"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." Rubem Alves Fonte - pensador
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Dê asas ao coração
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Atividade sobre consciência negra com feijão
A professora Denise, nas atividades
assíncronas pelo Classroom, nas aulas de Arte, propôs às turmas dos oitavos anos, uma
atividade linda e maravilhosa sobre consciência negra com feijão.
Excelente para trabalhar a o cabelo da mulher negra como símbolo de identidade
da raça.
Como sabemos, hoje é o dia em que
muitas mães de ascendência negra inculcam na cabeça de suas filhas que o cabelo
afro é feio, da trabalho. Logo, as incentivam a alisar suas madeixas. Uma pena!
O cabelo afro e crespo é marca da identidade da raça negra. Nega-lo é, de certo
modo, não valorizar a beleza da menina e da mulher negra.
Para empoderar nossas meninas é
preciso mostrar-lhes que todas as belezas são únicas. E é através da educação
que podemos tornar isso possível. Esta publicação traz uma atividade simples e
fácil, através da qual a criança trabalha várias habilidades. Mas também, é uma
forma de exaltar a beleza da mulher negra.
Acompanhe abaixo e ao lado três dos trabalhos apresentados.
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Estratégias para incentivar os alunos a ligar suas câmeras
Em tempos de atividades remotas, aulas assíncronas e aulas síncronas, especialmente pelo meet e outros aplicativos de vídeoconferência, além das inúmeras dificuldades de equipamento, sinal, acesso, habilidades com o manuseio mídias etc, "temos que motivar alunos desinteressados a levantar ou tirar o boné ou capuz que escondem seus rostos nas aulas presenciais" e, nas aulas por vídeo, "a ligarem as câmeras e mostrarem seus rostos".
No site porvir encontramos reportagem de Liz Byron com o título "Estratégias para motivar seus alunos a ligar a câmera durante as aulas remotas", reportagem publicada em Edutopia em 11 de novembro.
"Com prática e persistência, no entanto, você pode chegar a estratégias que funcionam. Os alunos precisam de alternativas, incentivo ou confiança para ligar as câmeras, e é provável que haja uma solução adequada para suas turmas."
A reportagem é muito interessante e pode nos auxiliar com ferramentas e orientações para nossas lives com as turmas.
Clique aqui e acesse a matéria do site porvir ou aqui para a postagem original no site Edutopia.
domingo, 22 de novembro de 2020
Todo mundo sofre
“Everybody Hurts” é uma canção conhecida por mexer com as emoções de quem a escuta, porém, por mais que tenha uma melodia triste e um andamento lento, sua letra é de incentivo, tem o objetivo de inspirar a viver, superar a tristeza, buscar motivos pra ser feliz.
“Everybody Hurts” já foi eleita por várias pesquisas como a música mais triste da história. E é reconhecida como a canção que mais faz os homens chorar.
Por ter um apelo emocional profundo, a canção já foi utilizada em muitas propagandas de conscientização e solidariedade, como a campanha educativa de trânsito da TAC, Médicos Sem Fronteiras e Helping Haiti, que contou com participação de vários artistas de nome, como Miley Cyrus, James Blunt e muitos outros.
Fonte - appai
Fonte - youtube
sábado, 21 de novembro de 2020
Projeto Escola Restaurativa
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Dia da Consciência Negra
Hoje, dia 20 de Novembro, é o "Dia da Consciência Negra".
"O que é Consciência Negra?" é o título da matéria de Renato Soares, do Escola e Educação que reproduzimos abaixo.
"Consciência negra pode significar, em suma, a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados.
A consciência negra também representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo. É ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.
O conceito também traduz o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um “apêndice” da sociedade dominada pela classe branca, mas como um ser de valor e que faz parte da formação identitária do Brasil.
A cada ano, é celebrado no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra.
A data foi escolhida em menção ao dia da morte de um dos maiores líderes anti escravagistas: Zumbi. O objetivo é trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país.
O preconceito ainda existe, e uma das formas de combatê-lo é discutindo e expondo as mazelas enraizadas no dia a dia da sociedade brasileira.
Último líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o de Palmares, Zumbi enfrentou as investidas da Coroa portuguesa em defesa dos escravos que fugiam do trabalho desumano e das torturas vigentes nas fazendas da época.
Na época, Palmares era o maior quilombo do país, chegando a receber, em seu auge, cerca de 30 mil escravos fugitivos. A região onde estava localizado pertencia à capitania de Pernambuco, hoje atual cidade de União dos Palmares, município de Alagoas.
Foto ao lado - Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, lutou contra os ideais escravistas.
Prestes a se tornar uma lenda, no ano de 1965 da referida data, Zumbi é morto aos 40 anos por agentes do governo e partes do seu corpo foram expostas em praça pública, na cidade de Recife.
Para relembrar os feitos históricos e a luta pelos direitos da pessoa negra, em 9 de janeiro de 2003, foi incluído no calendário escolar atividades referentes ao Dia da Consciência Negra. Assim, tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileiras nas escolas, por meio de projetos e ações que tratem de temas, como: a luta dos negros no Brasil e seu papel na sociedade, cultura afro brasileira, identificação de etnias, discriminação, inserção do negro no mercado de trabalho e etc.
A Lei 12.519/2011 que institui oficialmente a data no calendário de comemorações foi sancionada apenas em 2011, tornando-se feriado em mil municípios."
Fonte - escolaeeducacao
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Dia da Bandeira
ABC do Girafês (2)
Apresentação feita pela professora Rose Pilz na reunião geral realizada dia 11 de novembro último, sobre o primeiro capítulo do livro ABC do Girafês de Jéferson Cappellari.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
ABC do Girafês (1)
Apresentação feita pela Vice-diretora Márcia Weiler na reunião geral realizada dia 14 de outubro último, sobre o primeiro capítulo do livro "ABC do Girafês" de Jéferson Cappellari.
terça-feira, 17 de novembro de 2020
Homenagem à Direção
Ainda sobre o "Dia da Diretora", na quinta-feira pela manhã, dia 12, a Supervisora Verani e a Orientadora Bernadete, com o apoio de todo o grupo de colegas professores e funcionários, bem cedinho se deslocaram as casas da Diretora Nadir, Vice-diretora Márcia e Vice-diretor Samuel e entregaram uma cesta com produtos "Chá com Bolacha", ao final da excursão as supervisoras foram à escola para entregar o mimo à Vice-diretora Andréa, onde contaram com o auxílio das professoras Tainá e Carine para a entrega.
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." Rubem Alves Fonte - pensador
"Sua determinação tem sido para seus alunos e escola (com asas)
segunda-feira, 16 de novembro de 2020
Reunião Geral
Resenha do livro:
Em cada início de reunião geral alguma professora apresenta um dos capítulos ou parte do livro aos colegas e comentários e discussões acontecem a partir da apresentação."Em certo sentido, a maioria de nós é analfabeto emocional, isso porque não fomos educados para agir com Inteligência emocional e social. geralmente, só nos damos conta da necessidade de uma comunicação eficaz e não violenta depois de termos agido de maneira violenta.com uma linguagem extremamente didática, o autor do ABC do Girafês nos apresenta os caminhos essenciais que irão contribuir para o amadurecimento existencial, oferecendo uma metodologia de comunicação eficaz, ensinando que a satisfação das necessidades humanas são fatores fundamentais para obtenção da paz interior e nos relacionamentos." Fonte - amazon
O primeiro capítulo do livro "Comunicação não violenta: A Linguagem do Coração" foi apresentado pela professora e Vice-diretora Márcia na reunião do dia 14 de outubro e pela professora Rose no encontro do dia 11 de novembro. Apresentaremos nas próximas postagem as apresentações feitas pelas duas professoras.
domingo, 15 de novembro de 2020
Primeiros erros
Primeiros Erros traz uma temática triste ao abordar os erros do passado através de um personagem arrependido que gostaria de ter a chance de retroceder.
Ele se coloca em uma posição bastante centrada ao demonstrar uma aceitação a respeito do seu estilo de vida e do seu jeito de ser.
Ele errou, tem essa consciência, mas se nota diferente da maioria, sem uma rotina definida e escolhe um novo caminho a cada manhã.
Fonte - youtube
sábado, 14 de novembro de 2020
Meet da 42 com a Aquarela de Toquinho
As disciplina português e reflexão cultura leitora, realizaram mais uma aula síncrona pelo meet com estudantes da turma 42, dia 10 de novembro com início às 19h. Participaram as professoras Rosane e Ana Paula, e os alunos Isis e Hector.
Como agendado no planejamento semanal da turma, inicialmente assistiram o vídeo da música Aquarela do Toquinho, e após, foi elaborada uma reflexão feitos alguns questionamentos relativos ao tema unos.
Também foram realizamos as atividades de rimas.
Ao final as professoras explicaram sobre os turnos e horários de atendimento presencial na escola.
Fonte - youtube