"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

25 anos transformando vidas!

Esta frase compõe parte do título do projeto que definimos para trabalhar na escola neste ano de 2020. Este tema foi escolhido porque em outubro, nossa escola comemora 25 anos de existência. Depois de termos definido este tema, nós da equipe diretiva começamos a nos questionar se não era muita pretensão nossa dizer isto. Que transformação é esta? Será que transformamos a vida de alguém? Eu realmente me incomodei com isso e comecei a refletir. Parti do que diz nosso saudoso Paulo Freire: “Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. 

Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos.” E permaneci refletindo sem obter resposta. Mas, neste tempo de pandemia em que estamos longe da escola e, buscamos de todas as formas manter os vínculos com nossos alunos, algumas respostas me vieram esta semana.
A primeira me veio quando a Ana Cecília Togni me solicitou o contato de um aluno do Ensino Médio que teve sua poesia publicada no ano de 2013. Recebi seu facebook e, senti uma alegria imensa ao ver que este nosso ex aluno fez educação física na Univates.Talvez a escola não tenha feito nada para isso, talvez esse seja apenas um mérito seu. Mas acho meio impossível, pois nossa relação com o outro sempre recebe alguma interferência e alguma marca. Outra resposta me veio através de uma foto que uma mãe de um aluno do primeiro ano, o Pedro, publicou no grupo do whatsapp. Nesta foto, ele está fazendo as atividades enviadas pela professora sentado numa pedra, do lado de fora da casa. Esta foto me comoveu. Não uma comoção piegas, mas me deu uma certeza de que nós, enquanto escola podemos fazer a diferença sim na vida de nossas crianças. Com certeza, o Pedro e sua família estão sendo motivados pela professora e por atividades que lhes mostram a importância de estudar e de crescer no conhecimento.
Vamos em frente escola, continuemos acreditando no nosso papel de agentes transformadores. Quem já faz isso, parabéns! Quem ainda não se convenceu desta verdade abra seu coração e junte-se a nós!
Verani Berté – Coordenadora Pedagógica


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!

Nenhum comentário: