"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Filmes para Pensar e Repensar a Educação

O Aluno: uma lição de vida (The First Grader) 
direção: Justin Chadwick (2010)

Abaixo socializamos publicação do site “Revista prosa verso e arte – a arte é o espelho da pátria. O país que não preserva os seus valores culturais jamais verá a imagem de sua própria alma.” com o título "25 filmes para pensar e repensar a educação".

'“Ver e interpretar filmes implica, acima de tudo, perceber o significado que eles têm no contexto social do qual participam” – Rosália Duarte, em “Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação”. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

“O que me interessa são as relações entre as artes,a ciência e a filosofia. Não há nenhum privilégiode uma destas disciplinas em relação à outra.Cada uma delas é criadora.” – Gilles Deleuze, em “Conversações”. [tradução Peter Pál Pelbart]. São Paulo: Editora 34, 2000.

“Através da experimentação dos sentimentos e das emoções, a arte auxilia no encontro da identidade pessoal no mundo em que se vive. Durante este processo, o indivíduo não apenas entra em contato com o mundo sensorial, mas simultaneamente desenvolve e educa seus sentimentos através da prática dos símbolos artísticos.
A arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro de seu potencial e consciente de seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.'
Clique aqui e acompanhe toda a reportagem e a sugestão dos 25 filmes para pensar e repensar a educação.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
EEEM Santo Antônio - 25 anos compromisso com a comunidade Santo Antônio!

Nenhum comentário: