"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Reunião Pedagógica

Ontem, dia 28 de fevereiro, como normalmente ocorre nas quartas-feiras, tivemos reunião pedagógica na escola, desta vez junto à sala de planejamento. Num primeiro momento estiveram reunidos os professores dos Anos Iniciais e, mais tarde, os professores dos Anos Finais e Ensino Médio.
Diferentes assuntos foram abordados e discutidos pela Direção, Pedagógico e professores, entre eles as questões referentes ao Calendário Escolar de 2024, foramretomadas as regras e princípios de convivência dos estudantes e compromissos dos professores, apresentadas as matrizes curriculares para 2024 entre outros assuntos.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”  Paulo Freire

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Ano bissexto

Abaixo reproduzimos publicação do site educação da uol com o título
Ano bissexto - Por que a cada 4 anos fevereiro tem 29 dias?” explicando por que, de 4 em 4 anos o mês de fevereiro tem um dia a mais.
Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais -passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.
Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente 6 horas que sobravam? Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s).
Faça as contas:
6h do 1º ano + 6h do 2º + 6h do 3º + 6h do 4º ano = 24 horas
Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
Por que o nome bissexto?
O imperador romano Júlio César trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes. Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de março". Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii".
Por que o nome bissexto?
O imperador romano Júlio César trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes. Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de março". Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii".
Há outras formas de contar o tempo
Existem outras maneiras de contar o tempo. Os chineses, por exemplo, baseiam seu calendário nos movimentos da Lua e dividem o tempo em ciclos de 60 anos. Mas o calendário gregoriano é o que foi escolhido para ser universal, reconhecido por todos os países.   Fonte - educacao.uol

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quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Oficinas de Escrita Criativa

As turmas dos anos finais do ensino fundamental de nossa escola trabalharão, este ano, com oficinas de escrita criativa durante as aulas de Língua Portuguesa.  Escrita criativa é a arte de expressar pensamentos, sentimentos e histórias de forma original e imaginativa. Envolve o uso de linguagem de maneira única para transmitir ideias, criar personagens, cenários e tramas que cativem e envolvam o leitor. 
Muito utilizada no mundo das letras, visando desenvolver as habilidades textuais dos alunos, a escrita criativa traz benefícios como expressão pessoal, estímulo da imaginação, desenvolvimento da comunicação, empatia, entretenimento e incentivo à leitura.
Abaixo, dois exemplos de textos produzidos pelos alunos do oitavo ano durante as aulas, explorando o tema do fluxo da consciência, que é uma técnica literária que retrata os pensamentos e emoções de forma contínua e não linear, sem interferência da estrutura tradicional da narrativa, refletindo a fluidez e fragmentação da mente humana.

Fluxo de consciência,
por Raíssa (turma 81)
Nuvem, eu escrevi nuvem, aí parei de pensar quando comecei a escrever e percebi que em nenhum momento tinha parado de pensar, então logo começou a fluir. Reli, percebo que parece que tudo que eu escrevi não fazia sentido algum. Começo a ouvir o ventilador e logo o professor Anildo entrou na sala, então foco o pensamento nas vozes ao meu redor.
Logo após, leio o “fluxo da consciência” e fico me perguntando se eu sei o que é isso, até perceber que estou praticando isso, então penso nas coisas que meus colegas falam e, quando vejo, estou pensando em Jesus e também no que o professor iria imaginar quando lesse isso: “meu Deus”.
Ouço o professor falando do tema, fico me perguntando se o fiz, mas, sim, fiz, e ele ainda não corrigiu. 

Fluxo de consciência,
por William (turma 81)
Estou pensando em uma barata andando de carro e atropelando uma formiga mexendo no celular enquanto comia uma lasanha à passarinho com um ninho cheio de patos paraplégicos segurando varas de pesca enquanto pescavam um jacaré que estava comendo um peixe grelhado debaixo d’água. Também em um panda tomando cachaça de ameixa seca com pimenta de açúcar caramelizado com formigas secas, que tinham passado por um mendigo com corrente de ouro invejado por todos, fazendo com que ele pegasse um balde de água e tocasse nas pessoas de barro que criavam a casa do João de Barro destruídas por um temporal com furacão de mosquitos da dengue.
Parabés Raíssa e William, parabéns professor Cássio pelo excelente trabalho!
Obrigado por compartilhá-la com todos nós!

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terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Dia Nacional do Livro Didático

"O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, no Brasil.
Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático.
O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores.
Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores), no processo de ensino e aprendizagem.
Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.
No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.
No Brasil, a literatura ganha outro dia de destaque em 29 de outubro, onde se comemora o Dia Nacional do Livro."   Fonte - calendarr
Na última quarta-feira os livros didáticos dos Anos Iniciais e Anos Finais que estavam na biblioteca, com a ajuda dos estudantes da turma 51, da estudante Sofia da turma 61 e das estudantes Tamara e Raíssa da turma 81, foram levados às salas de aula. Os livros do Ensino Médio ainda estão na biblioteca para serem encaminhados às salas.

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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Cultura de Paz!

O portal porvir apresenta uma reportagem com o título "Cultura de paz: 5 pontos de atenção para as escolas". A reportagem é de Vinícios de Oliveira e foi publicada em 10 de janeiro de 2024.
O assuntos é sempre atual e a reflexão sobre ele é necessária.
"Guia do Porvir traz uma série de recomendações e referências para educadores e escolas
A promoção da cultura de paz é um dos pontos que todos aqueles envolvidos no processo educacional devem estar atentos para formar cidadãos conscientes e comprometidos com uma sociedade justa e pacífica. Isso envolve incentivar valores como respeito, empatia, tolerância e cooperação, essenciais para estabelecer um ambiente escolar seguro e acolhedor.
Comportamentos prejudiciais online e em sala de aula, que não estão em sintonia com esses valores, podem impactar negativamente o clima e a aprendizagem escolar. Bullying, cyberbullying e discriminação, por exemplo, geram medo e ansiedade, prejudicando o aprendizado. Essas atitudes também podem resultar em isolamento social e baixa autoestima."   Fonte - porvir
Acompanhe toda a reportagem clicando aqui e conheça a 
listagem das 5 violências comuns em escolas sugeridas pela reportagem. 

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domingo, 25 de fevereiro de 2024

Grêmio Estudantil

Reproduzimos abaixo a postagem do blog do Grêmio Estudantil da escola.

No início do mês de fevereiro, quando funcionários e professores retornaram das férias foram recebidos na escola por integrantes do Grêmio Estudantil que desejaram boas-vidas e entregaram  mensagens com reflexões e algumas guloseimas para adoçar ainda mais o retorno ao trabalho.
Muitos abraços e desejos de um feliz ano de trabalho a todos!
Vídeo com as sete mensagens entregues!


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sábado, 24 de fevereiro de 2024

O voto feminino no Brasil

Hoje, dia 24 de fevereiro comemoramos a conquista pelo
 direito ao voto pelas mulheres, que "foi concedido" em 1932 por meio do Decreto 21.076, que criou a Justiça Eleitoral, pelo então presidente Getúlio Vargas. Mas a luta feminina pelo voto vem desde o movimento sufragista no século 19 e de organizações de movimentos feministas no início do século 20.

"O voto feminino no Brasil passou a ser permitido oficialmente a partir do Código Eleitoral de 1932, decretado durante o governo de Getúlio Vargas. A luta por esse direito remonta ao século XIX e está diretamente ligada ao esforço feminista pela equiparação de direitos entre homens e mulheres.
As mulheres e o direito ao voto
O direito ao voto é um dos direitos mais importantes das democracias indiretas, uma vez que permite que as pessoas possam exercer a sua cidadania e tomar parte do processo político, elegendo seus representantes na política ou se candidatando aos cargos políticos disponíveis. No entanto, durante muito tempo, uma série de grupos presentes na sociedade brasileira não tinha acesso a esse direito e, portanto, não exercia a sua cidadania.
"Bertha Lutz (usando óculos escuros) foi uma das grandes
responsáveis pela conquista do voto feminino no Brasil."
Um desses grupos eram as mulheres. O voto feminino só foi possível no mundo ocidental graças à muita luta das mulheres pela conquista desse direito. Não foi diferente aqui no Brasil, e mulheres de diferentes classes sociais, movidas pelo desejos de equiparação de direitos, esforçaram-se para conquistar espaço na política.
A luta das mulheres pelo direito de votar despontou no Brasil no final do século XIX. No ano de 1880, a Lei Saraiva foi promulgada, trazendo grandes modificações para o sistema eleitoral do Brasil. Essa lei permitia que todo brasileiro com título científico pudesse votar e, aproveitando-se disso, a cientista Isabel de Souza Mattos exigiu na Justiça o direito ao voto.
A luta das mulheres seguiu com o começo do século XX, embora a resistência em conceder esse direito às mulheres era muito grande. O crescimento da causa do voto feminino resultou no surgimento de associações, instituições e até partidos em defesa dessa pauta. Um exemplo foi o surgimento do Partido Republicano Feminino, criado em 1910 pela professora Leolinda de Figueiredo Daltro."     Fonte - brasilescola
Acompanhe toda a reportagem do site brasilescola com o título "Voto Feminino no Brasil", de autoria de do professor e especialista em história 
Daniel Neves Silva clicando aqui!

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