"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 19 de maio de 2020

Reflexões sobre a BNCC

Profª Juliana Massmann
Em meio a pandemia do COVID-19 e também em quarentena, nós professores estamos aproveitando este tempo para refletir sobre os planejamentos de aulas que temos aplicado até o presente momento em nossas salas de aula. Sempre é hora de repensar sobre a educação, de rever e reavaliar os conteúdos e a forma como temos aplicado nossas aulas. Afinal, temos a responsabilidade de passar o conhecimento sobre o passado, o presente e o futuro para nossos estudantes. Pensando nisso, o governo do estado, oportuniza-nos a formação intitulada “Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul”, na qual estudamos a nova proposta do documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em que todas as áreas do conhecimento passaram por uma mudança em suas habilidades e objetivos do conhecimento, a fim de repensar os conteúdos pautados no ensino da gramática e em situações sem contexto reais de aprendizagem.
Nesse sentido, a nova proposta da BNCC é convidar o aprendiz a ser o protagonista do seu próprio conhecimento, ao invés de o professor passar horas tentando fazer os alunos decorar um conteúdo que não será utilizado em nenhum contexto real da sua vida. Agora, se conseguirmos fazer os nossos alunos entenderem que o Inglês é importante porque no cotidiano nos deparamos com muitas palavras estrangeiras e que a matemática eu preciso aprender para poder conferir um troco no mercado e calcular o juro de um produto que quero comprar, já nos deixará muito realizados em nossa missão de ensinar.
Enfim, a reflexão sobre a educação é infinita, e a nova BNCC é uma nova proposta de ensino, por meio da qual podemos entender que é preciso permitir ao aluno a participação ativa de projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores, pois é dessa forma que o educando se torna o protagonista do seu conhecimento.
Com base nessas reflexões, seguimos repensando sempre sobre nossos planejamentos e que aproveitemos este momento de quarentena para pensar em ideias que possam engajar nosso aprendiz e motivá-lo a aprender, afinal estamos trabalhando com seres humanos que têm sentimentos. Como todos nós somos movidos a sentimentos, vamos curtir esta quarentena também com quem amamos, família, animais de estimação, pois quando tudo isso passar, nos abraçaremos e olharemos uns aos outros com amor e empatia e ‘mataremos” a saudade de quem nos faz crescer, evoluir, refletir sobre tantas coisas todos os dias, nossos alunos.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!
Hoje contamos com 46 seguidores.

Nenhum comentário: