"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Formação Termpo Integral

Na quarta-feira passada a reunião dos Anos Iniciais do Tempo Integral versou sobre o Caderno Alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento.
Textos do caderno foram discutidos e o grupo também relatou experiências feitas nas aulas explorando o sistema monetário.

A experiência da brinquedolândia, realizada na turma 22 com a professora Lisane foi uma destas experiências. As experiências das outras turmas serão registradas futuramente.

Parabéns ao grupo pelo trabalho.

"Os jogos como estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, enquanto atividade lúdica e educativa podem tornar mais significativa e prazerosa as aulas dessa disciplina, superando o caráter formalista que a envolve (MELLO e SARDINHA, 2009)."
Fonte - pt.slideshare
Ao lado fotos do encontro.

Clique aqui e faça seu comentário!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Matemática Lúdica

"Os jogos no ensino da matemática
Como disse a pesquisadora Constance Kamii, os jogos são ferramentas didáticas importantes, porque fazem com que as crianças pensem mais, e a satisfação que o jogo proporciona é um fator altamente motivacional para o aprendizado. (UNIVESP TV, 2012)"
Fonte - ptslideshare
Os(as) alunos(as) da Turma 22, da professora Lisane Henz, montaram uma "loja de brinquedos". O nome da loja - Brinquedolândia foi sugerido pelo aluno Rafael Da Silva Barbosa e, por unanimidade os alunos da turma acolheram a sugestão.
Na loja havia um vendedor e um caixa. Os brinquedos eram comprados com cédulas e moedas.
Na atividade os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de praticar a soma de valores e a possibilidade. Todos gostaram da atividade, brincaram, se divertiram e aprenderam/vivenciaram a matemática de forma lúdica, tudo ao mesmo tempo.
Parabéns à turma e professora!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Planejamento

O planejamento do CAT em Tempo Integral do mês de junho versou sobre a área de conhecimento da MATEMÁTICA.
A coordenação entregou para os professores um recorte do caderno de alfabetização matemática de 2016 que fala  do SISTEMA MONETÁRIO: UM CONTEXTO RICO E SIGNIFICATIVO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO  de autoria das professoras Fabiana Silva Lira Priscila Amâncio de Aquino Cristiane Maria da Conceição. 
As professoras deveriam ler o texto e com base no mesmo elaborar uma sequência didática para desenvolver com a sua turma.
Este planejamento será apresentado nas reuniões pedagógicas do grupo.
Propomos  a sequência didática com  por perceber que os alunos precisam se  empenhar   nas atividades, colaborar conosco e com os demais colegas na realização das tarefas, consolidar os conhecimentos relacionado-os aos valores monetários e às estruturas aditivas. Os alunos precisam se envolver mais  nos momentos de atividades lúdicas, como o jogo, pois ficam  muito felizes e empolgados com a ideia de vivenciar uma situação mais concreta de compra com utilização de cédulas, mesmo que fictícias. Portanto, concluímos que é possível pensar e desenvolver atividades mais dinâmicas e atraentes para os alunos, de forma que eles possam aprender e concretizar suas aprendizagens.
Verani e Andréa

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Biblioteca Escolar

Nossa biblioteca escolar tem recebido livros novos de doação.
Entre os livros doados à biblioteca destacamos dois do autor Georges Simenon - O Enforcado e Pietr, o letão.

“Nas cenas que seguiram, tudo se revestiu de importância, as palavras, os silêncios, os olhares e até os espasmos involuntários dos músculos. Tudo ganhou sentido e, por trás dos personagens, pressentia-se alguma coisa lívida, o vulto imaterial do medo.” (SIMENON, 2014, p.105).
Não são as sinopses que me fazem ler os livros de Simenon, mas sim seu nome – e o do comissário Maigret – na capa. Porém, estando familiarizada com o personagem mais famoso do autor, fui fisgada pela sinopse de “O Enforcado de Saint-Pholien” por acreditar que a premissa era das mais interessantes para ser vivida por Maigret. ...

Título: O ENFORCADO DE SAINT-PHOLIEN
Autor - Georges SimenonColeção: Comissário Maigret
Ano de edição: 
2014

“Pietr, o letão” é a estreia do comissário Maigret na literatura. Ele foi criado em 1931 por Georges Simenon, um dos escritores mais importantes da literatura policial. Maigret é o tipo de detetive que analisa os casos de uma forma mais “humanizada” e menos analítica. Ele costuma principalmente refletir sobre os motivos que nos levam a cometer crimes.
Maigret é um investigador introspectivo e volumoso da Polícia Judiciária de Paris. Neste livro de 164 páginas, o primeiro de uma série com dezenas de títulos, seu objetivo é descobrir a verdadeira identidade de Pietr, encontrado morto no banheiro de um trem. Penso que em “Pietr, o letão”, Maigret é ainda um esboço do que viria a se tornar anos depois, ele parece ainda estar sendo trabalhado, é bem lacônico e não entrega muito de sua personalidade. Algumas características de Simenon já começam a dar as caras no entanto, como o uso de metáforas e a descrição das paisagens francesas que ele sabia fazer tão bem. ...
Título: PIETR, O LETÃO
Autor: Georges Simenon
Editora: Companhia das Letras

domingo, 25 de junho de 2017

Festa Junina Anos Iniciais

As turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral realizaram uma bonita confraternização em sua Festa Junina realizada na sexta-feira a tarde, dia 23 de junho.
Muitas brincadeiras, música, comes e bebes e muita animação e diversão foram a tônica da festa
Parabéns a todos pela organização e participação.
Abaixo algumas fotos da agradável festa.
Clique aqui e faça seu comentário!

sábado, 24 de junho de 2017

Estratégia Saúde da Família Santo Antônio

"Com a finalidade de promover atenção a saúde do adolescente de forma integral, a Estratégia Saúde da Família retomou as atividades na escola durante o mês de junho. Os temas abordados até o momento foram promoção da segurança alimentar, nutricional e da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil, sexualidade, direito sexual e reprodutivo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. As atividades buscam fornecer informações aos adolescentes a fim de prevenir possíveis riscos para a saúde, seja durante a adolescência seja no decorrer da vida adulta".
Abaixo algumas fotos do trabalho da Enfermeira Especialista em Saúde da Família, Ernanda Mezaroba.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Programa Saúde na Escola

"Hoje o Programa Saúde na Escola iniciou mais uma atividade na Escola Santo Antonio: testes de visão! O Teste se trata de uma avaliação inicial que busca identificar casos com diminuição da visão. Os alunos que apresentarem alterações serão informados na hora do teste e, na sequência, os pais ou responsáveis receberão informações dos seus agentes comunitários de saúde sobre cada caso que apresentou alteração."
No texto acima as agentes de saúde do programa Estratégias de Saúde da Família, aqui do bairro Santo Antônio, mencionaram, em sua página do facebook, o trabalho que vem realizando junto aos  nossa escola.
Durante a semana as agentes de saúde vem realizando os Testes de Visão com nossos(as) estudantes. O trabalho tem previsão de se estender por mais duas semanas. Nas fotos abaixo as agentes Jéssica Martinelli e Camila Amato Correa, agentes que realizaram os testes hoje pela manhã.
 Clique aqui e faça seu comentário!

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Posse do Conselho Escolar

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire
Fonte - Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (p.7)
Ontem a tarde tivemos o primeiro encontro dos(as) integrantes no Conselho Escolar da escola.
"Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas" é um dos grande objetivos dos Conselhos Escolares.
A diretora Nadir abriu a reunião saudando a todos os(as) e explicou aos(às) novos(as) conselheiros(as) sobre os objetivos e funções do Conselho Escolar.
A composição do Conselho Escolar ficou assim: Presidente - Günter Martin Wüst, Vice-presidente - Antônio José da Silva, Secretária - Kelly Maria Rigodanzo e Vice-secretária - Danuza da Rosa Gamalho.
Parabéns a todos e a todas!

terça-feira, 20 de junho de 2017

Festa de Inverno

Mês de junho! Com ele a nossa tradicional Festa de Inverno com toda a sua alegria; tão esperada pelos nossos alunos, em especial, a comunidade. Marcado por inúmeras comemorações, o peíodo junino não fica distante da escola, adentra por meio das ações/atitudes dos alunos e demais sujeitos. Todos se envolvem, pois culturalmente falando, é o períopdo festivo que envolve as famílias, as pessoas... As músicas, as danças, tradições alimentares atreladas aos cenários caseiros e das comunidades dão o colorido da festa.
De acordo com historiadores, esta festividade foe trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Todos estes elementos culturais formam, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas reuniões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Neste espírito, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio foram desafiados a pesquisar sobre o assunto e elaborar o casamento caipira, a turma foi dividida em dois grupos, onde um apresentaria para os outros, ao final eles elaboram uma única apresentação. É um grande desafio. Estamos aguardando com ansiedade o grande dia para apresentar na Festa de Inverno.
Ao lado fotos dos grupos.
Clique aqui e faça seu comentário!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Acervo qualificado

A direção da escola sempre gerindo os poucos recursos disponíveis para alguns investimentos, optou 
por qualificar e aumentar o material esportivo e aparelhos de som para as turmas dos anos iniciais do Tempo Integral e aulas de Educação Física.
A preocupação com a qualificação da biblioteca sempre está nos planos da direção.
"Ler é muito importante para qualquer pessoa. Está mais que comprovado que quem adquire o hábito de ler com muita frequência, melhor a sua escrita e também a sua fala. Além de conhecimento, podemos viajar por mundo que a realidade não nos permite, além de conhecermos um mundo de cultura, linguagens e muito mais. Com uma sociedade mais virtual, o hábito da leitura tem diminuído cada vez mais, mas ainda existem aqueles jovens que não abrem mão de um bom e velho livro de papel. Existem alguns pensadores que exprimiram sua ideia sobre a importância da leitura e essas frases tornaram-se referência para estudos de incentivo à leitura. Se você está nessa busca, mais abaixo irá encontrar algumas frases muito conhecidas e que refletem sobre esse hábito tão gostos que é o de ler."
Assim, grande quantidade de livros foi adquirida pela direção, atendendo à solicitações dos(as) estudantes e professores.
Grandes e consagrados autores e títulos já estão a disposição de nossos(as) leitores(as).
"Ler é muito bom, experimente!

domingo, 18 de junho de 2017

Clarice Lispector - Biblioteca Escolar

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do Mundo".
Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977).
Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.
Fonte - pensador
O acervo de nossa biblioteca hoje conta com mais 4 livros de Clarice - A bela e a fera, Felicidade Clandestina, Para não esquecer e Um sopro de vida, livros que estão a disposição dos(as) leitores na biblioteca Dulce Elaine Monteiro de nossa escola.

Livro póstumo de contos, A bela e a fera apresenta ao leitor duas Clarices: a primeira, uma jovem aflita, com imaginação de extrema vitalidade, que, aos 14 anos, começa a inventar histórias e a escrever contos insólitos que têm como marca a expressão de intensos impulsos emocionais.
Autor: clarice lispector
Assuntos: FICÇÃO – CONTO, FICÇÃO NACIONAL
Fonte - rocco

Publicado pela primeira vez em 1971, Felicidade clandestina reúne 25 contos que falam de infância, adolescência e família, mas relatam, acima de tudo, as angústias da alma. Como é comum na obra de Clarice Lispector, a descrição dos ambientes e das personagens perde importância para a revelação de sentimentos mais profundos. "Felicidade clandestina" é o nome do primeiro conto.  .......
Autor: clarice lispector
Assuntos: FICÇÃO – CONTO, FICÇÃO NACIONAL
Fonte - rocco

Para a legião de apreciadores de textos curtos e boas frases o livro Para não esquecer, de Clarice Lispector, é leitura obrigatória. A obra — publicada pela primeira vez em 1964 — reúne 108 crônicas que bem poderiam pertencer a um diário. Ora a autora conta uma pequena história, ora ela simplesmente parece pensar alto. "Os homens têm lábios vermelhos e se reproduzem. As mulheres se deformam amamentando", diz, em Aldeia italiana.  ...
Autor: clarice lispector
Assuntos: CRÔNICA
Fonte - rocco

Quando a escritora Clarice Lispector terminou Um sopro de vida (Pulsações), às vésperas de sua morte, por câncer, em 1977, sabia que este seria o seu livro definitivo. O livro era de fato o sopro de vida de Clarice, que precisava escrever para se sentir viva. Na história, ela fala de um homem aflito que criou uma personagem, Angela Pralini, seu alter-ego. Mas ora ele não se reconhecia em Angela, porque ela era o seu avesso, ora odiava visceralmente o que via refletido naquela estranha personagem-espelho.
Autor: clarice lispector
Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, FICÇÃO NACIONAL
Fonte - rocco