"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Balneário Paraíso

Abaixo disponibilizamos um link para visualização de 39 fotos tiradas no passeio da escola para o Balneário Paraíso, em Venâncio Aires, realizado dia 24 de novembro último.
Dia de muita integração e confraternização entre os(as) estudantes das turmas da manhã, tarde e noite com a direção, funcionários e professores.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 03

Quarta-feira, dia 22 de novembro tivemos o terceiro encontro da Oficina de Robótica Educativa com a turma 101 do Ensino Médio diurno.
Com o apoio e colaboração da professora Elisete Stachovski, Marcia Viegas, Juliana Massmann e dos professores Samuel Martins e Pedro Hauschild, os professores Anildo e Günter desenvolveram com a turma o segundo protótipo, propondo a construção de um carrinho com palitos de picolé que se movesse pelo efeito "estilingue" de uma borrachinha.
"ENEM 2012  QUESTÃO 50

Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial.
O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em
1.    A  um dínamo.
2.    B  um freio de automóvel.
3.    C  um motor a combustão.
4.    D  uma usina hidroelétrica.
5.    E  uma atiradeira (estilingue).

Resolução
Ao ser comprimida, a mola armazena energia potencial elástica e, ao voltar ao estado original (não deformado), esta energia é convertida em cinética com o movimento do carrinho. Da mesma forma ocorre na atiradeira (estilingue). Quando suas tiras são esticadas, armazena-se energia potencial elástica e ao ser soltas, a energia também é convertida em cinética e o projétil é lançado."

domingo, 26 de novembro de 2017

Balneário Paraíso

Na sexta-feira os estudantes de todas as turmas e turnos participaram do passeio de integração junto ao Balneário Paraíso em Venâncio Aires.
O dia colaborou com a programação e os(as) estudantes aproveitaram ao máximo o passeio e toda a estrutura do balneário.
Abaixo vídeo do Balneário Paraíso
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sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra

"O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito."
Fonte - todamateria
Aqui na escola a data foi refletida e comemorada pelas diferentes turmas com os diferentes professores.
Abaixo e ao lado alguns trabalhos expostos pelos corredores da escola.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Dia Nacional de Ação de Graças

Dia Nacional
de
Ação de Graças!
“O contrário do amor,
Não é o ódio e, sim
A indiferença,
A ingratidão.”
SABER AGRADECER:
Jeito bonito de AMAR.
Forma terna de ELOGIAR.
Modo alegre de ANIMAR.
Jeito maravilhoso de dizer para o outro:
Que bom que você existe.
Neste dia, encontre um tempo para agradecer.

Seminário sobre Religiões

A professora Rejane organizou com a turma 91,um seminário sobre religiões. 
A atividade foi acompanhada pela pela coordenadora Verani que tem formação  em teologia.  
No seminário discutiram os "textos sagrados" de algumas religiões, destacando suas origens e seus principais ensinamentos.
Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas
A turma junto com as professoras ressaltaram e analisaram as diferenças e semelhanças entre estes textos. Analisaram a bíblia - livro sagrado dos critãos, o tripitaka - texto sagrado do budismo e o alcorão - texto sagrado do islamismo.

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quarta-feira, 22 de novembro de 2017

2ª Mostra de Trabalhos

A 2ª MOSTRA PEDAGÓGICA POR PROJETOS DA EEEM SANTO ANTÔNIO - "O aluno pesquisador descobrindo as belezas de construir conhecimento" com o tema "Sementes de Paz e Bem, realizada dia 11 de novembro último contou com os seguintes trabalhos expostos pelas turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em Tempo Integral e Anos Finais e pela turma do Ensino Médio diurno.
Parabéns a todos e todas, estudantes, professores, funcionários, direção pela excelente mostra.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Reinventando o Recreio

A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. Brincar favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.
Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Reinventando o recreio com diversas atividades para realizar durante o intervalo. A ideia surgiu a partir da necessidade de organizar as brincadeiras e entreter as crianças com o intuito de tomar o espaço-tempo (no decorrer do recreio) ordenado por meio de jogos e brincadeiras, contando com a participação e organização dos professores dos Anos Iniciais. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, jogo de xadrez, jogo da velha, cantigas de roda, bambolê, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado. Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.
Percebe-se grande aceitação deste momento  pelos estudantes, passando a existir maior harmonia entre os colegas, pois as energias antes desperdiçadas em brigas e correrias, passam a ser direcionadas para os jogos e as brincadeiras que fazem parte do novo recreio.

            Turmas 21 e 22 - Professoras Adriana de Azevedo e Lisane Bohn Henz

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Jornal O Informativo

Nossa escola hoje, mais uma vez, apresenta um bom trabalho e é notícia no jornal O Informativo do Vale, aqui de Lajeado.
Abaixo transcrevemos a reportagem de Carolina Schmidt com a Diretora Nadir Hartmann e Coordenadora Pedagógica Verani Berté.
"Escola faz pesquisa para nortear o trabalho pedagógico de 2018
Além de auxiliar em sala de aula, resultado será aplicado para melhorar realidade do Bairro Santo Antônio
Créditos: Carolina Schmidt Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
EQUIPE: diretora Nadir e coordenadora pedagógica
Verani fizeram parte da equipe que coordenou a
pesquisa - Carolina Schmidt
Lajeado - A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio realizou Pesquisa Socioantropológica com o objetivo de melhorar a realidade escolar e do bairro. No dia 28 de outubro, professores e equipe da direção visitaram residências do Santo Antônio para aplicar um questionário que irá nortear o trabalho pedagógico da escola em 2018.
As respostas foram anotadas, compiladas e serão apresentadas para os professores até o fim do mês. Com base nestes dados, será construído o Complexo Temático que originará os projetos de estudo que serão desenvolvidos no próximo ano. "Tivemos a iniciativa da pesquisa, pois a filosofia da escola é a valorização do meio onde ela está inserida em busca da transformação. Acreditamos que as mudanças são possíveis, quando conhecemos a realidade do local onde estamos. Se apresentamos aos alunos em forma de ensino, eles levam adiante as ideias e fazem com que as mudanças aconteçam", observa a coordenadora pedagógica da escola, Verani Berté.
Além dos temas serem trabalhados nas turmas, Verani destaca que as demandas citadas pelos moradores, poderão ser encaminhadas pela escola para as autoridades competentes como regularização de lotes, melhorias na infraestrutura do bairro, entre outros. 
Segundo ela, 322 pessoas estiveram envolvidas na pesquisa que destacou eixos como saúde, trabalho, lazer, infraestrutura, meio ambiente, saneamento, lixo, expectativas e relação das famílias com a escola, crenças, problemas do bairro, preocupações, entre outros.
Verani está satisfeita com o resultado e participação da comunidade. Ela afirma que a iniciativa da escola resume o pensamento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, sobre a função social da escola. "Com a pesquisa, pude perceber a ideia na prática. As instituições de educação não podem, apenas, se resumirem ao ensino do conteúdo. Precisam ajudar a modificar a realidade. Estou com boas expectativas para aplicarmos os resultados, no ano que vem. Tenho certeza que iremos colher os bons frutos."
Acolhida das famílias
Para a diretora da escola, Nadir Rosane Hartmann, um dos pontos significativos foi a acolhida da comunidade com a equipe que realizou os questionamentos da pesquisa. "Fomos muito bem recebidos pelos moradores. Com esse contato, pudemos perceber as necessidades de cada um e entender as situações de forma individual. Acredito que essa união e parceria são os caminhos para as melhorias necessárias." 
Segundo Nadir, como as políticas públicas não atendem todas as necessidades da escola, é preciso que a iniciativa venha da sala de aula e da coordenação pedagógica. "Temos potencial para colaborar com a evolução do bairro. Dar o primeiro passo, é essencial para que as coisas aconteçam.""

domingo, 19 de novembro de 2017

Geladoteca

"Projeto Geladotecas" 
Com o propósito de despertar o gosto e acesso facilitado à leitura, principalmente durante os recreios e momentos de recreação no pátio da escola, as professoras Andréia dos Santos e Elisara Gerhardt resolveram dar um "bom uso" às geladeiras velhas doadas por uma refrigeração da cidade.
As "Geladotecas" foram personalizadas pelas professoras e dentro delas foram colocados livros infantis, revistas e jornais doados por pessoas da comunidade.
Estes foram os primeiros passos para a criação de um projeto de leitura, que está ganhando força na escola, tendo em vista que os(as) alunos(as) demonstraram interesse e tem cuidado do material lá disposto para leitura e apreciação.
“O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.”
Fonte - brasilescola
Parabéns às professoras pela iniciativa!

sábado, 18 de novembro de 2017

NEEJA Liberdade

"Ontem foi entregue a primeira remessa de jogos pedagógicos feitos pelos alunos do NEEJA Liberdade para a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio. O projeto inédito no Estado, implantado pela 3ª CRe, consiste na confecção de brinquedos, feitos de madeira, como dominó, xadrez e moinho, para serem utilizados pelas escolas da rede estadual do Vale do Taquari. A madeira é doada por uma empresa de Lajeado, e o acabamento é feito pelos presos, Conforme a diretora da instituição beneficiada, Nadir Hartmann, o trabalho dos detentos é um gesto de transformação para eles mesmos e para a comunidade."
Fonte - Jornal O Informativo, p. 15, Sexta-feira dia 17 de novembro
A diretora Nadir e a vice-diretora Márcia compareceram ao NEEJA Liberdade, que fica dentro do Presídio Estadual de Lajeado, para participar do "Café com Poesia" para marcar a entrega dos livros do projeto "Os Jovens Poetas de Lajeado" . Doze detentos que tiveram suas poesias publicadas na 22ª edição da publicação.
A solenidade foi muito bonita e contou com a participação da Coordenadora Regional de Educação Greicy Weschenfelder, dos professores e alunos do NEEJA Liberdade e outras autoridades.
Abaixo fotos do Café com Poesia.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Jovens Poetas 2017

Capa das poesias da EEEM Santo Antônio
Andrius Fister Soares Pereira do 3ª Ano EF
Os poetas e poetisas de nossa escola ocupam as páginas 161 a 170 da edição do livro "Os Jovens Poetas de Lajeado" na edição 2017.
"A 22ª edição da obra Jovens Poetas de Lajeado é promovido pelo Rotary Club Engenho e foi lançado no dia 27, na UNIVATES. O projeto tem patrocínio do Super Rissul e do Grupo Estilo Atual, além de apoio cultural do jornal A Hora."      Fonte - Jornal A Hora
O principal projeto literário de Lajeado chega à 22º edição. O livro Jovens Poetas reúne publicações de estudantes de 35 escolas, além de detentos do presídio de Lajeado.
Nossos(as) poetas/poetisas e suas obras:  
Capa - Andrius Fister Soares Pereira do 3º Ano do EF;
"Eu e o meu desenho" - Angélica de Oliveira do 7º Ano; "O Grêmio" - Eduardo Silveira Ferreira do 8º Ano; "Vida" - Gabriel Vedoy do 7º Ano; "A poesia perplexa" - Gustavo Ortiz do 1º Ano EM; "Um pouco de mim" - Fabiele Maria Kappes do 8º Ano EF e "Violência" - Eduarda G. de Jesus do 6º Ano do EF. Parabéns a todos (as) poetas e poetisas, a todos(as) professores(as) incentivadores(as), direção da escola e a todos e todas que, de alguma maneira, incentivaram e valorizaram nossa "prata da casa".
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