O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama.
Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a
população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce,
compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao
tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer
(INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as
mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos
novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e
aumenta as chances de cura do câncer de mama.
História
O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo
internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento
iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida
pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.
À medida que o evento cresceu, outubro
foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados
Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em
São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira
iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008,
quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário