|
Profª Juliana Massmann |
Em meio a pandemia do COVID-19 e também em quarentena, nós
professores estamos aproveitando este tempo para refletir sobre os
planejamentos de aulas que temos aplicado até o presente momento em nossas
salas de aula. Sempre é hora de repensar sobre a educação, de rever e reavaliar
os conteúdos e a forma como temos aplicado nossas aulas. Afinal, temos a
responsabilidade de passar o conhecimento sobre o passado, o presente e o
futuro para nossos estudantes. Pensando nisso, o governo do estado, oportuniza-nos
a formação intitulada “Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande
do Sul”, na qual estudamos a nova proposta do documento Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) em que todas as áreas do conhecimento passaram por uma
mudança em suas habilidades e objetivos do conhecimento, a fim de repensar os
conteúdos pautados no ensino da gramática e em situações sem contexto reais de
aprendizagem.
Nesse
sentido, a nova proposta da BNCC é convidar o aprendiz a ser o protagonista do
seu próprio conhecimento, ao invés de o professor passar horas tentando fazer
os alunos decorar um conteúdo que não será utilizado em nenhum contexto real da
sua vida. Agora, se conseguirmos fazer os nossos alunos entenderem que o Inglês
é importante porque no cotidiano nos deparamos com muitas palavras estrangeiras
e que a matemática eu preciso aprender para poder conferir um troco no mercado
e calcular o juro de um produto que quero comprar, já nos deixará muito
realizados em nossa missão de ensinar.
Enfim, a reflexão sobre a educação é
infinita, e a nova BNCC é uma nova proposta de ensino, por meio da qual podemos
entender que é preciso permitir ao aluno a participação ativa de projetos
pedagógicos desenvolvidos pelos professores, pois é dessa forma que o educando
se torna o protagonista do seu conhecimento.
Com base nessas reflexões, seguimos
repensando sempre sobre nossos planejamentos e que aproveitemos este momento de
quarentena para pensar em ideias que possam engajar nosso aprendiz e motivá-lo
a aprender, afinal estamos trabalhando com seres humanos que têm sentimentos.
Como todos nós somos movidos a sentimentos, vamos curtir esta quarentena também
com quem amamos, família, animais de estimação, pois quando tudo isso passar,
nos abraçaremos e olharemos uns aos outros com amor e empatia e ‘mataremos” a
saudade de quem nos faz crescer, evoluir, refletir sobre tantas coisas todos os
dias, nossos alunos.