofundou desigualdades educacionais do que garantiu aprendizagens ou preservou vínculos entre estudantes e escolas. A pressão pela retomada das atividades presenciais era uma questão de tempo." "Com todo o respeito ao jornalismo sério, quem acredita que a imprensa tenha a capacidade de, em poucos meses, convencer a maioria da população brasileira de que só é seguro reabrir escolas quando houver vacina? Antes de confiar tanto na capilaridade da imprensa, seria melhor que os defensores da reabertura dessem uma olhada no que circula nos grupos de WhatsApp das escolas. Após dois meses de jornalismo declaratório desbragadamente favorável à reabertura, as pesquisas de opinião seguem inalteradas. As pessoas continuam inseguras e têm razões para isso." "A pauperização das escolas e a inépcia estatal no controle da pandemia já são fardos pesadíssimos sobre as unidades escolares, e o rebaixamento do debate não melhora a confiança das comunidades nos protocolos sanitários de retorno. Não haverá horizonte de escolas reabertas sem diálogo, enfrentamento conjunto dos problemas e responsabilidades compartilhadas para a construção de saídas coletivas."
Ontem encerramos a formação com grupo de professores e funcionários da escola, com a participação do Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e da Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer. Um dos ensinamentos ancestrais “é de que a experiência humana se compõe de aspectos: mentais, físicos, emocionais e espirituais”. O círculo de construção de paz cria espaço onde todos os participantes conseguem expor os aspectos da experiência humana e recebem reconhecimento.
Foram quatro dias de muito aprendizado, de trocas, estudo e de participação e realização de Círculos de Construção da Paz, como participantes e como facilitadores.
Encerramos a atividade na quinta-feira pela manhã com a apresentação pelo Promotor Sérgio do Pacto Lajeado pela Paz, do município de Lajeado.
A vice-diretora Andréa Reckziegel encerrou a atividade agradecendo aos formadores - Promotor Sérgio e Professora Susiane e parabenizou o grupo pela dedicação e empenho nas atividades.
Acima e abaixo algumas fotos do encerramento da formação.
Clique aqui e acesse o material e referencial teórico da formação.
Parabéns a todos e todas envolvidos(as) na realização do encontro.
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Para promover a formação integral dos alunos, nossa escola disponibiliza acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas. Além das bibliotecas e acervos físicos, estamos desenvolvendo nossa biblioteca virtual visando democratizar a informação ainda mais. Ela será/é uma grande aliadas dos professores. O acervo em pdf com classificação por idade seguindo o critério do site. Algumas obras do foram compartilhadas pela EMEF Campestre, pelo que agradecemos. Curtam e socializem o acervo de nossa Biblioteca Virtual! CLIQUE AQUI e acesse a Biblioteca Virtual.
O acervo virtual foi classificados por idade a partir de diferentes sites onde de onde foram copiados,
a licença dos livros aqui lincados é gratuita. Boa leitura a todos e a todas!
Se algum professor(a) tiver alguma sugestão de livro a ser acrescido à biblioteca,
favor nos envie com o link correspondente. Obrigado!
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O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama.
Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a
população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce,
compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao
tratamento da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer
(INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as
mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos
novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e
aumenta as chances de cura do câncer de mama.
História
O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo
internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento
iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida
pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.
À medida que o evento cresceu, outubro
foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados
Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em
São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira
iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008,
quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.
Ontem iniciamos na escola um momento de formação com o tema da "Justiça Restaurativa" com um grupo, entre funcionárias e professores(as), de onze pessoas. Inicialmente a diretora Nadir saudou os(as) participantes, comentou sobre as formações já realizadas por professores e funcionários e destacou a importância da discussão quanto a forma diferente de fazer justiça preconizado pela Justiça Restaurativa e pelos Círculos de Construção da Paz.
"A Justiça Restaurativa é uma nova forma de se
fazer justiça, onde os envolvidos em conflitos
destrutivos chegam de forma autônoma a acordos,
reparando os danos que diferentes formas de
violência causam a indivíduos e grupos,
restaurando o tecido social esgarçado ou rompido
pelas situações de desrespeito, prevenindo a
violência pelo tratamento de suas causas, com
atendimento aos direitos sociais até então
negados e promovendo uma inserção comunitária
mais justa, solidária e cidadã." Fonte - MP do Paraná
Na sequencia a diretora apresentou o Promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach e a Pedagoga e Mestre em Educação, professora Susiane Elise Drehmer que participariam da atividade como formadores.
A professora Susiane deu prosseguimento à manhã de formação com a realização da "dinâmica do malabarismo", da qual todos participaram e comentaram sobre suas percepções e vivências a partir da atividade.
O promotor Sérgio deu continuidade apresentando o tema "Justiça Restaurativa" com conceitos, vídeos ilustrativos e relatando experiências na prática da Justiça Restaurativa.
O encontro será realizado na escola até quinta-feira, nos horários da manhã e tarde.
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