"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 13 de maio de 2022

13 de Maio - Uma data a ser comemorada?

"Por que o dia 13 de maio não deve ser comemorado?" é o título de postagem do site cultura.rs da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul em 29/06/2021.
"Por muitos anos, o dia 13 de maio foi uma data comemorativa, no Brasil, devido à abolição da escravatura, ocorrida em 1888. Entretanto, a realidade enfrentada por negros e negras, após a sua liberdade, foi oposta a uma comemoração. Milhares foram abandonados nas ruas, sem ter o acolhimento do Estado. Sem ter onde morar, sem saber ler e escrever, negros e negras reuniram-se nos quilombos em condições precárias e distantes dos centros urbanos para, unidos, tentarem sobreviver. Além disso, a abolição da escravatura apagou o grande dano que a escravidão representou e também branqueou a população brasileira através da imigração europeia.
Proposto pelo professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira, em 1971, o 13 de Maio passou a ser considerado o Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo, para oficializar a falsa liberdade concedida e a representatividade.
Foram mais de 300 anos de escravidão contra apenas 133 anos de uma falsa liberdade. Esta data deve ser lembrada como mais um dia de resistência, e não como uma data comemorativa. A escravidão trouxe consigo as mazelas do racismo que reflete nas taxas de desemprego, na miserabilidade, nos altos índices de morte, no flagelo e na violência que negros e negras continuam sofrendo."   Fonte - cultura.rs
Protesto contra o racismo e violência policial,
para marcar o 13 de Maio de 2021, Rio de Janeiro
"A Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil em 13 de maio de 1888, completa
134 anos nesta sexta-feira (13). Sancionado pela princesa Isabel, filha do então imperador dom Pedro 2º, o texto tornou ilegal o regime que por mais de três séculos se apoiou em exploração e violência contra a população negra.
Entendido como um marco nos antigos livros escolares, hoje o dia 13 de maio é alvo de disputas. De um lado, grupos conservadores enaltecem a figura da princesa Isabel por ter assinado a abolição. De outro, setores do movimento negro buscam ressignificar a data, questionando o legado da Lei Áurea e resgatando o papel de abolicionistas negros do século 19."  Fonte - nexojornal (Texto de 

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quinta-feira, 12 de maio de 2022

Desenvolvimento da Motricidade Humana

"Desenvolvimento da Motricidade Humana nas aulas de Educação Física: Reconstruindo as boas práticas pedagógicas é o título e tema do trabalho realizado nas aulas de Educação Física dos Anos Iniciais da escola com o professor Jaques.
No contexto escolar que nos encontramos neste momento, onde somente a técnica e a competitividade exacerbada tomam conta de nossa prática pedagógica, nos voltamos para a construção de novas metodologias que venham a enriquecer essa área de conhecimento. Nesse sentido, buscamos apoio em Feitosa (1993, p. 148) que salienta “precisamos tratar o problema da robotização do movimento como, talvez, o ponto de partida para a revolução pedagógica”. Com isso queremos deixar claro que não temos a intenção de apresentar receituário pronto e acabado, nem   temos a pretensão de resolver todo o problema da Educação Física Escolar Brasileira, mas contribuir singelamente para uma reconstrução democrática e emancipadora de nossa prática pedagógica, visando uma real “humanização de nossa sociedade”, a qual Freire (1987, p.38) defende:
"O que nos parece indiscutível é que, se pretendemos a libertação dos homens, não podemos começar por aliená-los ou mantê-los alienados. A libertação autêntica, que é a humanização em processo, não é uma coisa que se deposita nos homens. Não é uma palavra a mais, oca, mitificante. É práxis, que implica na ação e na reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo."
O Professor Jaques Bochi tem utilizado estas práticas com os alunos dos anos iniciais em suas aulas de educação física. Confira nas fotos.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”  Paulo Freire


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quarta-feira, 11 de maio de 2022

Símbolos e acontecimentos históricos

A historia de um povo também fica registrada na sua arte . Os alunos da turma 31, acompanhados pela professora Lovani T. K. De Vargas, conheceram a arte rupestre. Assistimos o filme " O homem da Caverna", onde de forma divertida aparece essa arte. Depois de visualizar imagens reais de arte rupestre em diversos sítios arqueológicos espalhados pelo Brasil, os estudantes foram produzir a sua arte rupestre, utilizando tinta feita com terra, agua e cola. Também não poderia faltar o vulcão, pois foi a primeira cena vista na animação. 
Foi um trabalho incrível, as crianças curtiram muito e ainda trabalharam muito os valores de empatia, respeito, cooperação  na construção do vulcão que foi de forma coletiva.
Receita da tinta:
   - Pesquise e recolha terras com tonalidades  diferentes.
   - Peneire a terra, tirando todas as pedrinhas .
   - Pegue 10 colheres de terra, acrescente 2  colheres de cola branca e va colocando agua aos poucos, até atingir a textura ideal para pintura. 
   - Antes de aplicar a tinta, passe um pouco de café (diluído em água) para deixar a folha mais envelhecida. Dependendo da folha, esse processo precisa ser repetido. Após a secagem da folha, é só usar a imaginação.
Fica bem legal também usar moldes vazados dos animais da época dessa arte.

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terça-feira, 10 de maio de 2022

Ensino Médio - Círculos de Acolhida

O Ensino Médio, da mesma forma que as turmas do Ensino Fundamental, realizou os Círculos da Paz e Acolhida com suas turmas no início do ano.
As turmas 101 e 102 realizaram os círculos com a Vice-diretora Carine e professora Márcia Weiler e as turmas 201, 202 realizaram os círculos com com Márcia e Anildo.
Com a turma 301 com a Diretora Andrea e Professora Márcia, sempre com o 
tema: "Eis que estou à porta e bato ...".
Os círculos são um exercício de fala e escuta, que estimulam o desenvolvimento de empatia pelo outro, sendo esta a característica que fundamenta a construção dos círculos.
"O acolhimento escolar deve ser compreendido como uma força em simbiose, que atua no equilíbrio da instituição e como agente transformador e desenvolvedor sociocultural da comunidade escolar como um todo, uma vez que o desenvolvimento das competências socioemocionais está incluído nas diretrizes da Base Nacional Curricular (BNCC)". 
Ao lado e abaixo fotos das atividades:

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domingo, 8 de maio de 2022

Dia das Mães

Homenagem da escola à todas as mães.
Aqui em especial destacamos a apresentação feita pela Coordenadora Verani Berté, com a música de fundo Trem Bala, interpretada por Ana Vilela e Luan Santana, em homenagem a todas as mães que trabalham aqui na escola.

Mãe

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito;
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do céu
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana


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sábado, 7 de maio de 2022

Mural Dia das Mães

Mural do saguão da escola em Homenagem ao "Dia das Mães".
"Mãe é assim: todinha Am💓r.
Mural feito pela coordenadora Verani.
Dia das Mães será comemorado neste domingo, amanhã, dia 8, e essa é a data que você não pode deixar de demonstrar o seu amor e gratidão àquela que está do seu lado desde o seu primeiro choro.

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sexta-feira, 6 de maio de 2022

Trote Solidário - Ensino Médio, Turma 301

A turma 301 do Ensino Médio noturno, com a professora Marione e professor Lucas, com o objetivo de ajudar o meio ambiente através do recolhimento de tampinhas, pilhas e baterias de celular, está promovendo o "Trote Solidário", presando por um mundo mais sustentável e relevando que o descarte incorreto desses materiais podem resultar a diversas complicações.  
O que é?
O trote solidário é um projeto que une um pouco de descontração e ações de ajuda ao meio ambiente, pessoas com necessidade, entre outros atos beneficentes para escola. A nossa turma juntamente com os professores conselheiros entrou em um acordo para a realização do trote, através de uma conversa entre alunos, professore e direção. 
A estudante Kétlin Cristiane Batista e o estudante Luis Fernando Martini Picoli da turma iniciaram as visitas às demais turmas da escola para divulgação da atividade. Hoje, na parte da manhã, já estiveram conversando com os(as) estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Abaixo apresentamos a íntegra do projeto e fotos de sua organização.

fonte - youtube da escola

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