"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Pauta da formação inicial

Hoje iniciaram as atividades dos(as) professores(as) da escola, com a seguinte programação:
Queridos Colegas!
         É hora de re (começar).
         - Dia18/02/19, segunda-feira.
Organização das salas e preparação para o início das atividades com os alunos;
        Horário: Manhã 7h30min às11h30min;
                      Tarde 12h30min às 15h30min;
                      Noite 17h30min às 21h30min
OBS: Quem necessitar de panos e baldes para limpeza das salas, traga de casa pois na escola não há suficientes.
          - Dia 19/02, terça-feira.
Momento de Integração no Clube Tiro e Caça, no Salão Bosque, a partir das 18h30min.
Os professores que possuem 40h deverão cumprir também o turno da manhã na escola.
Com carinho
Equipe diretiva e equipe Pedagógica

SEJAM TODOS E TODAS BEM-VINDOS(AS) AO ANO LETIVO DE 2019.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

Ensinar da maneira que elas aprendem ...

Imagem com frase atribuída à Ignácio Estrada:
Todo pedagogo(a) aprendeu que:
se uma criança não pode aprender da maneira que ensinamos, então devemos ensinar da maneira que elas aprendem.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Bem-vindos(as)!

Mais um ano letivo se inicia... com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento. 
Todos estão à espera do grande público-alvo: os alunos. Eles, por sua vez, levam consigo uma carga de expectativa bastante significativa. Claro, irão conviver boa parte do tempo na companhia de seus mestres, colegas e outros funcionários da escola. Dadas essas razões, os pressupostos aqui firmados têm por objetivo discorrer acerca da importância de toda essa equipe estar realmente preparada, no sentido de fazer com que os propósitos sejam alcançados.
Tudo começa pela semana pedagógica, na qual a equipe docente, ao lado da coordenação e do gestor (a) propriamente dito dedicam-se à tarefa de planejar acerca de tudo aquilo que será desenvolvido durante o ano. Após tal procedimento, eis que é chegado o grande dia: o primeiro dia de aula. O segredo: uma boa recepção, acima de tudo, e é claro, contando com a participação de todo o efetivo.
Quem ficará à espera dos alunos e, possivelmente, dos pais? De preferência, o (a) diretor (a). Ao adentrarem à escola, tão logo no início do corredor lá estarão eles: uma equipe formada pelos funcionários de apoio, cujas atribuições são as de proporcionar as orientações necessárias aos recém-chegados, tais como: localização das salas, pátio, banheiros e demais dependências físicas pertinentes à escola.
Os professores? Cada um (levando em conta o horário de aulas previamente estabelecido) deles posicionados na porta da sala de aula. Dessa forma, sorrisos não poderão faltar, tampouco aquela velha e boa saudação: sejam bem-vindos. Afinal, gentileza nunca é demais e nada custa!

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Pracinhas na escola

"O ato de brincar tem sido sempre uma marca fundamental para vivenciar a infância. A brincadeira é o modo através do qual a criança tem a possibilidade de se desenvolver socialmente, cognitivamente e culturalmente. Objetivo Específico Possibilitar crescimento: físico, motor, mental, pessoal, social, cultural, educacional. - Desenvolver competências, - Desenvolver autonomia, - Desenvolver práticas individuais e coletivas, - Integração social, - Desenvolver a inteligência e a expressão, - Desenvolver a criatividade, Desenvolver percepção, linguagem e corporeidade, - Desenvolver habilidades, - Estimular a curiosidade, - Promover auto-confiança, segurança, equilíbrio e limite."
Fonte - cosemsmg
O parquinho, ou pracinha na escola é fundamental para os(as) estudantes doa Anos Iniciais. As cores, o lúdico e as novas descobertas que que os brinquedos proporcionam fazem parte do cotidiano das crianças.
Nesta perspectiva, a escola, no período de férias, investiu nos consertos e melhorias necessárias para deixar suas duas pracinhas e brinquedos no pátio interno em condições de serem explorados pelos(as) estudantes durante o ano.
O parquinho escolar proporciona o desenvolvimento de habilidades, a exploração da natureza e possibilitam que a criança tenha contato com a areia, o sol, a vegetação, os pássaros e ruídos externos, experimentando novas formas de estar e interagir com o mundo a sua volta. Acesse o blog aquarelaparques e acompanhe a reportagem.
Nas fotos abaixo o pessoal trabalhando nos consertos e pintura das pracinhas.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Melhorias na Escola - Reposição das Vidraças II

"O Sr. Hércules Pereira, diretorpresidente do Instituto de Gestão Educacional Signorelli, do Rio de Janeiro, "só com a conscientização e a soma de esforços é possível melhorar os padrões de uso e a qualidade dos prédios escolares". Uma boa oportunidade para realizar essa tarefa são as reuniões com a comunidade. Que tal criar um comitê para promover ações com o objetivo de sensibilizar e capacitar alunos, professores, familiares e moradores da vizinhança para ajudar na manutenção do patrimônio? Vale, por exemplo, convocar os interessados para fazer um mutirão e deixar nova a pintura das paredes ou para organizar um evento com a finalidade de levantar fundos para melhorar as instalações. O importante é que todos se sintam pertencentes e responsáveis pelo espaço. "Ajudar a manter a integralidade física e cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade, valoriza o sentimento de pertencimento a um grupo capaz de vencer desafi os, reafirma valores e faz com que todos vejam a escola como um patrimônio da comunidade", diz Anaci." 
Fonte - gestãoescolar
Trabalho de retirada dos vidros quebrados, retirada e colocação das telas de proteção teve andamento na sexta-feira, dia 18 de janeiro e na semana seguinte e encerrado no início de fevereiro.
Prevenir o desgaste, planejar a conservação e engajar a comunidade escolar na detecção de problemas é a garantia de uma boa gestão dos recursos físicos e materiais.
Cabe a nós, comunidade escolar da EEEM Santo Antônio, zelarmos pela conservação das vidraças e patrimônio da escola que, na verdade é patrimônio de todos e todas nós!
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Estupidez!

Imagem com frase de Mário Sergio Cortella:
"A filosofia explica que só há um erro que é admissível,
o erro inédito. Os outros são estupidez."
Fonte - frasesdecortella
"A expressão 'tragédia´ usada em algumas situações como essa e em outros desastres resultantes da negligência ou omissão humana, não deveria ser tão elástica. Do ponto de vista conceitual, ´tragédia´ é tudo que nos ocorre e que não poderíamos impedir, por estar além das forças humanas, como, por exemplo, um tsunami, um terremoto, a eclosão de um vulcão, um tufão; no campo da Filosofia tudo o que poderia ter sido evitado ou resultou de descaso ou equívoco humano é um ‘drama’, e não uma tragédia. Um terremoto é trágico, mas a ausência de meios de alerta e proteção em algumas regiões do planeta é dramática; a seca inclemente ou o deserto é uma tragédia, mas a fome e a sede para alguns é dramática... A ideia de tragédia neste caso traz a marca incorreta do inevitável, reduzindo as responsabilidades de quem, de fato, as tem."
Veja o vídeo de Mário Sergio Cortella clicando aqui!
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

CPERS recebe Eduardo Leite e abre mesa de negociação

"CPERS recebe Eduardo Leite e abre mesa de negociação" é o título da publicação do site do CPERS, de 6 de fevereiro último, quando o governador foi recebido na sede do Sindicato pela presidente Helenir Aguiar Schürer e demais integrantes da diretoria.
Dentre muitos temas, pautas como o piso, reposição salarial, qualidade da educação, valorização profissional, CREs, Plano de Carreira, previdência e situação fiscal do Estado foram tratadas na primeira rodada de diálogo entre a direção de CPERS e o governo Eduardo Leite.
Na foto ao lado o Governador Eduardo Leite com a Presidente do CPERS Sindicato Helenir Aguiar Schürer.
Acesse a íntegra da reportagem clicando aqui!
Reflita, curta, compartilhe, comente!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Pessoa excelente ...

Imagem com frase de Mário Sergio Cortella
"Uma pessoa excelente é aquela que faz mais do que a obrigação. Quem está motivado faz mais do que a obrigação, isto é, tem a obrigação como ponto de partida e não de chegada."
Reflita, curta, compartilhe, comente!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Mutirão de Limpeza e Melhorias

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Sr. Itair Fiuza, membro de nossa Comunidade Escolar esteve na escola  auxiliando com a pintura da Sala da Direção, Secretaria e outros ambientes.
Nossa escola necessita por demais do auxílio da comunidade escolar para limpeza, para melhoria das instalações escolares, de móveis e de tantas outras atividades.
A parceria de pais junto à escola para realização de mutirões com diferentes finalidades é algo a ser discutido, incentivado e realizado por todos nós, no sentido de construirmos sempre melhores condições de ensino e de aprendizagem a todos nossos(as) estudantes, educadores(as), funcionários e direção da escola, em suma, para os filhos e filhas da Santo Antônio.
"Leio no jornal sobre a comunidade se organizando e fazendo um "Mutirão no Lajeadense" e me perguntei, quando poderemos postar sobre a organização de nossa comunidade escolar em mutirão junto à nossa escola?"  Prof. Günter.
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.
Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
Madre Teresa de Calcutá - Fonte - pensador
Queremos poder contar com muitas gotas de colaboração durante o ano.
A colaboração do Sr. Itair é digna de registro e de agradecimento. 
Reflita, curta, compartilhe, comente!

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Albert Einstein

Frase de Albert Einstein "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
Fonte - pensador 
Reflita, curta, compartilhe, comente!

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Pensar é transgredir

Excelente reportagem do site revistaprosaversoearte da escritora gaúcha Lya Luft, com o título - "Para reinventar-se é preciso pensar", crônica ‘Pensar é transgredir”, de Lya Luft (foto ao lado), do livro ‘Pensar é transgredir’. Rio de Janeiro: Editora Record,  2004.
"Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos – para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo."
A crônica da santacruzense Lya Luft é, como de praxe, excelente!
Recomendamos a leitura.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Pebolin, Flaflu, Grenal ...


Quarta-feira a tarde, a Sra. Iclair Zin, secretária da Paróquia Católica de Moinhos esteve na escola juntamente com a professora Rose Pilz, da Sala de Recursos, esteve na escola para fazer a doação de um "pebolim", "flaflu", "grenal" ..., para utilização junto às turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral.
"Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida.” Mário Quintana - Fonte - belasfrasesdeamor
Na foto ao lado a Vice-diretora Márcia, a Sra. Iclair Zin e a professora Rose Pilz.
Agradecemos a doação, que será muito utilizada nas atividades junto às turmas.
Reflita, curta, compartilhe, comente!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática

"Modelo de laboratório de informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado.
O modelo de laboratório de informática, que vem sendo praticado nas escolas brasileiras há muito tempo, está ultrapassado. Ele foi importante para trazer a informática para o contexto das escolas, mas hoje não atende mais os anseios de uma educação que busca não apenas transmitir informações, mas também resgatar a vontade dos estudantes de ir à escola e aprender. Urge a necessidade de novas abordagens para trabalhar a tecnologia na escola. Neste sentido, a abordagem maker possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores. Possibilita impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer mais frequentemente temas relacionados a disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Com a redução do custo dos equipamentos de fabricação digital, o investimento para montagem de um laboratório maker já se equipara ao investimento para montagem do laboratório de informática. O maker é uma nova abordagem para a tecnologia na escola e os espaços maker deverão substituir gradativamente o laboratório de informática, com muitas vantagens."
Fonte – portal.educacao
O título da postagem e o texto acima foram extraídos do site portal.educacao, postagem publicada dia 29/janeiro/2019.
O texto é muito interessante e o assunto merece uma profunda reflexão por parte dos(as) educadores.
Aproveitem o fim de férias e façam a leitura da reportagem.
Reflita, curta, compartilhe, comente!