"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

GRATIDÃO

Neste dia (31/12/2018) encerra-se mais uma gestão na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, o triênio 2016/2018. E o que vale a pena, a falar deste momento? GRATIDÃO!! Este é o sentimento que caracteriza o fechamento deste ciclo em que percebemos muito trabalho e muitas bênçãos. Ser gestora de uma escola é um desafio muito grande, pois traz muitas responsabilidades, muitos compromissos e desafios. Mas também é um privilégio, pois é um momento de fazer algo a mais, por uma comunidade, escola e alunos. O principal objetivo é a emancipação do aluno na sua integralidade para que possa conduzir a sua vida com projetos, sonhos e conquistas, diante dos tantos desafios que o mundo coloca e obtenha sucesso e realização pessoal e social.
Imagem com a foto da Diretora Nadir falando 
A gestão abrange a escola na sua administração financeira, pedagógica e social, através de planos de ação em conjunto com os segmentos da comunidade escolar. Neste sentido muitas realizações aconteceram. A escola passou a ser regimentada em Tempo Integral e qualificada no seu espaço e tempo escolar. O trabalho pedagógico passou a ser orientado através da pesquisa sócio antropológico que resulta no tema gerador para o ano e os projetos desenvolvidos em sala de aula. Podemos observar que foram vários momentos culturais e festivos que aconteceram para a comunidade escolar, através de teatro, Mostra Pedagógica com apresentação dos trabalhos dos alunos, celebrações e outros eventos. Com o apoio da mantenedora e FNDE conseguimos desenvolver alguns projetos específicos através de Oficinas de Capoeira e Grafite, Escola de Futsal ALAF, Oficina de Jiu-Jítsu. Acreditamos neste trabalho para complementar o grande empenho da equipe diretiva e professores em enfatizar a valorização do aluno, através do respeito ao próximo e aos professores, pelo trabalho dos círculos restaurativos, diálogo na resolução de conflitos e das aulas com qualidade pedagógica. Também podemos ressaltar o apoio de empresas parceiras com doações e ações esporádicas e permanentes. Conseguimos enfrentar intempéries e resolver alguns problemas com reparos e pequenas reformas, climatização das salas de aula na sua totalidade, entre outros, através dos recursos mensais da autonomia financeira e PDDE básico.
Destacamos o ano de 2018 como o marco na busca de parceiros e apoiadores ao trabalho da escola e neste sentido destacamos a pessoa do Promotor, Dr. Sérgio da Fosneca Diefenbach, que junto à comunidade escolar e equipe diretiva está apoiando a escola no desenvolvimento dos projetos desejados e sonhados, e que assim possa continuar para podermos superar os baixos índices de aprendizagem e altos índices de evasão, reprovação e defasagem idade/serie. A aprendizagem precisa ser significativa e o desejo pelo conhecimento presente no aluno.
Em 2019 iniciamos uma nova gestão, com algumas mudanças na equipe diretiva, e os projetos e ações continuarão com o objetivo de efetivar ainda mais o que diz a Filosofia da Escola: “Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação.” Assim sendo, temos muitas perspectivas e projetos já encaminhados para o ano de 2019, com empresas parceiras que contribuirão grandemente para o trabalho pedagógico da escola. Sempre é objetivo principal qualificar a escola no seu espaço/tempo e para isso toda comunidade escolar está convidada a participar ativamente da gestão pedagógica da escola, professores, funcionários, alunos e pais trabalhando em conjunto e ativamente nas ações que resultarão o sucesso escolar. A comunidade Santo Antônio viva e ativa na vida da escola, através do projeto norteador para o ano já definido: “A cara da gente! Cuidando de mim e do outro, eu cuido do mundo.”
Finalizo com o agradecimento, à gestão que encerrou o seu trabalho, pelas conquistas e vitórias, que se devem ao trabalho de todos os professores, funcionários, alunos e pais que se envolveram com comprometimento no dia a dia da escola. Agradeço também, a gestão renovada que se dispõe a continuar o trabalho da escola, seus sonhos e projetos para o próximo triênio. Que Deus nos oriente com sabedoria e nos agracie com muitas bênçãos. 
Abraço a todos!! 
Desejo boas férias e um feliz retorno em 2019.
Nadir Rosane Hartmann
Diretora da EEEM Santo Antônio
Reflita, curta, compartilhe, comente!

Nenhum comentário: