Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.
Fonte - youtube
Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.
Na Semana do Estudante, além das atividades impressas, os alunos da turma 11 tiveram uma tarefa que exigiu deles e de suas famílias COOPERAÇÃO e CRIATIVIDADE.
A atividade consistiu em criar dois cenários nos quais um deles deveria conter 7 diferenças do outro ou seja, com o que tinham em casa e usando a criatividade, através de fotos criaram seu próprio jogo de 7 erros. Para curtir os trabalhos, observe atentamente, pois deve-se comparar as duas figuras e identificar as sete diferenças existentes entre elas.
Turma 81 dom a Professora Márcia |
Manter o vínculo entre professor aluno é muito importante.
Neste período de Aulas Remotas, onde são desenvolvidas as Aulas Assíncronas, que são as atividades encaminhadas pelo Classroom, pelo blog ou as físicas, retiradas na escola, chegaram as Aulas Síncronas, que são aquelas onde o aluno pode rever e conversar on-line com o seu professor e também com todos os seus colegas.
No dia 26 de agosto iniciaram as Aulas Síncronas nos anos Finais.
As aulas são realizadas pelo Meet, agendadas pelos professores antecipadamente.
O link de acesso sempre é disponibilizado uns 10 minutos antes do início, no grupo de cada turma.
Estamos muito felizes em ver nossos queridos alunos entrando nas salas virtuais, tirando dúvidas, participando das aulas.
É extremamente gratificante ter estes retornos, pois sabemos que todos os dias temos novos desafios e temos a necessidade de adaptações.
Mas todas elas vem para oferecer novos elos entre escola e comunidade escolar.Nosso reconhecimento aos nossos profissionais da educação, que estão acolhendo mais este desafio, entrando com alegria e propondo momentos de descontração, motivação e aprendizagem.
|
| ||||
|
|
Parabéns aos(às) professores envolvidos nas atividades,
à direção e
pedagógico pelo incentivo à participação
dos estudantes
nestes momentos tão importantes de troca e de construção!
No dia 2 de setembro, na parte da tarde, foram realizadas as reuniões
pedagógicas da escola de forma remota pelo Google Meet.
Num primeiro momento estiveram reunidos(as) com a direção e pedagógico os(as) professores dos Anos Iniciais e depois, em outro momento, a direção e pedagógico com os(as) professores(as0 dos Anos Finais e Ensino Médio.
A direção da escola inicialmente saudou a todos e tratou de importantes assuntos, entre eles: as devolutivas das atividades pelos alunos; apresentou os formulários de auto-avaliação a ser encaminhado aos alunos e as fichas de acompanhamento das turmas; discutimos sobre as aulas síncronas que estão sendo realizadas e discutimos sobre o projeto "Facilitadores da Paz" entre outros assuntos.
Abaixo uma foto da reunião dos Anos Finais e Ensino Médio.
A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde Cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro.
Através do jogo proposto buscou-se direcionar que os alunos desenvolverão melhor os conceitos matemáticos através do lúdico, e desta forma serão melhores preparados para os estudos futuros.
As brincadeiras para o aprendizado da Matemática podem e devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção. O jogo “Torremática”, assim denominado pela professora da turma 11, Andréia dos santos, foi uma sugestão de jogo encontrada na internet, consiste na montagem de “Torres” seguindo as instruções das cartelas que acompanham os copinhos confeccionados pela professora para cada aluno. De início tinham que observar as posições dos copos conforme os números descritos depois, a tarefa era resolver o cálculo para assim saber a posição de cada copo na “torre”. O jogo com certeza alcançou seu objetivo, que era ser usado como forma de estudo e diversão.
"Sonhar com um Brasil onde a educação seja verdadeiramente uma prioridade. Um país onde a corrupção não seja essa epidemia que envergonha a todos nós. É com esse Brasil que devemos sonhar e ter esperança." Fonte - paulocesar
"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” Paulo Freire
Trilha sonora de Médicos sem fronteira.
U2 - Song for Someone (Canção para
alguém)
"O
MSF leva ajuda médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados,
desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde."
Fonte - msf
Neste momento de aulas remotas, as escolas se voltaram para o ensino online – e, em poucas semanas, escolas fizeram um excelente trabalho ao adaptar o que até então era feito normalmente para conseguir oferecer conteúdo de qualidade aos
alunos remotamente. Mas afinal, o que são aulas online?
Aulas online aulas dadas através de uma plataforma virtual para alunos que não se encontram no mesmo espaço realizando as tarefas propostas.
Assim, as aulas são desenvolvidas por diferentes formas - temos aulas chamadas de síncronas e atividades assíncronas.
Aulas Síncrona - ao vivo
As reuniões administrativas e pedagógicas não podem parar neste momento, até mesmo porque as aulas continuam ocorrendo por meio do ensino remoto.
Diante disso, é fundamental que haja o acompanhamento das atividades realizadas tanto pelas equipes administrativas quanto pela equipe pedagógica.
Assim, a gestão escolar pode promover encontros cíclicos realizados em plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet, que pode ser acessado a partir do computador, smartphone ou tablet.
Em nossa escola, a reunião da equipe gestora tem acontecido todas as sextas-feiras às 15h. É o momento da avaliação da semana e de projeção das ações que estão previstas para frente.
Esse planejamento assegurará plena continuidade dos nossos trabalhos, bem como as melhorias que podemos fazer em nosso projeto pedagógico.
"O dia do biólogo, profissional que atua na área da Biologia, é comemorado em 3 de setembro. Essa data foi escolhida porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo."
Com a mudança de percurso das aulas e das atividades escolares, não são só os professores que se reinventaram e se reinventam todos os dias, temos juntos, em parceria, os alunos e as famílias que dão verdadeiros shows de criatividade.
Na turma 11 criatividade e pro atividade não falta, eles cantam, brincam, contam histórias, criam, tudo de longe mas pra aquecer o coração de quem os acompanha diariamente com mensagens, eles mandam seus vídeos, áudios e fotos, tudo pra se sentir bem pertinho da Professora.
A seguir temos exemplos do empenho de dois alunos que fizeram seus trabalhos e enviaram para a professora pra que ela pudesse curtir suas obras e de quebra ainda ganhar um elogio bem caloroso pelo esforço.
Em tempos de pandemia,
é preciso repensar as formas de nos divertirmos!
E desafios não faltam
para a nossa aula!!!!
A brincadeira
é parte da cultura de um povo e de um lugar. E mostrar brincadeiras diferentes para as
crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade.
A Amarelinha
Africana é um destes jogos super gostosos de brincar e que traz a cultura
de outra região na linguagem das crianças.
Um dos diferenciais
dessa amarelinha é que duas crianças pulam ao mesmo tempo. Ou em grupos de dois em dois.
Deste jeito, a brincadeira africana desenvolve
também a coordenação e a cooperação. E quando há mais crianças, o trabalho em
equipe é fundamental para que todas estejam pulando no quadrado, sem darem
encontrões. Além disso, são desenvolvidas habilidades como: lateralidade,
estruturação espaço temporal, ritmo e controle do corpo.
Os alunos da turma 11 deram um show!!!!!
Hoje é dia de caprichar no alongamento do sorriso e na força do abraço.