Imagem de um rio poluído pelas barragens e a frase do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano"
Fonte - instagram
Imagem de um rio poluído pelas barragens e a frase do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano"
Imagem representando Dom Quixote e Sancho Pança e a frase:
No vídeo de hoje vou mostrar como usar o App Estudar.RS para acessar a internet patrocinada e o Google Sala de Aula sem gastar seu pacote de dados.
Como aula síncrona
das disciplinas de Projeto de Vida e História, o professor Gilson abordou a
Independência do Brasil como projeto de vida com a Independência pessoas dos
participantes quando chegarem a vida adulta.
Foi muito interessante, com a participação de 11 estudantes, a maioria
feminina. Mantiveram as câmaras fechadas, mas participaram com perguntas,
depoimentos e alertas sobre a participação dos colegas e ou sobre a necessidade
de gravação da aula.
Os questionamentos foram bastante relevantes e mostraram a preocupação com a
possibilidade de retorno das aulas presenciais.
Abaixo, selecionamos algumas manifestações dos estudantes via chat da aula.
"Camily
Luiza Seidel - Não chamaram meu nome kkkk mas tô falando aqui, a
explicação do professor foi bem clara, e hoje em dia eu sinto que é muito mlr q
antes por nós mulheres podermos ser independentes de si mesmas não dos homens,
e fica feio pra algumas pessoas q ainda n entenderam isso e é isso pela minha
parte kkk.. falei basicamente uq o sor falou mas é isso q eu entendo tbm sobre
isso kkkkkk"
"Priscila Lima
- Hoje em dia na minha opinião eu nunca dependi de homem pq quem me crio
foi minha vó e minha mãe não tive homem presente tenho um irmão e namorado mais
bem pelo contrário eles que são dependentes pra quais tudo tem que pedi ajuda
kkkkkk "
"Cecília da
Silva Echevenguá - Eu achei muito boa a aula de hoje kkkkkk"
"Ana Clara
Vitoria Mentz - Eu gostei muito da aula de hoje foi bem legal"
"Daniele de Oliveira Porfirio - Eu gostei da aula aprendi muito hoje tchau ate a próxima bjs"
#EscolasFechadasVidasPreservadas #EmpatiaPorQuemEduca
Amanhã, dia 16 de setembro teremos na escola, das 13 às 15h, a entrega de material impresso para os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano, doa Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
As turmas dos 6º aos 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio continuam com as atividades no Google Sala de Aula e nas atividades síncronas agendadas pelos professores pelo Meet.
Quem tiver dificuldade para cadastro e utilização da "Internet Patrocinada" pelo governo do estado pode agendar com as professoras na escola auxílio na tarde da quarta-feira.
Abaixo reproduzimos orientações do site da seduc sobre a "Internet Patrocinada".
"O serviço de internet patrocinada já está disponível para
garantir o acesso de estudantes e educadores às Aulas Remotas em todo o Rio
Grande do Sul, em uma ação que beneficia os 820 mil alunos e os mais de 60 mil
professores da Rede Estadual.
O plano especial de internet pode ser utilizado exclusivamente
para conteúdos educacionais, permitindo acesso à plataforma Google Sala de Aula
e diversos recursos multimídia, como vídeos, áudios, textos e webconferência.
Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, este é um
momento importante e que beneficia especialmente os estudantes que mais
necessitam, mas também os professores, que terão acesso gratuito à internet
para elaborar as aulas e fazer com que o conteúdo chegue até os alunos e suas
famílias.
“A disponibilização da internet patrocinada para estudantes e
professores da Rede consolida o processo de implantação das Aulas Remotas. Esta
ação visa oferecer condições de acesso aos que mais precisam para que possam
trabalhar conteúdos pedagógicos por meio da plataforma Google Sala de Aula”,
destacou Faisal.
Devido à suspensão das atividades escolares presenciais por
causa da pandemia, as Aulas Remotas começaram a ser a implantadas em junho e
fazem parte do modelo híbrido de ensino, que também compreende aulas
presenciais – ainda sem data de retorno.
A iniciativa proporcionou, por meio do Google Classroom, a
criação de mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 500 mil ambientes
virtuais divididos por componentes curriculares."
Internet Patrocinada - Acesso
Sabia como acessar
à internet patrocinada disponibilizada pelo governo do Rio Grande do Sul para
os alunos e professores da rede estadual de ensino. Crédito: TV Seduc
RS
Veja como fazer seu
cadastro no gov.br:
Todos em uma só voz, na direção a vida!
Embalados pelo clássico Enquanto Houver Sol,
do Titãs, um time de famosos e anônimos - incluindo pacientes diagnosticados
com depressão ou ansiedade, conectados com a Associação Brasileira de
Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) - entoaram
juntos, em uma só voz, o hino Na Direção da Vida.
Além de chamar atenção para a edição deste ano do Setembro Amarelo, o objetivo
desta iniciativa é transmitir uma mensagem de apoio, de acolhimento e de
solidariedade a todos aqueles que sofrem de algum transtorno mental, lembrando
a todos que, apesar do labirinto escuro, sombrio e cheio de emoções
proporcionado pela depressão e a ansiedade, o caminho percorrido pelos
pacientes que padecem dessas doenças também pode ser de flores. E que o suicídio
não é a saída.
É preciso lembrar sempre que Enquanto houver sol, há esperança, que ninguém
está sozinho, e que, juntos, podemos caminhar Na Direção da Vida.
Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.
Na Semana do Estudante, além das atividades impressas, os alunos da turma 11 tiveram uma tarefa que exigiu deles e de suas famílias COOPERAÇÃO e CRIATIVIDADE.
A atividade consistiu em criar dois cenários nos quais um deles deveria conter 7 diferenças do outro ou seja, com o que tinham em casa e usando a criatividade, através de fotos criaram seu próprio jogo de 7 erros. Para curtir os trabalhos, observe atentamente, pois deve-se comparar as duas figuras e identificar as sete diferenças existentes entre elas.
Turma 81 dom a Professora Márcia |
Manter o vínculo entre professor aluno é muito importante.
Neste período de Aulas Remotas, onde são desenvolvidas as Aulas Assíncronas, que são as atividades encaminhadas pelo Classroom, pelo blog ou as físicas, retiradas na escola, chegaram as Aulas Síncronas, que são aquelas onde o aluno pode rever e conversar on-line com o seu professor e também com todos os seus colegas.
No dia 26 de agosto iniciaram as Aulas Síncronas nos anos Finais.
As aulas são realizadas pelo Meet, agendadas pelos professores antecipadamente.
O link de acesso sempre é disponibilizado uns 10 minutos antes do início, no grupo de cada turma.
Estamos muito felizes em ver nossos queridos alunos entrando nas salas virtuais, tirando dúvidas, participando das aulas.
É extremamente gratificante ter estes retornos, pois sabemos que todos os dias temos novos desafios e temos a necessidade de adaptações.
Mas todas elas vem para oferecer novos elos entre escola e comunidade escolar.Nosso reconhecimento aos nossos profissionais da educação, que estão acolhendo mais este desafio, entrando com alegria e propondo momentos de descontração, motivação e aprendizagem.
|
| ||||
|
|
Parabéns aos(às) professores envolvidos nas atividades,
à direção e
pedagógico pelo incentivo à participação
dos estudantes
nestes momentos tão importantes de troca e de construção!
No dia 2 de setembro, na parte da tarde, foram realizadas as reuniões
pedagógicas da escola de forma remota pelo Google Meet.
Num primeiro momento estiveram reunidos(as) com a direção e pedagógico os(as) professores dos Anos Iniciais e depois, em outro momento, a direção e pedagógico com os(as) professores(as0 dos Anos Finais e Ensino Médio.
A direção da escola inicialmente saudou a todos e tratou de importantes assuntos, entre eles: as devolutivas das atividades pelos alunos; apresentou os formulários de auto-avaliação a ser encaminhado aos alunos e as fichas de acompanhamento das turmas; discutimos sobre as aulas síncronas que estão sendo realizadas e discutimos sobre o projeto "Facilitadores da Paz" entre outros assuntos.
Abaixo uma foto da reunião dos Anos Finais e Ensino Médio.
A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde Cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro.
Através do jogo proposto buscou-se direcionar que os alunos desenvolverão melhor os conceitos matemáticos através do lúdico, e desta forma serão melhores preparados para os estudos futuros.
As brincadeiras para o aprendizado da Matemática podem e devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção. O jogo “Torremática”, assim denominado pela professora da turma 11, Andréia dos santos, foi uma sugestão de jogo encontrada na internet, consiste na montagem de “Torres” seguindo as instruções das cartelas que acompanham os copinhos confeccionados pela professora para cada aluno. De início tinham que observar as posições dos copos conforme os números descritos depois, a tarefa era resolver o cálculo para assim saber a posição de cada copo na “torre”. O jogo com certeza alcançou seu objetivo, que era ser usado como forma de estudo e diversão.
"Sonhar com um Brasil onde a educação seja verdadeiramente uma prioridade. Um país onde a corrupção não seja essa epidemia que envergonha a todos nós. É com esse Brasil que devemos sonhar e ter esperança." Fonte - paulocesar
"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” Paulo Freire