"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 25 de abril de 2023

Kahoot na sala de aula

"Kahoot! é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino. Seus jogos de aprendizado, “Kahoots”, são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot."   Fonte - ceduc
Utilizando os nets da escola, o professor Lucas nas aulas de Ciências, tem utilizado a plataforma Kahoot com as turmas 91 e 92 dos nonos anos, fazendo a revisão de conteúdos já trabalhados. Com a ferramenta os estudantes puderam rever informações importantes utilizando a tecnologia através de jogos personalizados e interativos.
Abaixo e ao lado fotos do trabalho!

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Dia da Família na Escola

A ideia do evento é baseada no Dia Nacional da Família na Escola, comemorada no dia 24 de abril. A data foi instituída pelo Ministério da Educação em 2001, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre instituições escolares com os familiares e responsáveis.
"Dia da Família na Escola: qual a importância da parceria com pais e responsáveis?" este é o título da postagem do site geekie, em reportagem de Alex Contin que reproduzimos abaixo.
"A participação dos familiares na vida escolar das crianças e dos(as) adolescentes contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos(as) estudantes, além de impactar positivamente todo o ecossistema escolar. No dia 24 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC) para sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mostraram melhora nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais participavam da vida escolar. A data pode ser uma boa oportunidade para pensar em estratégias para aproximar as famílias da escola, celebrar as parcerias já consolidadas e realizar atividades diversas para engajar pais e responsáveis." Fonte - geekie
Clique aqui e acompanhe toda a reportagem de Alex Contin no site geekie.

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

domingo, 23 de abril de 2023

Dia Mundial do Livro

O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, é uma data escolhida  pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.
A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.
História do livro
A história do livro é tão antiga quanto a história da escrita. Desde 6 mil anos atrás já surgiam os primeiros "protótipos" de livros. O que foi modificado, até o objeto livro que conhecemos hoje, foi o material e a técnica escolhida para grafar as letras do alfabeto a partir das inúmeras inovações.
Ou seja, antes era gravado pelos povos antigos (babilônios, egípcios, gregos, sumérios, etc) em placas de argila, cascas de árvore, pedra, madeira, barro, folhas de palmeiras. Posteriormente, o suporte para a impressão dos textos foi o papiro (planta mais resistente), pergaminhos (pele de animal), códices (manuscritos de madeira), folhas de papel , até chegarem na era digital dos livros eletrônicos.
No Egito antigo, os "escribas" ou “escrivães" eram pessoas responsáveis pela leitura e produção dos textos nos papiros, espécies de plantas usadas desde 2.500 A.C., por sua vez, constituíam um grande rolo de folhas pregadas umas às outras. Foi por esse motivo, do demasiado volume, que surgiram os pergaminhos, suportes de peles de animais (carneiro, cabra, ovelha, etc), muito utilizados pelos "monges copistas" da Idade Média.   Fonte - neoenergia
Acompanhe toda reportagem do site neoenergia clicando aqui!

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

sábado, 22 de abril de 2023

"Descobrimento" do Brasil

O chamado Descobrimento do Brasil ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500, quando a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual Sul da Bahia. Entretanto, inúmeros historiadores questionam se o termo correto a ser utilizado é “descobrimento”. A pergunta que permeia esse questionamento é como pode o Brasil ter sido descoberto se antes da chegada dos portugueses, e durante milhares de anos, já havia pessoas habitando as terras brasileiras?
A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território. Eles foram os primeiros europeus a conhecerem a localidade. O descobrimento refere-se, então, aos povos da Europa, e não aos povos que já habitavam o continente americano.
Pensando por esse prisma, a chegada de Cabral ao território brasileiro representou mais o início de uma conquista que um descobrimento. Conquista da terra, mas também domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente. Esse foi o sentido da colonização brasileira iniciada por Cabral. O que se desenhou a partir daí foi o conflito entre povos que partilhavam modos de viver e cultura distintos, no qual o europeu procurou cristianizar e escravizar os indígenas para colocar em andamento seu processo colonizador.   Fonte - mundoeducacao 


Leiam também:
- BBC - 
Por que a palavra 'descobrimento' renovou polêmica em Portugal sobre a conquista de terras como o Brasil
Brasil Escola - Descobrimento do Brasil 
Fundação Perseu Abramo - O descobrimento que não houve
UNESC - Professor de história fala sobre a reflexão que deve ser feita nesta época do ano


EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

sexta-feira, 21 de abril de 2023

21 de Abril - Dia de Tiradentes

Fonte - google
"O dia 21 de abril é um feriado nacional que homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento da Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial. Tiradentes passou a ser visto como uma figura heroica logo após a Proclamação da República, pois foi considerado um mártir dessa causa. Ele foi morto em 21 de abril de 1792, e o dia de sua morte foi decretado como feriado a partir de 1890. Tiradentes é reconhecido como um herói nacional.
Quem foi Tiradentes?
“Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.
Os inconfidentes de Minas Gerais, com exceção de poucos, geralmente integravam a elite cultural e social daquela região (como era o caso do poeta Tomás Antônio Gonzaga), ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais, como no caso de Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (embora de uma maneira bastante limitada), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa portuguesa.
Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes foram expulsos do país, exceto Tiradentes. Para saber mais sobre a biografia de Tiradentes, clique aqui."   Fonte - brasilescola

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

quinta-feira, 20 de abril de 2023

3º Laço - Turmas 11 e 12

As turmas 11 e 12, prosseguindo com as atividades referentes ao projeto “Somos Laço”, estabeleceram ainda o “3º Laço”.
O “3º Laço” foi feito com os pais e responsáveis na reunião Geral do dia 29 de março, como forma de representar a confiança, o auxílio e o caminho para que os alunos sintam a presença e consequente apoio dos pais e ou responsáveis.
Assim como a esperança e o vínculo criado em nossas relações que nos faz acreditar que todos nós estamos juntos nessa caminhada, assim os laços familiares, que são os primeiros vínculos emocionais que criamos em nossa vida, servem justamente para nos dar a fora necessária para seguirmos em frente, não só diante dos desafios e adversidades, mas também diante de nossas maiores alegrias.
A dinâmica teve início com o texto “Treze verões” de Marcos Piangers, que retrata a importância dos vínculos criados ao longo de nossas vidas.
Treze verões - Por: Marcos Piangers
Tivemos treze verões na praia, todo final de ano. Até que minha filha mais velha me disse: “não gosto mais de praia”. Passou a ficar na cidade, com amigas. Foi abrupto. Em um verão dançávamos no mar, apostávamos corrida, desenhávamos na areia. No outro, estava sem ela.
Faço cálculos. Tenho treze verões com minhas filhas. Por quatro anos, são bebês. Por nove verões, são crianças. Depois disso, adolescentes. Apenas vinte dentes de leite para guardar. Apenas sete apresentações de final de ano. Apenas uma formatura. Cinquenta natais, talvez. A rotina desgastante faz a vida parecer um filme em câmera lenta. Um filme exaustivo. Mas, de repente, sem aviso, o filme acaba. E você sente saudade. Quer rever o filme, aproveitar mais da segunda vez. Rebobinar. Os dias parecem longos, mas os anos são curtíssimos. A infância passa devagar e, de repente, passou rápida demais. Vá nas apresentações escolares. Pegue seus filhos na escola. Transforme os momentos mais chatos em brincadeiras. Ria perto dos seus filhos, para que eles sintam que você gosta de cuidar deles. Veja-os aprendendo a andar, falar, correr, andar de bicicleta. Esteja na formatura. Chore no casamento. Seja um bom avô. Esteja com eles de corpo, alma e vontade. Aproveite o tempo que tiver com seus filhos. Serão apenas treze verões. Treze mágicos verões, que passam rápido demais.


EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Avaliação de saúde

Na terça-feira, dia 18 de abril,  manhã e tarde, estiveram na escola, Santo Antônio, estudantes de Medicina,  coordenados pelo professor do curso de Medicina da Univates, Dr. Bernardo Paulino Sotero, para a efetivação de exames de  Antropometria e de Acuidade Visual com os estudantes dos Anos Iniciais dos 1º ao 5º anos.
Após avaliação, se houver a constação de problemas de saúde, a equipe fará o encaminhamento dos nomes das crianças à  Equipe da Unidade Básica de Saúde de referência no território para sequência de atendimento.
A ação é uma parceria do curso de Medicina da Univates com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Lajeado para contribuir com os indicadores do Programa Saúde na Escola em nossa região"

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

Dia dos Povos Indígenas

Fonte - mundoeducacao
"O Dia dos Povos Indígenas é celebrado anualmente em 19 de abril. Tem como objetivo celebrar a diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, além de ser um momento de pensar nos esforços necessários para defender os povos indígenas e garantir seus direitos no Brasil.
O último Censo realizado no Brasil, em 2010, apontou que havia quase 900 mil indígenas no Brasil, sendo que, desse total, quase 600 mil viviam na zona rural. A diversidade cultural da população indígena brasileira é enorme, e a preservação dessa cultura e dos modos de vida dessas populações é algo que deve ser prezado.
Embora ainda seja entendida como uma data comemorativa, grupos que defendem os direitos indígenas entendem que o 19 de abril é mais um momento de reflexão acerca das condições dos indígenas no Brasil do que necessariamente um momento de celebração. Essa reflexão pode se dar de diversas formas.
Essa data pode ser um convite para conhecer a diversidade da cultura indígena; um momento para questionar e combater estereótipos; um momento para entender a luta indígena pela demarcação de terras; pode ser também uma oportunidade para entender as violências que essa população sofre em todo o país."   Fonte - brasilescola

Leiam ainda:
- Apublica - Indígenas no Rio Grande do Sul, entre a esperança e a miséria
CNN Brasil - 
Dia dos Povos Indígenas: novo nome abandona termo inapropriado, diz secretário
Glamour - 
Yanomami: entenda o que está acontecendo com os povos indígenas
-  Socioambiental - 
O que você precisa saber para entender a crise na Terra Indígena Yanomami
- TVBrasil - Povos Indígenas na Pandemia
- Unicamp - Situação dos Yanomami expõe abandono dos indígenas pelo Estado

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

terça-feira, 18 de abril de 2023

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no país em 18 de abril e é dedicado ao fomento da leitura, sobretudo, na escolarização básica infantil.
Dessa forma, essa data recorda a importância do hábito de ler desde cedo visto que o livro é um importante instrumento de cidadania.
As comemorações variam nas escolas e podem incluir: eventos, atividades, idas às bibliotecas, apresentações, salas e círculos de leituras, narração de histórias, inserção de projetos escolares, etc.
A escolha da data é uma homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura brasileira do século XX, o escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é também chamado de Dia de Monteiro Lobato
Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.   Fonte - todamateria

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

segunda-feira, 17 de abril de 2023

2º Laço - Turmas 11 e 12

As turmas 11 e 12, prosseguindo com as atividades referentes ao projeto “Somos Laço”, estabelecram com os alunos o “2º Laço”.
O “2º Laço" foi feito com alguém especial para a criança, representando a importância dos vínculos de amor. Carinho, confiança e cuidados. A relação emocional entre crianças/famílias/responsáveis constrói-se com base em pequenas coisas, nas coisas de todos os dias que acabam por compor a vida familiar e social da criança.
Quando falamos em reforçar os laços afetivos, não estamos necessariamente à procura de grandes gestos ou de ocasiões especiais, mas sim de pequenas coisas que ocorrem diuturnamente no convívio e que acabam por compor a vida familiar.
Parabéns aos alunos e às professoras Andréia e Jaqueline pelo trabalho.

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

domingo, 16 de abril de 2023

Paz para nossas crianças e famílias !

Ontem, dia 15 de abril, fomos, mais uma vez, convidados a refletir sobre a Cultura da Paz.
Ontem lembramos o Dia do Desarmamento Infantil, o Dia Internacional do Desarmamento Infantil.
Essa data é celebrada com o propósito de conscientizar a população sobre o uso de armas (mesmo as de brinquedo) por crianças e como incentivo para o desarmamento.
"O Dia do Desarmamento Infantil é momento de dialogar e refletir sobre como podemos incentivar um comportamento pacífico, trazendo os pequenos para fazer parte dessa construção. A violência jamais deve ser naturalizada e armas jamais devem ser vistas como brinquedo. Cuidemos de nossas crianças e estimulemos a criatividade e o diálogo. Vamos juntos construir um futuro de paz!"    Fonte - facebook spsceara
Lute pela Paz todos os dias de sua vida. Transforme o mundo em um lugar melhor.

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

sábado, 15 de abril de 2023

Somos Laços com as Turmas 11 e 12

Após o lançamento do Projeto de 2023, as Turmas 11 e 12 alçaram voo, como relatam as professoras Andréia e Jaqueline.
“Neste ano a escola está trabalhando o projeto “Somos Laços” que trazem que traz a ideia da criação e fortalecimento de laços de afeto e confiança entre todos, escola, famílias e comunidade escolar. Esses laços reforçam sentimentos positivos e contribuem para a criação de memórias inesquecíveis que fazem com que as crianças se sintam mais felizes, seguras e protegidas.
Quando as pessoas desfrutam de atividades afetivas juntas, as crianças e adolescentes não apenas aprendem habilidades sociais importantes, mas também tem ganho na autoestima.
As professoras tem trabalhado o tema com diferentes abordagens, adequando as atividades diárias de construção da aprendizagem e alfabetização com o tema do projeto.
O “1º Laço” aconteceu no primeiro dia de aula, no momento do primeiro contato, quando foi trabalhada a lenda “Akai Ito” e pelo “fio vermelho”, pulseira que cada aluno recebeu das professoras, representando o empenho e a dedicação de cada um."

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Especialização e publicação de trabalho

A professora Raquel, que trabalha Matemática no Ensino Médio aqui na escola, terminou o curso de "
Especialização em Educação e Saberes para os Alunos Iniciais do Ensino Fundamental", junto ao IFSul aqui em Lajeado no final de 2020 e, recentemente teve seu trabalho de conclusão - Sexualidade e diversidade de gênero: o ensino e a visão dos profissionais de educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, publicado na edição de abril/junho da RENCIMA.
A Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), é uma publicação eletrônica trimestral, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, destinada a divulgar trabalhos previamente arbitrados e que abordem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas, e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os trabalhos submetidos devem proporcionar reflexões acerca de temáticas relevantes para a busca de avanços na Educação em Ciências e Matemática.   Fonte - revistapos
Abaixo reproduzimos o relato da professora Raquel referente à sua caminhada no curso até a entrega do trabalho de conclusão.
"Fiz minha especialização no IF Sul, junto ao grande número de profissionais incríveis, ela teve duração de 18 meses e foi de forma presencial. A pós graduação foi voltada para a educação dos anos iniciais. Meu trabalho de conclusão de curso foi sobre a visão e o pensamento de profissionais de educação em relação a sexualidade e diversidade de gênero. Aplicou se um questionário para professores de diferentes redes de ensino.
Percebeu se na pesquisa que a maiores dos professores não se sente a vontade para tratar do assunto que não possuem pleno conhecimento e nem uma formação específica para tal
Entender que o termo sexualidade não está vinculado somente a palavra sexo, mas sim a todas as atividades que tragam a sensação de prazer para o indivíduo, e isso é muito particular de cada um, muitos se sentem bem em ler um livro, outros em praticar exercícios, enfim, cada um de seu jeito. Esquecer que enquanto educador carregamos conosco um pré conceito de alguns assuntos que vem vinculado a nossa forma de criação, e que isso não pode interferir no processo de ensino aprendizagem do aluno."

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################