"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 20 de junho de 2023

Mostra Científica na escola

Na manhã e noite de sexta-feira, dia 23 de junho teremos a realização da Mostra Científica de nossa escola com o tema "Sustentabilidade e Tecnologia para transformar".
Trabalhos a serem expostos e apresentados na mostra:
Anos Iniciais - Turmas 11 e 12 - 
"Entre laços, amores e sabores"; Turma s 21 e 22 - "Água: fonte de vida"; Turmas 31 e 32 - "Se eu cuidar e você cuidar, nós sobreviveremos"; Turma 41 - "Brinquedos, brincadeiras e seu desenvolvimento com sustentabilidade"; Turma 51 - "Só temos um planeta: pequenas atitudes contam".
Anos Finais - Turma 61 - "Dicionário da Sustentabilidade"; Turma 71 - "Sustentabilidade através da reciclagem do papel" ; Turma 72 - "Lixo nos oceanos"; Turma 81 - "Brinquedos e brincadeiras: a industrialização e os impactos ao meio ambiente"; Turma 91 - "Como aproveitar a luz solar" - "Como produzir e utilizar a energia eólica" - "Como economizar energia elétrica" - e "Produção de energia através de hidrelétrica"; Turma 92 - "Reciclagem sustentável no bairro" - "Incêndios Florestais", "Problemas na Saúde Pública", "Situação de Pobreza/Redução de Descarte", "Vida sobre a Terra", "Saúde e Bem Estar" e "Desigualdade de Gênero".
Ensino Médio - Turmas 101 e 102 - "Energias Renováveis" - "Energias Limpas"; Turma 201 - "Horta Escolar"; Turma 301 - Profissões para o sustento familiar" e "Como a física auxilia nas profissões".
"O importante na ciência não é obter novos dados, mas descobrir novas maneiras de pensar sobre eles"
William Lawrence Bragg (Fonte - mulher)

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Jogos de Raciocínio lógico na Matemática

"Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre as competências específicas para o ensino da matemática, está o desenvolvimento do “raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo”.   Fonte - obmep
"Nas aulas de matemática, os jogos também podem ser usados como uma importante ferramenta de ensino, pois envolvem habilidades de comparação, classificação, contagem, cálculo e realização de notações numéricas. Diferente de outras atividades que são propostas aos alunos na escola, nas quais a necessidade de solução está fora do sujeito, os problemas que enfrentam ao jogar se constituem em desafios genuínos, sendo assim muito mais significativos: é necessário resolvê-los para continuar participando da atividade, para fazer mais pontos, para controlar a pontuação, para ganhar do adversário."   Fonte - brinkmobil
Na última semana a professora Bernadete, nas aulas de matemática da turma 61, trabalhou com diferentes jogos para estimular o raciocínio lógico dos estudantes, como mostram as fotos ao lado e abaixo.


EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

domingo, 18 de junho de 2023

Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais Berlim 2023

Ontem, dia 17 de junho, os Special Olympics World Games 
Berlin2023 foram abertos no Estádio Olímpico de Berlim. Eles são o maior evento esportivo inclusivo do mundo. Vários milhares de atletas com deficiências intelectuais e deficiências múltiplas competirão em 26 esportes até 25 de junho. Respondemos às perguntas mais importantes sobre o evento mundial.
O que são as Olimpíadas Especiais?  
O Special Olympics International (SOI) é um movimento global que tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiências intelectuais e deficiências múltiplas. É também a maior ação esportiva do mundo com esse objetivo. É oficialmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o organizador dos Jogos Olímpicos, e é o único movimento esportivo, além dos Jogos Olímpicos, que tem permissão para usar o título “Olimpíadas”. Sob a égide das Olimpíadas Especiais, mais de cinco milhões de pessoas em 174 países praticam esportes.
O que querem as Olimpíadas Especiais alcançar? 
O objetivo das Olimpíadas Especiais, desde sua fundação em 1968 por Eunice Kennedy Shriver, tem sido ajudar as pessoas com deficiências intelectuais a obter mais reconhecimento e levar uma vida mais plena por meio do esporte. Além de organizar competições, diferentes programas de saúde baseados em esportes são outra tarefa central autoimposta pelo movimento.   Fonte - (https://www.berlin2023.org/en)
Tudo isso, a realização de jogos inclusivos com milhares de atletas com deficiências intelectuais e deficiências múltiplas competirão em 26 esportes, é muito especial é muito significativo, especialmente por ser na Alemanha e no Estádio Olímpico de Berlim.
Os Jogos Olímpicos de 1936 também foram realizados neste estádio durante o regime nazista de Hitler. O nazismo afirmava a superioridade dos arianos, constituída por povos do norte da Europa e identificados nos povos germânicos, Hitler apontava a necessidade de excluir da sociedade os judeus, considerados responsáveis pelos problemas alemães e pelo comunismo, e também homossexuais, ciganos, negros, pcds ...
Mas foi justamente em Berlim, no Estádio Olímpico na XI Olimpíada de 1936 onde o atleta americano, Jesse Owens, negro,  ganhou as provas de 100m, 200m, 4x100 e Saldo em Distância. Os Jogos entraram para a história não pela confirmação da supremacia branca que o ditador pregava, mas pelos feitos de Jesse Owens, um norte-americano negro que calou Hitler sem usar palavras.
Ontem no Estádio Olímpico de Berlim iniciou o
maior evento esportivo inclusivo do mundo!
Artigos sobre os jogos:
     - "Os jogos são de uma importância gigantesca"
     - "Jogos Mundiais Special Olympics - Berlim 2023: Brasil disputa segundo maior torneio esportivo do mundo"

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

sábado, 17 de junho de 2023

Estágios nos 3º Anos

Estagiárias Emily e Naiely com a
Orientadora Valderis
Durante o primeiro semestre de 2023 nossa escola conta com o trabalho de duas estagiárias do Curso de Magistério do Castelinho aqui de Lajeado. 
As estagiárias Emily e Naiely estão trabalhando, respectivamente, junto as turmas 31 e 32 dos 3º Anos do Ensino Fundamental.
"Freire (1996) enfatiza, em sua Pedagogia da Autonomia, que os professores, para atuarem no magistério, necessitam percorrer um caminho pedagógico que exige rigor metodológico; pesquisa; respeito aos saberes dos educandos; criticidade; estética e ética; corporificação das palavras; aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; reflexão crítica sobre a pratica e reconhecimento da identidade cultural.  
"
O estágio supervisionado possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências, pois permite à estudante ajustar sua própria prática profissional ainda durante seu curso e, assim, a possibilidade de se modificar, adequar e entender a atuação profissional ao longo desse processo.
Sem essa possibilidade, a teoria se desconectaria da prática e esta se tornaria desconexa da teoria, o que dificultaria a atuação do licenciado na sala de aula. Dessa forma, conclui-se que o estágio supervisionado permite ao pedagogo licenciado, enquanto está em formação, ressignificar, reconstruir e redirecionar sua própria prática profissional para atender às reais necessidades da sociedade atual."   Fonte - educacaopublica
"As alunas estagiárias  Emily Araújo  e Naiely Monteiro, do Curso Normal do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, estão realizando seu Estágio  Supervisionado, com as turmas de 3° ano da Escola Estadual Santo Antônio, no turno da manhã.
As estagiárias estão sob a orientação das professoras referência, Rosane Becker e Cíntia Silva, bem como professores especialistas das referidas turmas e também da orientadora de Estágio, Valderis Piccinini. Este é um período muito rico de aprendizado e o Castelinho agradece a acolhida, o auxílio e o empenho para a conclusão exitosa destes Estágios.
Gratidão à EEEM Santo Antônio!"  (Orientadora Valderis Piccinini)
Fica aqui registrado o reconhecimento pelo excelente trabalho que vem sendo realizado pelas estagiárias, futuras colegas educadoras!

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Educação Financeira - Turma 41

A BNCC estabelece que a Educação Financeira seja abordada de forma multidisciplinar, não se restringindo à matemática, mas combinada a questões sociais, políticas, culturais, ambientais e psicológicas, entre outras."
"A importância da educação financeira nas escolas é um tema que vem sendo bastante discutido nos últimos anos após ser definida como obrigatória no currículo escolar pela Base Nacional Comum Curricular em 2020.
Quem já teve a sensação de que nunca usaria na vida real o que estava aprendendo na escola? É um sentimento bem comum, não é mesmo? 
Tudo o que estudamos é importante, claro, mas por outro lado existem temas relevantes e muito presentes em nossas vidas que não costumam ser ensinados na escola, como é o caso da educação financeira. 
Afinal, todos teremos que lidar com dinheiro em algum momento e quanto antes aprendermos a gerenciá-lo, mais saudável será a relação com ele."
"Indivíduos que desenvolvem uma relação saudável com o dinheiro desde criança conseguem administrá-lo com mais inteligência, sabem como manter o controle dos gastos, além da importância de poupar e de planejar seu financeiro."   Fonte - jornadaedu
Nas aulas de Educação financeira com a professora Cíntia na turma 41, os alunos  confeccionaram um cofrinho feito com caixa de leite. Adoraram a ideia, pois aprenderam que podem confeccionar muitas coisas reciclando e com economia, além de trabalhar e desenvolver a ideia de economizar com os cofrinhos. 

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Educação Física Anos Iniciais

A importância de trabalhar as Habilidades Motoras durante a infância.
"O domínio das habilidades motoras fundamentais é essencial para o desenvolvimento motor. Essas habilidades irão compor o repertório motor da criança e servirão como base para o desenvolvimento de habilidades motoras especializadas, momento onde as habilidades motoras fundamentais são refinadas e combinadas para a realização de movimentos complexos, em atividades do cotidiano ou esportivas (AKBARI et al., 2009; EATHER et al., 2018)."  Fonte - editorarealize

"O desenvolvimento motor é visto como um aspecto essencial da infância e deve ser oportunizado para que a criança amplie suas habilidades motoras.
No entanto, tais habilidades só serão evidenciadas se a criança for estimulada em diversas situações, desde o início de seu desenvolvimento. Silva (2016, p. 4) menciona que “a limitação ou a ausência de experiências poderão comprometer a aquisição e o aprimoramento de movimentos básicos”. Assim, os estímulos e experiências motoras devem estar incluídos em todas as atividades da criança, para que seu desenvolvimento motor seja gradativo e abrangente."   Fonte - educacaopublica
Nas atividades trabalhadas nas aulas de educação física pela professora Maetê com os Anos Iniciais, os alunos vivenciam experiências motoras e sensoriais para estímulo de seu pleno desenvolvimento.

  

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Caça ao tesouro - uma viagem ecológica

Os alunos da turma 32  trabalharam com o livro "Caça ao tesouro - uma viagem ecológica", de Michele Iacocca e Liliana Iacocca. Este livro conta a história de Alexandre, que é um menino muito esperto, que foi à casa do professor Procópio. Lá , resolveram fazer uma viagem com a máquina que foi inventada pelo professor. 
Está máquina  não necessitava de combustível e poderia virar carro, avião, submarino, navio e foguete. Então, convidaram mais alguns amigos e foram para uma longa viagem em busca do tesouro. Após passarem por muitos lugares, descobriram que na verdade o tesouro era a Terra. 
A turma 32  aproveitou a ideia do professor Procópio. Criaram  e construíram máquinas sustentáveis.
Parabéns à estagiária Naielly e estudantes da Turma 32 pela experiência socializada e pela excelente trabalho!
Clique aqui e acesse as fotos da atividade no Álbum de Fotos da escola!

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################